Existem diversos tipos de bolsas de estudos ao redor do mundo. Algumas são baseadas nos méritos acadêmicos dos alunos, outras nas necessidades financeiras. Porém, existe um tipo de auxílio que não é muito comum aqui no Brasil: as bolsas esportivas nos EUA. Elas são concedidas a alunos que apresentam talentos na área do esporte (e várias modalidades esportivas estão inclusas). Mas como elas funcionam? Brasileiros podem concorrer? Reunimos essas e outras informações neste texto para você.

Como funcionam as bolsas esportivas nos EUA?

As bolsas esportivas nos EUA são auxílios financeiros atribuídos pelas universidades norte-americanas para atletas. Elas são concedidas com base na percepção do talento do aluno pelo treinador ou treinadora da universidade. Além disso, elas podem ser disponibilizadas tanto de forma geral para o time (com cada atleta recebendo uma fração), como individual. Nessa última opção, o atleta ganha uma bolsa completa, com mensalidades, hospedagem, alimentação e despesas com viagem inclusas. A maioria dessas bolsas têm duração de um ano, e precisam ser renovadas ao final desse período. 

Como os treinadores usam essas bolsas?

Não há uma regra sobre como essas bolsas devem ser concedidas aos alunos. Cada treinador (e também cada modalidade em específico) tem liberdade para montar os processos e requisitos para a concessão do auxílio. Aqui estão algumas maneiras como os treinadores distribuem essas bolsas esportivas nos EUA:

Todo o dinheiro disponível para os melhores atletas – Alguns programas oferecem bolsas completas ou quase completas para os principais atletas da equipe. Isso acontece principalmente em esportes como beisebol, softbol, atletismo e natação, onde um único atleta pode exercer um grande papel no desempenho de toda a equipe.

Todo o dinheiro para os alunos mais antigos – Muitos treinadores gostam de usar as bolsas como recompensa aos atletas que estão há muito tempo na equipe. O entendimento aqui é de que se você estiver na equipe há alguns anos e tiver contribuído bastante, vai, com certeza, receber uma bolsa.

Dinheiro dividido (quase) igualmente – Outros treinadores preferem dividir todo o dinheiro da bolsa entre a equipe. Dessa forma, todos os atletas recebem uma porcentagem desse auxílio. Essa modalidade é mais comum em esportes nos quais são necessárias várias pessoas talentosas jogando em conjunto para se conseguir um bom resultado. Esse tipo de divisão é usado também para atrair vários alunos, que podem receber auxílios maiores com o passar dos anos e a contribuição deles para os resultados da equipe.

soccer-bolsas-esportivas-nos-eua

Brasileiros podem se candidatar a essas bolsas?

Sim! Para isso, no entanto, é preciso providenciar algumas documentações que também são requisito em outros tipos de bolsas, além de preencher outras condições específicas. Os fundamentais são:

Além disso, muito provavelmente será necessário enviar um vídeo, por e-mail, para o treinador da universidade demonstrando os talentos esportivos. Esses e-mails podem ser encontrados nos próprios sites das universidades. Caso você não receba uma resposta em cerca de duas semanas, volte a entrar em contato, dessa vez por telefone, para demonstrar seu interesse.

Quais universidades oferecem as bolsas esportivas nos EUA?

Ao todo, mais de 2 mil instituições de ensino superior nos Estados Unidos têm programas de bolsas baseadas em méritos esportivos. Você pode fazer uma lista das universidades que tem vontade de estudar e pesquisar, no site delas, se elas oferecem esse tipo de auxílio, e se você se encaixa em todos os requisitos. Em alguns casos, por exemplo, você precisa primeiro passar pelo processo seletivo da própria universidade, se matricular, e aí sim concorrer à bolsa.

foot-bolsas-esportivas-nos-eua

Intercâmbio com a UDI

Se você precisar de alguma ajuda para conquistar uma dessas bolsas esportivas nos EUA, pode contar com o auxílio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos