BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Vancouver Film School: uma das melhores para fazer cinema

O Canadá tem vários atores famosos no mundo inteiro, como Keanu Reeves (Matrix), Rachel McAdams (Meninas Malvadas) e Ryan Reynolds (Deadpool). Disso todo mundo sabe. O que talvez você não saiba é que o Canadá é um excelente país para estudar Cinema.

5 melhores escolas de animação do Canadá

E uma das melhores escolas do país na área é a Vancouver Film School, localizada na capital da Colúmbia Britânica, e reconhecida no mundo todo por seus excelentes cursos em várias áreas da produção cinematográfica. Pessoas como a atriz Sara Canning (Diário de um Vampiro) e o diretor Neill Blomkamp (Elysium) estudaram por lá. Hoje você vai conhecer todos os detalhes dessa faculdade e o que você deve fazer para também estudar nessa instituição. 

Por dentro da Vancouver Film School

A Vancouver Film School foi criada em 1987 e é considerada uma das melhores escolas de cinema do Canadá. Logo em 1991, ela foi a primeira no mundo a introduzir um centro exclusivo de treinamento de produção de novas mídias. Nos anos seguintes, eles lançaram programas de ensino de animação e atuação. Hoje, eles têm mais de mil alunos.

A filosofia da escola de integrar o estudo acadêmico com a prática com certeza teve um papel na introdução de seus ex-alunos no mercado hollywoodiano. Pessoas que estudaram em um dos oito campi participaram de grandes produções cinematográficas, televisivas e da indústria de games, como Pantera Negra (77 ex-alunos), Game of Thrones (105 ex-alunos) e League of Legends (10 ex-alunos).

vancouver_film_schoolAula na Vancouver Film School em 2010 (Foto: Vancouver Film School/Flickr)

Um dos diferenciais da Vancouver Film School são suas parcerias com grandes empresas do ramo, como a NVidia, a Adobe, a Long Winter Studios (uma produtora independente de animação) e a Epic Games (responsável por grandes títulos, como Fortnite e Unreal).

Além de ter alunos ganhadores de prêmios do Oscar e do Globo de Ouro, a própria Vancouver Film School já foi classificada como a melhor escola de animação do mundo em 2018 pela Animation Career Review e uma das 15 melhores escolas de design de jogos pela The Princeton Review.

Se você ficou curioso(a) para conhecer os trabalhos desenvolvidos por lá, a escola disponibiliza muitos vídeos produzidos pelos alunos no seu canal no YouTube, que tem mais de 200 mil inscritos. A ideia é que os estudantes saiam da VFS já com um portfólio para apresentarem aos empregadores.

Os cursos oferecidos

A Vancouver Film School oferece 15 cursos de ensino superior. Todos os professores, que eles chamam de instrutores, são profissionais da indústria. Os cursos envolvem as áreas de animação, filme e televisão, games e design. São duas categorias de programas educacionais: os preparatórios e os avançados. A principal diferença entre os dois tipos de programa é a sua duração. Os três programas preparatórios podem ser realizados em pouco tempo.

No caso do curso de Inglês para Artes Criativas, os alunos têm que se comprometer por quatro meses, que são divididos em dois períodos. Ele é voltado ao público que não tem o inglês como língua nativa, já que ensina como aplicar o idioma dentro do ambiente da produção de cinema. O custo total é de 6.720 dólares canadenses e é preciso ter um certificado do TOEFL iBT 60 ou IELTS 50.

O curso de Atuação Essencial se parece muito com o de inglês em termos de duração. Ele custa 10.750 dólares canadenses para alunos vindos da América Latina. Nele se aprende as bases da atuação, como técnicas de falas e movimentos e análise dos textos.

6 melhores universidades do Canadá

Já o curso de Fundamentos de Artes Visuais e Design tem duração de 12 meses, 3 vezes maior que os demais. Ele é dividido em seis períodos. Ao longo do curso os alunos aprendem sobre a história e o funcionamento da mídia, como fazer animações em 2D, além de terem contato com a produção de documentários e conceitos do design.

Ao final, espera-se que os alunos tenham um bom portfólio para apresentar aos contatos que a VFS tem com membros da indústria. Esses contatos podem valer os 30.750 dólares canadenses que os estudantes latino-americanos têm que pagar pelo curso.

Os programas avançados são divididos em três grandes áreas: Filmes e Televisão; Animação e Efeitos Visuais; e Jogos, Design e Tecnologia. No total, são oferecidos 12 programas avançados, sendo divididos da seguinte forma:

Filmes e Televisão

  • Atuação para Filmes e Televisão;
  • Produção Cinematográfica;
  • Maquiagem para Filmes e Televisão;
  • Design de Som;
  • Escrita para Cinema, Televisão e Jogos.

Animação e Efeitos Visuais

  • Animação 3D e Efeitos Visuais;
  • Arte Conceitual da Animação;
  • Animação Clássica.

Jogos, Design e Tecnologia

  • Design Digital;
  • Design de Jogos;
  • Programação para Jogos, Web e Mobile;
  • Design e Desenvolvimento de VR e AR.

A grande maioria dos cursos têm duração de 12 meses e podem ser feitos tanto por alunos canadenses quanto estrangeiros. A diferença entre os dois tipos de estudantes está no preço a ser pago, já que alunos do exterior pagam mais que os canadenses. No geral, os cursos variam entre 30 e 50 mil dólares.

Como ingressar na VFS

A Vancouver Film School é um ambiente aberto para estrangeiros, como era de se esperar de uma escola do Canadá. Eles indicam em seu site que 47% dos seus alunos vieram de fora do país. Mas, para estudar por lá é preciso ter domínio do inglês. O nível necessário varia, mas, na maior parte dos cursos é preciso ter um certificado de nível C1. São aceitos os exames de Cambridge, IELTS, TOEFL, TOEIC ou PTE.

Cada um dos 12 cursos avançados têm critérios específicos para ingresso. Geralmente os alunos não têm que se submeter a provas. É comum que se peça experiência na área do curso, um portfólio ou até que o aluno tenha concluído algum dos cursos introdutórios oferecidos pela VFS.

Já os cursos preparatórios são bem mais simples de ingressar. O curso de atuação pede, por exemplo, paixão por atuar, enquanto o programa de Design e Artes Visuais não têm nenhum critério de entrada. Apenas o curso de inglês não serve como requisito para o ingresso nos cursos avançados.

Depois de ter preenchido o formulário de inscrição, os candidatos recebem uma ligação de um orientador da VSF. Essa pessoa vai te ajudar da hora de encaminhar os documentos necessários para comprovar que você se encaixa nos critérios do programa e até o momento da aprovação e matrícula.

7 documentos para estudar fora do Brasil

Para realizar a sua aplicação para qualquer um dos cursos da Vancouver Film School é preciso pagar uma taxa de inscrição no valor de 100 dólares canadenses. Além disso, quando você receber um e-mail confirmando a sua aprovação, você deve pagar uma parte do valor total do curso para garantir a sua vaga.

Apesar de todos os cursos serem pagos, existem opções de bolsas para alunos estrangeiros e canadenses, divulgadas neste site. Os critérios da cada bolsa são diferentes, bem como os valores oferecidos. É comum encontrar bolsas que cobrem totalmente ou parcialmente os cursos. 

A universidade sugere empréstimos estudantis para pagar as taxas. Eles podem ser feitos em bancos brasileiros. A VFS também oferece um atendimento especial para candidatos do Brasil. Eles têm um escritório na Av. Paulista, na cidade de São Paulo, e recebem e-mails pelo endereço dlima@vfs.com.

Intercâmbio com a UDI

Se você ficou interessado(a) em estudar na Vancouver Film School, já pode começar a se preparar. Com a mentoria especializada da Universidade do Intercâmbio, você fica por dentro do passo a passo para conseguir o seu tipo de intercâmbio favorito. Nossos mentores já estiveram nas principais universidades do mundo e vão te ajudar a encontrar a melhor oportunidade internacional para você. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

29 Abr 2021

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024