Descubra quais são as universidades mais baratas para estrangeiros nos Estados Unidos.

Entre passagens aéreas, vistos e muitas universidades cobrando mensalidades mais altas para não residentes, o custo para estudar nos Estados Unidos pode ser alto. E embora estados densamente povoados como Califórnia e Nova York dominem quando se trata do número de estudantes internacionais, os alunos preocupados com o orçamento podem frequentemente encontrar bons negócios em destinos menos tradicionais.

11 universidades mais seletivas dos Estados Unidos

Essa foi a conclusão de uma pesquisa feita pela publicação americana U.S News com 355 universidades e faculdades americanas que matricularam pelo menos 100 alunos internacionais no ano acadêmico de 2019. Entre as 15 instituições mais econômicas para estrangeiros, muitas delas estavam nas regiões Sul e Centro-Oeste do país.

Brigham-Young-University-universidades-mais-baratas
De acordo com a pesquisa, a Brigham Young University é a universidade mais barata dos Estados Unidos para estudantes estrangeiros (Foto: Jaren Wilkey)

Os custos anuais para alunos internacionais no ano acadêmico 2020-2021 nessas escolas mais econômicas variam entre cerca de 14 mil dólares a pouco menos de 27 mil dólares. Esses valores já incluem os gastos com mensalidades, taxas acadêmicas, hospedagem e alimentação.

Por que as universidades americanas são tão caras?

Quais são as universidades mais baratas para estrangeiros nos Estados Unidos?

Se você chegou até aqui, é porque ficou no mínimo curioso(a) pra saber, afinal, quais são essas universidades mais baratas para estudantes internacionais nos Estados Unidos, né? Então, sem mais delongas, confira no ranking abaixo o resultado da pesquisa:

UniversidadeLocalizaçãoNº de alunos estrangeiros matriculados no outono de 2019Custo total para o ano acadêmico 2020-2021
Brigham Young University—ProvoProvo, Utah975$13,778
William Carey UniversityHattiesburg, Mississippi120$18,135
Delta State UniversityCleveland, Mississippi110$18,946
South Dakota State UniversityBrookings, Dakota do Sul342$20,744
Eastern Kentucky UniversityRichmond, Kentucky143$20,886
California State University—FresnoFresno, Califórnia1,088$23,685
Murray State UniversityMurray, Kentucky196$23,958
Southeast Missouri State UniversityCape Girardeau, Missouri347$24,039
University of Minnesota MorrisMorris, Minnesota106$24,264
Purdue University—NorthwestHammond, Indiana165$25,765
University of North AlabamaFlorence, Alabama236$25,846
Valdosta State UniversityValdosta, Geórgia128$25,970
Auburn University at MontgomeryMontgomery, Alabama244$26,088
Arkansas State UniversityJonesboro, Arkansas379$26,092
Western Michigan UniversityKalamazoo, Michigan951$26,608

É importante notar que mesmo nessas universidades mais econômicas, os valores, quando convertidos para reais, continuam sendo bastante altos. Mas a boa notícia é que, como sempre falamos por aqui, as universidades americanas são conhecidas pela grande oferta de bolsas para estudantes internacionais.

8 tipos de bolsas de estudo nos Estados Unidos

Cada uma dessas instituições do ranking conta com sua própria política de bolsas para estudantes estrangeiros. Portanto, cabe ao interessado ou interessada entrar nos sites dessas universidades e pesquisar pelas oportunidades de auxílio oferecidas por cada uma delas.

O que são as universidades rurais, urbanas e suburbanas dos Estados Unidos?

Outro ponto importante é que, com exceção das cidades de Fresno, Montgomery e Provo, todas as cidades listadas nesse ranking são bem pequenas, com menos de 100 mil habitantes. Então, se por um lado elas são mais baratas que os grandes centros do país, por outro, podem não ser as mais indicadas para quem prefere viver no agito da cidade com várias opções culturais e de lazer.

CSU-Fresno-universidades-mais-baratas
Se você prefere viver em cidades maiores, a California State University em Fresno será a sua melhor opção nessa lista (Foto: Nima Kasraie)

Universidade do Intercâmbio

Essas são as universidades mais baratas dos Estados Unidos. Em qual delas você estudaria? Seja qual for sua resposta, o grande segredo pra conquistar sua vaga em uma delas é se preparar com bastante antecedência.

Felizmente nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.