Há algum tempo nós falamos aqui sobre as universidades nas quais você pode ser aceito se tiver uma nota de 100 ou mais no TOEFL. Mas e se a sua pontuação for menor que isso? Não precisa se preocupar: você ainda tem chances de estudar nos EUA! Confira agora as instituições do país nas quais você pode estudar tirando pelo menos 80 pontos no TOEFL!

80 pontos no TOEFL: é uma boa nota?

Primeiramente, 80 pontos no TOEFL é uma boa nota? A verdade é que isso depende das universidades para as quais você vai aplicar. Em outras palavras, uma boa nota é aquela que atende aos requisitos mínimos de pontuação solicitados pela faculdade (aumentando, assim, suas chances de ser aceito nela).

Por outro lado, podemos usar os percentuais (percentiles) da prova para determinar se uma pontuação do TOEFL é boa ou não. Os percentuais mostram qual é a porcentagem de participantes do teste que tiveram uma pontuação inferior ou superior a uma determinada nota. Quanto maior for o seu percentual no TOEFL, melhor será sua pontuação (em comparação com as de outros participantes do teste).

De modo geral, qualquer nota acima da média (50%) é considerada uma boa pontuação. De acordo com os percentuais oficiais (entre todos os participantes do teste), 80 pontos no TOEFL fica em torno de 41%, o que significa que pelo menos 59% dos outros candidatos tiraram notas maiores do que você. Isso te coloca abaixo do limite considerado como “bom”.

No entanto, os percentuais podem mudar dependendo do nível acadêmico ou do ano de aplicação da prova. Por exemplo, 80 pontos no TOEFL iBT sobe de 41% para 46% quando se leva em consideração apenas as pontuações de estudantes de graduação.

Aqui estão os percentiles em que 80 pontos no TOEFL se encaixam:

Nível acadêmicoPercentual de 80 pontos no TOEFL
Ensino Médio60
Cursos técnicos (two-year college)55
Graduação46
Pós-Graduação33

Como indicado acima, uma única pontuação no TOEFL pode mudar de percentile de maneira bastante significativa, dependendo de qual nível acadêmico for considerado. Em geral, à medida que o nível acadêmico aumenta, o percentile de 80 pontos no TOEFL diminui, mostrando que quanto mais instruído você é, maior a probabilidade de obter uma pontuação maior que 80.

Mas então, 80 pontos no TOEFL é uma nota competitiva?

1-80-pontos-no-toefl
(Reprodução/Nickelodeon)

80 pontos no TOEFL é uma nota um pouco competitiva. Em relação à habilidade na língua inglesa, um 80 indica que você é bom, mas não ótimo. De acordo com a ETS (organização responsável pelo TOEFL), uma pontuação em torno de 20 nas quatro seções da prova te coloca na faixa “intermediária” ou “razoável”. Esse nível está logo abaixo do mais alto (que seria “alto” ou “bom”).

Mas então, em quais universidades você pode entrar com 80 pontos no TOEFL? Por sorte, essa nota atende aos requisitos mínimos de muitas instituições menos seletivas. De acordo com o US News, a pontuação média no TOEFL exigida para admissão (em cursos de graduação) nas universidades dos EUA é 78. Uma pontuação de 80, portanto, coloca você logo acima desse limite.

Quando se trata de universidades realmente competitivas, como as da Ivy League, você geralmente precisa de pelo menos 100 pontos no TOEFL. Portanto, vai ser difícil (senão impossível), entrar nesse tipo de instituição com 80 pontos no TOEFL.

É importante observar que para candidatos em cursos de graduação, as pontuações mínimas no TOEFL são normalmente definidas pela universidade, de forma geral. Já para candidatos da pós-graduação, as pontuações mínimas geralmente variam de acordo com o programa. 

Abaixo, você encontra a pontuação mínima para diversas instituições e alguns programas de pós-graduação dos EUA:

Instituições que você atende à pontuação mínima/recomendada no TOEFL

InstituiçãoNota mínima requeridaNota recomendada
Bowling Green State University71
Universidade de Connecticut79
Georgia State University79-80
Universidade de Houston79
Universidade de Idaho70
Universidade de Montana70
Universidade de São Francisco6580
University of South Florida79
Universidade do Texas em Arlington79
Universidade de Washington7692
University of Central Florida80
Universidade da Georgia80
Universidade de Iowa80
Pennsylvania State University80
San Diego State University80
4-80-pontos-no-toefl
Bowling Green State University (Reprodução/Toledo Blade)

Programas de pós-graduação que você atende à pontuação mínima no TOEFL

ProgramaNota mínima requerida
University of South Florida — MBA79
Indiana University Bloomington — Educação79
Universidade de Connecticut — Engenharia Ambiental79
Temple University — Música (Mestrado)79
Purdue — História77
Drexel University — Mestrado em Estudos Jurídicos79
Universidade de Houston — Optometria (Oftalmologia)79
Cornell — PhD em Física Aplicada77
Universidade de Minnesota — PhD em Psicologia79
2-80-pontos-no-toefl
University of South Florida (FightingRaven531/Wikimedia Commons)

Qual é a importância da sua nota no TOEFL para a aplicação?

Em geral, sua nota no TOEFL tem um papel importante na sua aplicação, mas isso depende se a sua instituição de interesse exige ou não uma pontuação mínima específica no teste.

Se sua universidade exige uma pontuação mínima no TOEFL, você deve obter pelo menos essa pontuação para se qualificar para a admissão. Não obter essa pontuação te torna inelegível para admissão (a menos que a escola ofereça admissão condicional).

Por outro lado, se sua faculdade recomenda uma pontuação no TOEFL, mas não exige uma nota mínima (ou exige uma menor que a pontuação recomendada), tente conseguir a pontuação recomendada. Embora você não precise obter essa pontuação exata para se qualificar para a admissão, alcançá-la (ou excedê-la) vai aumentar significativamente suas chances de ser aceito(a).

Universidade do Intercâmbio

Você quer tirar mais de 80 pontos no TOEFL? Então conte com a ajuda da nossa mentoria especializada com dicas para se sair bem nos testes de proficiência e em toda a sua aplicação para uma oportunidade no exterior! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.