Que o Reino Unido é uma potência acadêmica você já sabe, não é? As universidades de Oxford e Cambridge estão aí para provar que as instituições britânicas têm renome mundial. Mas você conhece a Universidade de Manchester? Apesar não ser tão famosa quanto as “colegas”, ela é uma das melhores do país e da Europa. Ficou interessado(a)? Então conheça mais sobre a instituição!

Por dentro da Universidade de Manchester

História

A Universidade de Manchester é uma instituição relativamente nova. Isso porque ela foi fundada oficialmente apenas em 2004. Mas na verdade a história dessa universidade vem de muitos anos, uma vez que ela surgiu a partir da fusão de outras instituições centenárias: a Universidade Victoria de Manchester e o Instituto de Ciência e Tecnologia de Manchester (UMIST). Após vários anos trabalhando próximas, as duas escolas decidiram se juntar e formar uma instituição única.

O UMIST tem suas raízes em 1824, durante a Revolução Industrial, quando um grupo de empresários da cidade decidiu criar um espaço onde os operários locais pudessem aprender ciência básica, principalmente Mecânica e Química

sackville-universidade-de-machester

Prédio principal do Campus Sckville Street, antiga instalação do UMIST.

Já a Universidade Victoria foi fundada em 1851 como Owens College. Em 1880, a faculdade se juntou à Universidade Federal de Victoria. Em 1904, no entanto, ela se tornou independente e passou a se chamar Universidade de Manchester, após a dissolução da universidade federal.

A união das duas instituições, em 2004, aconteceu com a autorização da Rainha Elizabeth II, por meio de uma Carta Real. Com a junção, a Universidade cresceu tanto em tamanho, como em número de alunos e reputação. A partir daí, mais recursos chegaram e novas parcerias foram fechadas. Todos esses fatores acabaram levando a instituição a se transformar em uma das melhores de todo o continente europeu.

Estrutura da Universidade de Manchester

Como foi formada por duas outras instituições de ensino, a Universidade de Manchester não tem um campus propriamente dito. Ao invés disso, os prédios da universidade estão espalhados pela cidade. No entanto, como as instalações ficam relativamente próximas em duas áreas, costuma-se dividir os conjuntos de prédios em Campus Norte (também chamado de Campus Sackville Street) e Campus Sul (ou Campus Oxford Road). O primeiro campus é referente às antigas instalações do UMIST, e o segundo aos prédios da Universidade Victoria.

whitworth-universidade-de-machester

Whitworth Hall, prédio do Campus Oxford Road.

A universidade é dividida também em três faculdades. A primeira delas é a Faculdade de Biologia, Medicina e Saúde, que é composta por três escolas. A segunda, a Faculdade de Ciências e Engenharia, formada por duas escolas e nove departamentos. Já a terceira e última, a Faculdade de Humanidades, é dividida em cinco escolas.

Nessas faculdades estudam atualmente mais de 40 mil estudantes. Desses, pouco mais de 29 mil são do Reino Unido e cerca de 11 mil são intercambistas. Com mais de 12 mil funcionários, entre professores e técnicos administrativos, a universidade é uma das maiores instituições empregadoras de toda a região metropolitana de Manchester. Para administrar todo esse corpo estudantil e docente, o orçamento anual da instituição é de mais de £1 bilhão (cerca de R$5 bilhões)!

A reputação da Universidade de Manchester

Como já dissemos anteriormente, a Universidade de Manchester é uma das melhores da Europa e do mundo. Prova disso é o QS World University Rankings 2020, que colocou a instituição na 27ª colocação na classificação geral e na 8ª posição entre as universidades do Velho Continente.

Além disso, a instituição também tem uma longa lista de prêmios. Só para ilustrar, ela possui 25 prêmios Nobel entre professores e alunos (antigos e atuais), o quarto número mais alto entre as universidades do Reino Unido. Atualmente, quatro desses ganhadores do Nobel ainda estão entre seus funcionário. Esse número é maior entre as universidades britânicas.

biblioteca-universidade-de-machester

Biblioteca da Universidade de Manchester.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a Universidade de Manchester? Que tal fazer seu intercâmbio por lá? Para isso, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para sua preparação. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos