As 5 universidades e faculdades mais antigas dos EUA

Por mais que não estejam entre as primeiras universidades fundadas no mundo, as faculdades mais antigas dos EUA têm muita história para contar. Elas são um reflexo dos investimentos da coroa britânica na colônia durante o século XVII e da Revolução Americana, que teve suas raízes em 1763. Ficou interessado(a)? Então conheça mais sobre a história dessas 5 universidades e faculdades:

Universidades e faculdades mais antigas dos EUA

1. Harvard

Fundação: 1636

harvard-faculdades-mais-antigas-dos-eua

Localizada em Massachusetts, a Universidade de Harvard era originalmente chamada de New College. Posteriormente, o nome foi mudado para Harvard College, em homenagem a John Harvard, um filantropo que doou sua biblioteca, de 320 volumes, e metade da sua fortuna para a universidade. Além de ser a instituição de ensino superior mais antiga dos EUA, Harvard também é uma das mais proeminentes do mundo, classificada em terceiro lugar no QS World University Rankings 2020, atrás apenas do MIT e de Stanford.

1. The College of William and Mary

Fundação: 1693

wm-faculdades-mais-antigas-dos-eua

Nomeada em homenagem aos monarcas britânicos que reinavam na época e que deram à instituição sua Carta Régia de autorização (a primeira de qualquer universidade dos EUA), o College of William and Mary é a universidade mais antiga do sul dos Estados Unidos. Um fato interessante é que ela educou três ex-presidentes do país, incluindo Thomas Jefferson. Foi a primeira escola de ensino superior nos EUA a instituir um código de conduta para os alunos. Classificada entre 601 e 650, de acordo com o ranking mundial da QS, a faculdade também está entre as 450 melhores do mundo nas áreas de Artes e Humanidades.

1. St. John's College

Fundação: 1696

sjc-faculdades-mais-antigas-dos-eua

A St. John's College (SJC) é uma faculdade particular de artes liberais, que era originalmente chamada de King William's School. Ela foi a primeira escola "livre" da colônia de Maryland. No contexto da época, uma instituição “livre” era aquela que libertava os alunos através da educação. Ela ganhou seu nome atual em 1784 e agora tem dois campi: um em Annapolis, capital do estado de Maryland, e outro na capital do estado do Novo México, Santa Fé.

Embora não conste do QS World University Rankings, a instituição foi incluída entre as 100 melhores faculdades de artes liberais dos EUA pelo U.S. News & World Report. A St. John's College não tem afiliação religiosa e é conhecida por suas turmas pequenas, dando aos alunos uma atenção mais personalizada.

1. Yale

Fundação: 1701

yale-faculdades-mais-antigas-dos-eua

A próxima na nossa lista de faculdades mais antigas dos EUA é a Universidade Yale. Atualmente classificada como a 17ª melhor universidade do mundo, ela foi chamada, nos primeiros anos, de “Collegiate School”. Yale recebeu seu nome atual em 1718, em reconhecimento à uma doação de Elihu Yale, um comandante da Companhia Britânica das Índias Orientais. Nesse mesmo ano, ela se mudou para sua localização atual, em New Haven, Connecticut. Antes, a universidade ficava dividida entre as cidades de Clinton, Saybrook e Wetherseld.

Yale foi criada originalmente para treinar ministros protestantes em Teologia e Línguas Sagradas, mas em 1777 o currículo da escola começou a incluir Ciências Humanas e Exatas. Em 1861, a instituição se tornou a primeira universidade dos EUA a conceder um doutorado.

1. Universidade da Pensilvânia

Fundação: 1740

upenn-faculdades-mais-antigas-dos-eua

A Universidade da Pensilvânia (também chamada de UPenn) foi fundada por Benjamin Franklin e foi a primeira entre as faculdades mais antigas dos EUA a oferecer tanto cursos de graduação quanto de pós-graduação. A UPenn também foi uma das primeiras instituições acadêmicas do país a ter ensino multidisciplinar em diferentes áreas e, em 1765, tornou-se a primeira universidade dos EUA a ter uma faculdade de Medicina.

Atualmente, a UPenn ocupa a 15ª posição no ranking mundial, e é reconhecida principalmente por seus cursos de Administração e Direito. Em geral, a universidade tem uma forte reputação por sua intensa atividade de pesquisa.

Intercâmbio com a UDI

Você já conhecia as universidades e faculdades mais antigas dos EUA? E em qual delas você tem vontade de estudar? Conta pra gente nos comentários! Independente da sua escolha, a nossa mentoria especializada pode te ajudar a chegar lá. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

15 Fev 2020