Se você for fazer um intercâmbio na Austrália por até 3 meses, só um visto de turismo já é o suficiente para poder frequentar as aulas. Porém, se esse não for o seu caso, você vai precisar tirar um visto de estudante australiano. Então, como faz para dar entrada nesse visto e o que é preciso? Explicamos isso aqui nesse texto e ainda separamos algumas outras informações importantes!

O que é preciso para dar entrada no visto de estudante australiano?

Envio do requerimento

Existem duas formas de fazer o requerimento do visto de estudante australiano: o meio convencional e o eletrônico. A forma de envio, então, vai variar de acordo com o curso escolhido pelo candidato. No caso de cursos de 1º ou 2º grau, graduação, pós-graduação e preparatórios, o requerimento é feito por meio eletrônico. Já no caso de cursos de inglês e técnicos, o requerimento é convencional, ou seja, direto na embaixada australiana no Brasil.

Em ambos os requerimentos devem ser incluídos documentos obrigatórios. Além deles, você pode adicionar alguns outros documentos para comprovar alguns requisitos feitos pela embaixada.

Os obrigatórios são:

  • Passaporte assinado e válido e passaportes anteriores, se já houver viajado ao exterior;
  • Formulário de solicitação preenchido e assinado, com um foto 3×4 anexada
  • Comprovante da matrícula (CoE – Certificate of Enrollment)
  • Comprovante de Cobertura de Saúde de Estudantes Estrangeiros (OSHC – Overseas Student Health Cover);
  • Comprovante de pagamento da taxa de requerimento
passaporte-visto-de-estudante-australiano

Os documentos obrigatórios devem estar todos atualizados

Declaração financeira

No requerimento será necessário comprovar que você tem fundos para se manter na Austrália. Para isso, a embaixada australiana disponibiliza alguns valores que são o mínimo para serem apresentados no pedido do visto. Por exemplo, você vai ter que anexar as passagens de ida e volta à Austrália, comprovar que você tem dinheiro para custear o curso e mais 18 mil dólares australianos por cada ano que for passar no país. 

Se você for estudar com uma bolsa, vai precisar apresentar o seu contrato de bolsa e, caso o seu auxílio não cubra todos os custos do curso, ainda terá que comprovar que tem o suficiente para pagar o restante.

fundos-visto-de-estudante-australiano

Não se esqueça que a declaração tem que ser feita já com os valores convertidos para dólar australiano

Duração do visto

O visto de estudante australiano tem validade pelo período de duração do curso e mais um ou dois meses. Esse período adicional é reservado para o estudante poder se matricular em outro curso no país ou viajar a lazer.

É possível trabalhar com o visto de estudante australiano?

Sim! Todas as pessoas com um visto de estudante podem trabalhar em solo australiano. Porém existem algumas exigências. Por exemplo, só é permitido trabalhar por  20 horas semanais (quando o curso estiver em andamento) e o estudante pode dar início ao trabalho apenas quando as aulas já tiverem começado.

trabalhar-visto-de-estudante-australiano

Quando estiver em período de recesso, você vai poder trabalhar em período integral

Outras exigências

Ainda existem algumas outras exigências que devem ser cumpridas após a emissão do visto de estudante australiano. Por exemplo, é preciso manter uma frequência aceitável no curso e progredir suficientemente nos estudos. Além disso, o estudante precisa informar à sua instituição de ensino, em até 7 dias após a chegada no país, o endereço de onde irá morar.

Intercâmbio com a UDI

Agora você já sabe como pode tirar o visto de estudante australiano. Que tal começar a se preparar para conquistar sua oportunidade no país ou em qualquer outro lugar no exterior? A nossa mentoria especializada pode te ajudar nesse processo. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos no Blog? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos