10 universidades mais baratas do Canadá para estudantes estrangeiros

O Canadá é um dos destinos mais baratos para estudantes internacionais de todo o mundo. E a melhor parte é que, mesmo sendo mais econômico, a qualidade do ensino superior no país é comparável a de países como Estados Unidos e Reino Unido. Ficou interessado(a) para saber mais sobre isso? Então descubra agora quais são as universidades mais baratas do Canadá para estudantes estrangeiros.

18 melhores profissões para imigrar para o Canadá

7 diferenças entre as universidades do Canadá e dos EUA

Universidades mais baratas do Canadá para graduação

Confira abaixo as taxa médias de matrícula (valores de 2021) das universidades mais baratas do Canadá para estudantes internacionais que buscam um diploma de graduação:

Instituição Localização Taxa média
Universidade de Brandon Brandon, Manitoba $7,203
Universidade de Saint-Boniface Winnipeg, Manitoba $7,428
Universidade de Guelph Guelph, Ontário $9,730
Universidade Canadense de Mennonite  Winnipeg, Manitoba $10,003
Universidade Memorial de Terra Nova St. John's, Terra Nova e Labrador $11,460

Universidades mais baratas do Canadá para mestrado

Confira abaixo as taxa médias de matrícula (valores de 2021) das universidades mais baratas do Canadá para estudantes internacionais que buscam um diploma de mestrado:

Instituição Localização Taxa média
Universidade do Norte da Colúmbia Britânica Prince George, Colúmbia Britânica $3,297
Universidade de Simon Fraser Burnaby, Colúmbia Britânica $3,743
Universidade de Calgary Calgary, Alberta $3,693
Universidade de Saskatchewan Saskatoon, Saskatchewan $4,358
Universidade de Regina Regina, Saskatchewan $6,427

Custo de vida no Canadá para estudantes internacionais

O custo de vida para estudantes estrangeiros no Canadá é relativamente mais acessível do que em vários outros países desenvolvidos. Mas é importante lembrar que os valores variam de acordo com cada província do país. De modo geral, estima-se que o estudante deve ter $10 mil para arcar com as despesas gerais, além dos valores da universidade.

universidades-mais-baratas-no-Canadá-Universidade-Brandon
A Universidade de Brandon é a mais barata para estrangeiros fazerem graduação no Canadá (Foto: Krazytea/Wikimedia)

As três principais variáveis que você deverá se preocupar, com relação aos custos para estudar e viver no Canadá, são:

Acomodação

A acomodação será o principal gasto dentro do seu orçamento. Algumas das opções de acomodação mais comuns entre os estudantes estrangeiros são as residências e acomodações estudantis e os apartamentos compartilhados. O custo médio com acomodação varia entre 4 e 8 mil dólares canadenses por ano.

Alimentação

Depois da acomodação, a alimentação será o seu principal gasto no Canadá. Tudo irá depender principalmente dos seus hábitos alimentares e se você prefere cozinhar em casa ou comer na rua. Em média, um estudante gasta entre 1500 e 3 mil dólares canadenses por ano com alimentação.

Transporte

Se locomover em qualquer cidade do mundo é algo que demanda custos, e no Canadá isso não seria diferente. Por lá, os estudantes gastam de 80 a 110 dólares canadenses por mês com isso, considerando a utilização de transporte público.

Obviamente alguns hábitos podem baratear ou encarecer esses valores. Se você tiver disposição para utilizar bicicleta, por exemplo, os custos tendem a baratear. Já se você preferir usar serviços de táxi ou carro compartilhado, espere gastar um pouco mais.

Outros custos

Além dessas despesas principais, outros custos estão relacionados a despesas pessoais (roupas, higiene pessoal, etc.), custos de serviços básicos, livros e seguro, entre outras coisas. Somando todas essas variáveis, espere gastar uma média de $2500 a $4500.

universidades-mais-baratas-no-Canadá-Universidade-do-Norte-da-Colúmbia-Britânica-Universidade
A Universidade do Norte da Colúmbia Britânica é a mais barata para estrangeiros fazerem mestrado no Canadá (Foto: fotoblog.nedtobin.com)

Bolsas de estudo no Canadá para estudantes internacionais

Além de serem relativamente mais baratas, as universidades canadenses também costumam ser bastante generosas em relação à ajuda financeira oferecida para estudantes estrangeiros com base tanto em necessidade quanto em mérito. Confira abaixo alguns dos programas de bolsa mais importantes do país:

1. University of Toronto Ontario Graduate Scholarship (Universidade de Toronto)
  2. University of Alberta International Scholarships (Universidade de Alberta)
  3. Vanier Canada Graduate Scholarships (Várias universidades)
  4. University of Waterloo Master’s Awards of Excellence (Universidade de Waterloo)
  5. University of British Columbia Scholarships for International Students (Universidade da Colúmbia Britânica)
  6. Carleton Prestige Scholarships (Universidade Carleton)
  7. University of Manitoba Graduate Fellowships (Universidade de Manitoba)
  8. Canada Graduate Scholarships - Master’s Program (Várias universidades)
  9. NSERC Postgraduate Scholarship (Várias universidades)
  10. Pierre Elliott Trudeau Foundation Doctoral Scholarships (Várias universidades)

Universidade do Intercâmbio

Essas são as 10 universidades mais baratas do Canadá para estudantes estrangeiros. Em qual delas você gostaria de estudar? Seja qual for sua resposta, você precisará se preparar para conquistar sua aprovação em qualquer uma delas. E a boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).

05 Fev 2021