Além de ser uma das melhores do mundo, a Universidade de Edimburgo é também a sexta mais antiga de todos os países falantes de inglês. Bacana, não é? Então conheça mais alguns fatos sobre a instituição e se prepare para ficar apaixonado. O melhor de tudo é que você pode acabar decidindo ir fazer seu intercâmbio por lá. Confira!

Universidade de Edimburgo: uma das mais antigas da Escócia

A Universidade de Edimburgo começou a funcionar em 1583. No início era uma faculdade de Direito chamada de “Tounis College” e fundada pelo Conselho da Cidade. Na época, a instituição funcionava em um terreno doado por um aluno de outra universidade, o bispo Robert Reid da Catedral de St. Magnus. Ele havia se formado na Universidade de St. Andrews, outra antiga instituição da Escócia.

New-College-da-Universidade-de-Edimburgo

New College da Universidade de Edimburgo

A fundação da universidade, diferente de outras existentes na época, foi decretada por uma Carta Real, concedida pelo rei James VI da Escócia. Até então, naquele tempo, quem determinava essas construções geralmente eram os papas. Como homenagem, em 1617 a universidade passou a se chamar “King James’s College”. Já no século XVIII, a instituição se tornou um dos principais centros do iluminismo escocês.

Com o tempo, a universidade se expandiu, tanto em número de cursos como em tamanho. Com isso, novos estudantes chegaram às faculdades, o que causou uma superpopulação nos prédios antigos. Como consequência, foi preciso construir novas instalações para acomodar todos(as) os alunos(as), como a New College, que foi estabelecida em 1846. Infelizmente, em 2002, um incêndio na Cowgate Street destruiu diversos prédios históricos da universidade.

Campi e estrutura da Universidade de Edimburgo

Hoje em dia a universidade possui cinco campi principais em Edimburgo: o Central, os King’s Buildings, o BioQuarter, o Western General e o Easter Bush. Além deles, a instituição também é responsável por vários edifícios, tanto históricos como modernos, em toda a cidade. Isso inclui a sala de concertos mais antiga da Escócia, a St Cecilia’s Hall; o Teviot Row House, que é o edifício-sede de união de estudantes mais antigo do mundo; e a residência estudantil restaurada do século XVII, em Mylne’s Court, que fica na Royal Mile Street, em Edimburgo.

Old-College-da-Universidade-de-Edimburgo

Old College da Universidade de Edimburgo

Esses prédios abrigam os mais de 43 mil estudantes que fazem parte hoje da universidade. Desses, cerca de 27.700 são alunos e alunas de graduação e mais de 16.600 estudam nos cursos de pós-graduação. Para receber e orientar esses estudantes, estão presentes na universidade mais de 4 mil professores e professoras, além de cerca de 5 mil técnicos-administrativos. O orçamento anual da universidade é de £949 milhões (mais de R$5 bilhões!). É o terceiro maior entre as instituições do Reino Unido, ficando atrás apenas de Oxford e Cambridge.

A reputação da Universidade de Edimburgo

Como já dissemos anteriormente, a Universidade de Edimburgo é uma das melhores do mundo. Prova disso é que atualmente ela se encontra na 20ª posição da classificação global da QS World University Rankings 2020. Esse renome não é novo: a universidade desempenhou um papel importante para que Edimburgo ganhasse a reputação de principal centro intelectual durante a Era do Iluminismo. Isso ajudou a dar o apelido de “Atenas do Norte” para a cidade. 

Os ex-alunos da universidade incluem algumas das principais figuras da história moderna. Só para ilustrar, três signatários da declaração de independência americana e nove chefes de estado e de governo (incluindo três primeiros ministros do Reino Unido) estudaram por lá. Até esse ano, 19 ganhadores do Prêmio Nobel, 3 premiados pelo Turing, 1 medalhista Fields e 2 medalhistas olímpicos fizeram parte do corpo estudantil da universidade.

Bayes-Centre-da-Universidade-de-Edimburgo

Bayes Centre: centro de inovação da instituição

A Universidade de Edimburgo é realmente incrível, não é? Ficou decidido(a) a estudar lá? Então clique aqui, faça agora mesmo o seu teste de perfil e conheça a nossa mentoria especializada. Podemos te ajudar a conquistar sua vaga lá fora!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos