Que o Reino Unido é um dos melhores destinos para fazer intercâmbio todo mundo já sabe, não é? Além do ótimo ambiente para se viver, um grande diferencial de lá são as instituições de ensino renomadas internacionalmente. Para você descobrir quais são elas, separamos algumas informações sobre as melhores universidades do Reino Unido de acordo com o QS World University Rankings de 2020. Mas só um spoiler: as 5 melhores instituições de ensino do país estão entre as 20 melhores do mundo!

5 melhores universidades do Reino Unido 1

Posição no ranking  internacional da QS: 4º lugar

Oxford é a universidade mais antiga do mundo de língua inglesa. Ela é tão antiga que sua data de fundação é desconhecida – embora os historiadores acreditem que as primeiras aulas  da instituição tenham começado no início do século XI. Hoje em dia, são mais de 22 mil estudantes na universidade. Desses, cerca de metade são alunos de graduação, enquanto 40% são intercambistas.

A Universidade de Oxford, que é a líder entre as melhores universidades do Reino Unido, não possui um campus principal. Sendo assim, seus edifícios e instalações estão espalhados pelo centro histórico da cidade. As faculdades de Oxford são instituições autônomas, com caráter e tradições próprias.

Cambridge-é-uma-das-melhores-universidades-do-reino-unido

Universidade de Cambridge

Posição no ranking  internacional da QS: 7° lugar

Fundada em 1209 e localizada no centro da antiga cidade de Cambridge, 80 quilômetros ao norte de Londres, a Universidade de Cambridge é uma instituição pública que atende a mais de 18 mil estudantes vindos de todos os cantos do mundo.

A universidade consiste em vários edifícios e é dividida em 31 faculdades autônomas. As aplicações são feitas diretamente para essas faculdades, e não para a universidade em geral. A instituição tem, ainda, mais de 100 bibliotecas, que abrigam mais de 15 milhões de livros no total. Tem também nove museus de artes, científicos e culturais (todos eles de renome mundial), como o Kettle’s Yard e o Museu Fitzwilliam, que estão abertos ao público durante todo o ano, além de um jardim botânico.

5 melhores universidades do Reino Unido 2

UCL

Posição no ranking  internacional da QS: 8° lugar

A University College London (UCL) é uma das principais universidades multidisciplinares do mundo, com reputação internacional pela qualidade de sua pesquisa e ensino. Ela possui quase 200 anos de história, tendo sido fundada ainda em 1826.

A UCL é o lar de centros de ensino de excelência em assuntos variados como, por exemplo, Medicina,Letras, Direito, Engenharia, História e Astrofísica. Dessa forma, o estudo interdisciplinar é muito incentivado, uma vez que a universidade se baseia no princípio de que todas as áreas de estudo podem enriquecer umas às outras.

5 melhores universidades do Reino Unido 3

Imperial College London

Posição no ranking  internacional da QS: 9º lugar

A Imperial College London (ICL) não nasceu como uma universidade unificada. Na verdade, ela foi sendo formada a partir da união de diversas outras escolas e faculdades que já existiam na Inglaterra. A primeira instituição que deu origem ao que hoje conhecemos como a Imperial foi a Royal College of Chemistry (Faculdade Real de Química), fundada em 1845.

A ICL possui dois campi principais: o de South Kensington e o de White City. Além desses dois, ainda existe um terceiro campus satélite, o de Silwood Park. Em South Kensington, estão os prédios que deram início à ICL, como os da Royal School of Mines e da Royal College of Science, por exemplo. O campus é cercado por muitas das atrações mais populares de Londres, incluindo o Royal Albert Hall, o Palácio de Kensington e o Museu de História Natural.

5 melhores universidades do Reino Unido 4

Universidade de Edimburgo

Posição no ranking  internacional da QS: 20º lugar

Fundada em 1582, a Universidade de Edimburgo é a sexta universidade mais antiga de todos os países falantes de inglês. Além disso, é também uma das primeiras instituições de ensino da Escócia. Ela possui cinco campi principais na cidade de Edimburgo. Sendo assim, muitos dos edifícios históricos da Cidade Velha pertencem à universidade.

A pesquisa é um dos fortes da universidade. Prova disso é que lá foi descoberta a anestesia com clorofórmio, a partícula de bóson de Higgs e a fertilização in vitro. Além disso, a instituição também produziu inovações como a ovelha Dolly (o primeiro mamífero a ser clonado geneticamente), a primeira vacina contra hepatite B geneticamente modificada e a tecnologia usada em smartphones.

Qual das melhores universidades do Reino Unido você gostou mais?

Agora que você já conhece as melhores universidades do Reino Unido já pode escolher em qual delas vai querer fazer seu intercâmbio. Independente de qual for a sua universidade dos sonhos, a nossa mentoria especializada te dá todo o suporte para conquistar sua vaga por lá. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.