Se você tem vontade de estudar Medicina no exterior, vai precisar fazer o MCAT. Nesse sentido, toda a preparação para essa prova é muito importante, incluindo no dia que você for fazê-la. Sendo assim, para te ajudar, trouxemos 5 dicas de como se sair bem no dia do MCAT. Confira!

Como ir bem no dia do MCAT?

1. Se prepare com antecedência

O MCAT consiste em quatro seções intensivas: Fundamentos Biológicos e Bioquímicos dos Sistemas Vivos; Fundamentos Químicos e Físicos de Sistemas Biológicos; Fundamentos Psicológicos, Sociais e Biológicos do Comportamento; e, por fim, Análise Crítica e Habilidades de Raciocínio. Existe uma grande quantidade de conteúdo online disponível para te ajuda a estudar e se familiarizar com cada seção. A chave para isso, no entanto, é implantar um plano de estudo bem estruturado, de preferência o mais distante possível da data da prova.

Quanto mais cedo você começar, menor a probabilidade de ter que virar noites estudando, o que sabemos que não é uma maneira eficaz de reter e aplicar informações complexas. Começar cedo também vai te ajudar a identificar e abordar áreas onde seu desempenho é mais fraco.

2. Ensaie o dia da prova

Tente reproduzir em casa como será o teste, da melhor maneira possível. Fazer os simulados, por exemplo, pode ajudar a dar uma ideia de como vai ser fazer a prova no dia do MCAT. Eles vão te preparar especialmente em relação à sua capacidade de resistência: o exame tem mais de 7 horas de duração!

É claro que fazer os simulados completos leva tempo, mas eles ainda são a melhor forma de te mostrar como vai ser no dia do MCAT em si. Sendo assim, separe um tempo para isso e inclua essa tarefa no seu plano de estudos!

3. Descanse e recarregue as energias

Pode parecer óbvio, mas uma das partes mais importantes para ir bem no dia do MCAT é estar bem descansado(a) para a prova. Tenha uma boa noite de sono de pelo menos 8 horas. Em outras palavras: evite estudos de última hora! Pela manhã, tome um café da manhã equilibrado e reforçado, e se hidrate o suficiente.

Da mesma forma, leve lanches e algo para beber durante o teste. Você tem dois intervalos de dez minutos (opcionais) e um intervalo de almoço de trinta minutos, mas não vai poder deixar o local durante o exame. Portanto, se você não levar nada para comer ou beber, vai passar fome ou sede. Lembre-se de que o exame se estende por um dia inteiro, e como diziam os mais antigos, “saco vazio não para em pé”!

4. Saiba as regras

Como a Association of American Medical Colleges (AAMC), responsável pela prova, visa ser o mais ética e confidencial possível, existem algumas regras para o dia do MCAT que você deve conhecer. Você pode ter uma visão geral muito completa de tudo relacionado ao teste, incluindo o protocolo do dia do MCAT, no guia que a AAMC divulga todos os anos.

5. Aja de forma ética

Antes de fazer a prova, esteja preparado(a) para ler e assinar o examinee’s agreement, que é essencialmente um contrato de código de conduta entre você e a AAMC. Antes de responder às perguntas, você deve indicar que a leu completamente e concorda com os termos do Test Day Certification Statement, que será emitido.

O examinee’s agreement prevê total honestidade e integridade na prova - tratando desde o fornecimento de informações pessoais verdadeiras até de trapaças de qualquer natureza. Por outro lado, a AAMC garante a administração ética do MCAT e a divulgação dos seus resultados.

Depois de terminar a prova, você deve ter cuidado ao discuti-la com alguém. A AAMC divulgou diretrizes formais para discussões acerca do exame, mas a essência é: não discuta os detalhes do MCAT com ninguém, sob nenhuma circunstância. Isso é motivo para a desqualificação da sua prova. Sinta-se à vontade para falar sobre a experiência geral de fazer o teste (por exemplo, você pode dizer a alguém: "Eu me sinto muito bem com o que fiz na seção 3!"), mas qualquer discussão detalhada sobre o exame constitui trapaça.

Intercâmbio com a UDI

Quer um suporte mais aprofundada para se sair bem no dia do MCAT? Então conte com a ajuda da nossa mentoria especializada! Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!