Qual é a validade da nota do TOEFL?

Já dizia a Sandy que “o que é imortal não morre no final”. Infelizmente, esse não é o caso das notas do TOEFL. A sua pontuação no teste de proficiência tem uma “data de validade”, que não permite que você faça a prova apenas uma vez e utilize o mesmo score para o resto da vida. Mas, então, qual é exatamente a validade da nota do TOEFL? É isso que nós vamos te explicar neste texto! Vamos lá?

3-validade-da-nota-do-toefl
(Reprodução/Netflix)

Qual é a validade da nota do TOEFL?

As pontuações do TOEFL têm uma espécie de “data de validade” e é importante que você saiba exatamente que data é essa, para não cometer nenhum erro na hora da aplicação para um intercâmbio.

A validade da nota do TOEFL é de dois anos após a realização do teste. Isso significa, por exemplo, que se você fez o TOEFL no dia 1º de maio de 2020, suas pontuações são válidas até 1º de maio de 2022. Ao se inscrever para universidades no exterior, você só vai poder usar pontuações válidas do teste.

É possível acessar as notas depois desse período?

O que acontece depois da data de validade da nota do TOEFL? Após esse período, a sua pontuação vai ser excluída do site do TOEFL, e você não vai poder mais visualizá-la ou enviá-la para qualquer universidade ou instituição no exterior.

Enquanto sua pontuação ainda for válida, você pode salvar e imprimir cópias dos seus resultados. Dessa forma, mesmo passado o período de validade, você ainda vai ter um registro do seu desempenho. No entanto, as faculdades não aceitam essas pontuações expiradas como oficiais para a sua inscrição.

2-validade-da-nota-do-toefl
(Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash)

Por que as notas têm uma validade?

Embora você possa achar irritante que a validade da nota do TOEFL seja de apenas dois anos, a ETS (organização responsável pelo teste) faz isso para garantir que está fornecendo informações atualizadas para que as faculdades possam decidir com precisão se você será capaz de acompanhar as aulas.

Digamos que uma pessoa fez o TOEFL há 10 anos, quando estava aprendendo inglês na escola, e obteve uma pontuação alta. Nos anos seguintes, ela não praticou muito o idioma e se esqueceu de grande parte do que sabia. Se a validade da nota do TOEFL não existisse, ela poderia simplesmente usar essas notas antigas para se inscrever em universidades no exterior, e as instituições presumiriam que ela ainda tem um alto nível de inglês.

Nesse caso, essa pessoa poderia acabar frequentando aulas em que não conseguiria entender o que está sendo discutido, o que poderia levá-la a tirar notas ruins e até mesmo desistir do curso. Essas restrições a respeito da validade da nota do TOEFL são estabelecidas justamente para ajudar a evitar situações como essa.

Portanto, embora possa ser frustrante que a validade da nota do TOEFL seja tão curta (ainda mais se você conseguiu um resultado muito bom no teste), é muito mais fácil refazer a prova do que se inscrever em uma faculdade no exterior apenas para descobrir, lá na frente, que você não está em dia com o seu inglês e não tem as habilidades suficientes no idioma para se dar bem no exterior.

Como evitar problemas com relação à validade da nota do TOEFL?

Como as pontuações do TOEFL são válidas só por dois anos, pode ser necessário fazer algum planejamento para garantir que elas ainda sejam válidas quando você for fazer a sua aplicação.

Verifique, com cada universidade para a qual você vai se inscrever, por quanto tempo elas exigem que as notas sejam válidas (até o prazo de admissão ou o primeiro dia de aula). Lembre-se também de reservar um tempo para que as pontuações sejam enviadas para as faculdades.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe a validade da nota do TOEFL, já pode começar a se preparar para a prova e para conquistar uma oportunidade no exterior. Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Clique aqui para fazer agora mesmo o seu teste de perfil!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

18 Fev 2021

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024