BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

10 melhores universidades do Reino Unido

Que o Reino Unido é um dos melhores destinos para fazer intercâmbio todo mundo já sabe, não é? Além do ótimo ambiente para se viver, um grande diferencial de lá são as instituições de ensino renomadas internacionalmente. Para você descobrir quais são elas, separamos algumas informações sobre as melhores universidades do Reino Unido de acordo com o QS World University Rankings de 2023.

Quais são as melhores universidades do Reino Unido?

O Reino Unido tem um dos melhores sistemas de ensino superior de todo o mundo. Afinal, não é à toa que o país seja o segundo com maior número de universidades entre as melhores do planeta, com 17 instituições listadas entre as 100 primeiras do QS World University Ranking.

Se considerarmos apenas as 10 universidades mais renomadas do planeta, 4 estão em solo britânico. A maioria dessas universidades fica na Inglaterra, mas a Escócia também se destaca por sua educação de ponta.

Além disso, Londres reúne a maioria das universidades referências do Reino Unido. Das 10 melhores universidades do Reino Unido, 4 estão em Londres. A lista completa das melhores instituições de ensino superior por lá é a seguinte:

1. Universidade de Cambridge

Posição no ranking  internacional da QS: 2.° lugar

Fundada em 1209 e localizada no centro da antiga cidade de Cambridge, 80 quilômetros ao norte de Londres, a Universidade de Cambridge é uma instituição pública que atende a mais de 24 mil estudantes vindos de todos os cantos do mundo.

A universidade consiste em vários edifícios e é dividida em 31 faculdades autônomas. As aplicações são feitas diretamente para essas faculdades, e não para a universidade em geral.

A instituição tem, ainda, mais de 100 bibliotecas, que abrigam mais de 15 milhões de livros no total. Tem também nove museus de artes, científicos e culturais (todos eles de renome mundial), como o Kettle's Yard e o Museu Fitzwilliam, que estão abertos ao público durante todo o ano, além de um jardim botânico.

Cambridge-é-uma-das-melhores-universidades-do-reino-unido

2. Universidade de Oxford

Posição no ranking  internacional da QS: 4.º lugar

Oxford é a universidade mais antiga do mundo de língua inglesa. Ela é tão antiga que sua data de fundação é desconhecida — embora os historiadores acreditem que as primeiras aulas  da instituição tenham começado no início do século XI. Hoje em dia, são mais de 25 mil estudantes na universidade. Desses, cerca de metade são alunos de graduação, enquanto 45% são intercambistas.

A Universidade de Oxford, que é a vice-líder entre as melhores universidades do Reino Unido, não possui um campus principal. Sendo assim, seus edifícios e instalações estão espalhados pelo centro histórico da cidade. As faculdades de Oxford são instituições autônomas, com caráter e tradições próprias.

3. Imperial College London

Posição no ranking  internacional da QS: 6.º lugar (empatada com o Instituto de Tecnologia da Califórnia - Caltech)

A Imperial College London (ICL) não nasceu como uma universidade unificada. Na verdade, ela foi sendo formada a partir da união de diversas outras escolas e faculdades que já existiam na Inglaterra. A primeira instituição que deu origem ao que hoje conhecemos como a Imperial foi a Royal College of Chemistry (Faculdade Real de Química), fundada em 1845.

A ICL possui dois campi principais: o de South Kensington e o de White City. Além desses dois, ainda existe um terceiro campus satélite, o de Silwood Park. Em South Kensington, estão os prédios que deram início à ICL, como os da Royal School of Mines e da Royal College of Science, por exemplo. O campus é cercado por muitas das atrações mais populares de Londres, incluindo o Royal Albert Hall, o Palácio de Kensington e o Museu de História Natural.

4. UCL

Posição no ranking  internacional da QS: 8.° lugar

A University College London (UCL) é uma das principais universidades multidisciplinares do mundo, com reputação internacional pela qualidade de sua pesquisa e ensino. Ela possui quase 200 anos de história, tendo sido fundada ainda em 1826. Na época, ela foi a primeira faculdade de Londres e se diferenciava por ser secular, ou seja, sem relações com a igreja.

A UCL é o lar de centros de ensino de excelência em assuntos variados como, por exemplo, Medicina, Letras, Direito, Engenharia, História e Astrofísica. Dessa forma, o estudo interdisciplinar é muito incentivado, uma vez que a universidade se baseia no princípio de que todas as áreas de estudo podem enriquecer umas às outras.

5. Universidade de Edimburgo

Posição no ranking  internacional da QS: 15.º lugar

Fundada em 1582, a Universidade de Edimburgo é a sexta universidade mais antiga de todos os países falantes de inglês. Além disso, é também uma das primeiras instituições de ensino da Escócia. Ela possui cinco campi principais na cidade de Edimburgo. Sendo assim, muitos dos edifícios históricos da Cidade Velha pertencem à universidade.

A pesquisa é um dos fortes da universidade. Prova disso é que lá foi descoberta a anestesia com clorofórmio, a partícula de bóson de Higgs e a fertilização in vitro. Além disso, a instituição também produziu inovações como a ovelha Dolly (o primeiro mamífero a ser clonado geneticamente), a primeira vacina contra hepatite B geneticamente modificada e a tecnologia usada em smartphones.

6. Universidade de Manchester

Posição no ranking  internacional da QS: 28.º lugar

A Universidade de Manchester surgiu em 2004. Quem vê a data de fundação da universidade pode achar que ela não é tão tradicional quanto as outras. Porém, ela também é uma instituição centenária, com raízes que remontam ao tempo da Revolução Industrial.

Isso porque a Universidade de Manchester é uma fusão entre duas outras grandes instituições inglesas: o Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester (UMIST), criado em 1824, e a Universidade Victoria, criada em 1851 com o nome de Owens College.

A fusão aconteceu porque as duas universidades trabalhavam muito em conjunto. O resultado foi uma melhoria da universidade tanto nos rankings internacionais quanto nas possibilidades de parcerias com outras universidades. Além dos posicionamentos nas classificações internacionais, a Universidade de Manchester já ganhou vários prêmios, incluindo 25 Nobéis.

Universidade Manchester é uma das melhores universidades do Reino Unido(Foto: Mike Peel/Wikimedia Commons)

7. King’s College London

Posição no ranking  internacional da QS: 37.º lugar

A King’s College London surgiu em 1829 como uma resposta à então London University, atual UCL. Em 1826, quando a UCL foi fundada, ela foi a única universidade a não ter relações religiosas, ou seja, secular. Esse modelo irritou a nobreza, que pressionou o rei George IV para criar uma nova universidade.

Foi assim que a King’s College surgiu, como uma das primeiras universidades da capital da Inglaterra. Hoje, porém, tanto a King’s College quanto a UCL fazem parte da mesma instituição, a Universidade de Londres, que abriga 17 universidades públicas da cidade.

Ainda assim, a King's College, como os demais membros da Universidade de Londres, tem autonomia para tomar suas próprias decisões. São cinco campi em Londres que abrigam diversos departamentos e faculdades de diversas áreas de ensino.

king's college london é uma das melhores universidades do reino unido(Foto: Anthony O'Neil - Geograph)

8. London School of Economics and Political Science (LSE)

Posição no ranking  internacional da QS: 56.º lugar

Outra das integrantes da Universidade de Londres que está entre as melhores instituições de ensino superior do Reino Unido é a Escola de Londres de Economia e Política (LSE, em inglês). Ela foi criada em 1895 e se juntou à Universidade de Londres pouco depois, em 1900.

Hoje, a London School of Economics é uma das mais importantes referências em áreas como as ciências sociais e ciências políticas. Se você tem interesse em áreas como Relações Internacionais, a LSE pode ficar no topo da sua lista de melhores universidades para estudar.

Por ser mais especializada em economia e ciências sociais, a LSE tem uma quantidade menor de alunos, não chegando à casa dos 10 mil. Por outro lado, estudar lá te dá boas chances de se colocar no mercado de trabalho, já que a LSE é a 48.ª melhor do mundo no quesito empregabilidade.

LSE é uma das melhores universidades do Reino Unido(Foto: Divulgação/LSE)

9. Universidade de Bristol

Posição no ranking  internacional da QS: 61.º lugar (empatada com Universidade de Tecnologia Delft)

Criada em 1876, a Universidade de Bristol é reconhecida mundialmente por sua qualidade. Seus propósitos são oferecer ensino de qualidade e visão de futuro enquanto incentiva o pensamento livre entre seus estudantes.

A universidade fica na cidade de Bristol, na região sudoeste da Inglaterra. Ao todo são mais de 600 cursos divididos entre graduação e pós-graduação. A universidade reúne mais de 22 mil alunos buscando formações em várias áreas, desde arte e humanidades até ciências da vida.

Em todos os níveis, os estudantes da universidade têm acesso a professores que são referências em suas áreas. Entre os destaques do conhecimento produzido pela universidade estão os estudos sobre o clima. De acordo com a própria universidade, a instituição foi a primeira do Reino Unido a declarar uma emergência climática.

Universidade de Bristol é uma das melhores do reino unido(Foto: Universidade de Bristol/Wikimedia Commons)

10. Universidade de Warwick

Posição no ranking  internacional da QS: 64.º lugar

A Universidade Warwick é uma das mais novas dessa lista. Ela foi criada apenas 1965, no subúrbio da cidade de Coventry, no condado de Warwickshire, na Inglaterra. Segundo a universidade, seu propósito é estar entre as melhores universidades do mundo e manter mais altos padrões acadêmicos e de pesquisa.

Mesmo sendo recente, a instituição recebe uma ampla gama de alunos. São quase 30 mil no total. Além do ranking da QS, a universidade também marca presença em outras classificações, como o Research Excellence Framework de 2014, no qual ficaram em 7.º lugar entre as universidades de pesquisa do Reino Unido.

A universidade visa dar aos seus estudantes a oportunidade de ter contato com conhecimento de ponta, além de serviços estudantis e instalações de alto nível. Os alunos da Warwick contam com serviços como aconselhamento profissional, aconselhamento gratuito e serviços de saúde.

Universidade de Warwick é uma das melhores do Reino Unido(Foto: Ian/Flickr)

Quanto custa estudar nas melhores universidades do Reino Unido?

As qualidades das instituições britânicas é inquestionável. Porém, o preço cobrado por elas também é elevado. No Reino Unido, o governo estabelece um valor máximo que as universidades públicas podem cobrar os alunos nacionais. Como todas as melhores universidades do país são públicas, os britânicos podem estudar nessas instituições pagando um valor limite de £9.250 por ano.

Já no caso dos estudantes internacionais não existe uma tarifa máxima a ser cobrada. Ou seja, o valor das anuidades ficam a critério das instituições de ensino. Os preços podem variar muito, partindo de 10 mil libras até mais de 50 mil libras, dependendo do curso e da universidade.

 

Lugares como Cambridge e Oxford cobram valores mais elevados que a média. Por outro lado, as melhores universidades do Reino Unido também costumam ter bons programas de bolsas de estudos.

Existem bolsas para todos os estilos, desde a graduação até a pós-graduação. O que esses auxílios cobrem varia muito. Porém, alguns programas, como o Reach Oxford, te permitem estudar em grandes universidades sem pagar pela taxa de matrícula e ainda te auxiliam no seu custo de vida no Reino Unido. Além disso, o visto de estuante permite que você estude e trabalhe legalmente por meio período no país.

Como conquistar as melhores oportunidades no Reino Unido?

Agora que você já conhece as melhores universidades do Reino Unido já pode escolher em qual delas vai querer fazer seu intercâmbio. Mas para conseguir uma vaga em uma das melhores instituições de ensino superior do mundo, não basta ter vontade, tem que ter conhecimento, estratégia e preparação também!

Se você está disposto(a) a se dedicar para realizar o seu sonho, precisa conhecer a nossa mentoria especializada, a M60. Por lá você encontra materiais didáticos exclusivo preparado por pessoas que já estiveram nas melhores universidades do Reino Unido São mais de mil aulas gravadas, mentorias ao vivo todas as semanas e a possibilidade de tirar suas dúvidas no nosso atendimento 24 horas.

teste de perfil

Precisa de uma mãozinha na hora de se inscrever nas universidades? Nós revisamos os documentos da sua aplicação! Isso sem contar com a plataforma exclusiva para achar a bolsa de estudos ideal para você! Para aproveitar tudo isso, o primeiro passo é fazer o perfil clicando aqui e fazer parte da nossa turma de mentorados!

*Este texto foi escrito por Lucas Almeida (2019) e Ana Resende Quadros (2022)

Posts relacionados

Ana Resende Quadros
AUTOR

Ana é jornalista, mestra e doutoranda em Comunicação. Sua paixão é levar informação e conhecimento para todos e, assim, contribuir para a ampliação da cidadania.

15 Jul 2022

Postagens recentes
10 bolsas de estudos no Reino Unido

Existem diversas bolsas de estudos no Reino Unido, tanto para graduação quanto pós-graduação. Confira algumas delas com a gente!

Ana Resende Quadros
09 Ago 2022