5 universidades mais sustentáveis do mundo

Cuidar do meio ambiente é, mais do que nunca, uma dever essencial que todos nós temos (ou deveríamos ter). É por isso que várias universidades vêm adotando a preocupação com a questão da sustentabilidade e implementando ações que visam contribuir para essa causa. Conheça agora as 5 universidades mais sustentáveis do mundo e o que elas estão fazendo ou já fizeram em prol do meio ambiente.

University of Nottingham – Reino Unido

A Universidade de Nottingham é a grande líder entre as universidades mais sustentáveis do mundo. Ao longo da última década, a instituição tem tomado medidas para apoiar o meio ambiente e realizado pesquisas para garantir um planeta mais sustentável. Confira algumas das conquistas já alcançadas pela instituição:

  • Reduções anuais nas emissões de dióxido de carbono, alcançando uma redução total de 36% nas emissões desde 2009/10
  • Investimento em instalações de energias renováveis no campus, que geram cerca de 950.000 kWh
  • Fornecimento de transporte sustentável entre os campi por meio de serviço de ônibus próprio – o Hopper – com mais de 1 milhão de passageiros por ano
  • Redução sistemática da utilização de combustíveis fósseis
  • Reciclagem in loco de 38% dos resíduos gerados pela instituição e conversão de resíduos de alimentos em energia e fertilizantes biológicos
  • Lançamento da campanha WasteNott, que incentiva o financiamento de iniciativas de redução de resíduos, a proibição da utilização de canudos de plástico e a redução de mais de 75 mil copos descartáveis.
universidades-mais-sustentáveis-do-mundo-nottingham

Universidade de Nottingham

University of Bradford – Reino Unido

A Universidade de Bradford já conquistou vários prêmios pelo seu campus sustentável, que é considerado um dos mais verdes do mundo e fica localizado bem no centro urbano da cidade de mesmo nome. Por lá você poderá encontrar alguns dos edifícios mais ecológicos do mundo. Clique aqui para fazer um tour virtual.

A universidade também desenvolveu o programa Ecoversity, que tem o objetivo central de incorporar o desenvolvimento sustentável em todas as atividades realizadas na instituição. É por isso que através de reformas, construções e utilização de energias renováveis, a universidade já conseguiu reduzir 30% da emissão de carbono desde 2005 e tem a meta de aumentar esse valor para 50% até o final do ano.

universidades-mais-sustentáveis-bradford

Universidade de Bradford

Universidad de Alcalá – Espanha

A Universidade de Alcalá desenvolveu o seu próprio Guia de Boas Práticas Ambientais, destinado à toda sua comunidade acadêmica e, desde 2012, toda a energia consumida por lá vem de fontes de energia renováveis, certificadas anualmente pela Comissão Nacional de Energia da Espanha.

A instituição possui um plano de economia de energia que é acompanhado por um estudo anual detalhado, com o objetivo de alcançar uma redução de 17% no gasto total de energia por área construída até o final desse ano em comparação a 2010. Além disso, a universidade conseguiu reduzir em 63% as emissões de CO2 provenientes do consumo de energia entre os anos de 2002 e 2010. A meta é atingir 80% até 2050.

O campus da universidade possui mais de cem pontos de reciclagem, incluindo recipientes específicos para cartuchos e toner e para substâncias perigosas, como baterias móveis, resíduos de laboratório e até óleo vegetal. Há também um compactador de papelão e papel para otimizar o transporte para os centros de reciclagem (é uma maneira indireta de reduzir a pegada ecológica do próprio processo de reciclagem).

universidades-mais-sustentáveis-do-mundo-alcala

Universidades de Alcalá

University College Cork – Irlanda

A University College Cork (UCC) é conhecida como a universidade verde da Irlanda e esse título não é a toa! Em 2007, os alunos da instituição criaram um programa piloto de sustentabilidade em parceria com a An Taisce, a mais antiga organização ambiental não-governamental do país. Como resultado, a universidade se tornou a primeira do mundo a receber uma bandeira verde da Fundação para a Educação Ambiental, umas das organizações mais importantes do mundo na área.

Já em 2018, a UCC se tornou a primeira universidade da Europa a receber uma Estrela Dourada da Associação para o Avanço da Sustentabilidade no Ensino Superior (AASHE). E o melhor é que todas essas conquistas foram o resultado de uma iniciativa criada e desenvolvida pelos próprios alunos da instituição.

Algumas das conquistas já alcançadas pela UCC com a implantação desse programa foram:

  • Redução de 36% na emissão de carbono
  • Redução anual de 20 milhões de impressões em papel
  • Envio de apenas 2% de todos os resíduos gerados na universidade para aterros
  • Diminuição de 25% na quantidade de lixo gerada
  • Aumento de 9o% na utilização de bicicletas entre a comunidade acadêmica
universidades-mais-sustentáveis-do-mundo-corkuniversidades-mais-sustentáveis-do-mundo-cork

University College Cork

University of California, Davis – EUA


universidades-mais-sustentáveis-davis

UC Davis

TOP 20

A lista completa das universidades mais sustentáveis do mundo conta com 50 instituições. Confira agora as outras 15 universidades que fazem parte do TOP 20 e clique aqui para descobrir as demais.

6º Universitat fur Bodenkultur Wien – Áustria
7º Georgia Institute of Technology – EUA
8º Nottingham Trent University – Reino Unido
9º Northeastern University – EUA
10° University of Plymouth – Reino Unido
11° Chaoyang University of Technology – Taiwan
12° University of Connecticut – EUA
13° BTU Cottbus-Senftenberg – Alemanha
14° Slippery Rock University – EUA
15º University of Oxford – Reino Unido
16º University of California, Berkeley – EUA
17º Feng Chia University – Taiwan
18º Eindhoven University of Technology – Holanda
19º Umwelt-Campus Birkenfeld – Alemanha
20º Mae Fah Luang University – Tailândia

Universidade do Intercâmbio

Qual dessas universidades mais sustentáveis do mundo te interessou? Ficou com vontade de fazer o seu intercâmbio em uma delas? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada e comece a se preparar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.