Morar na capital alemã é realmente uma experiência internacional: estudantes e trabalhadores do mundo todo se reúnem por lá, transformando a cidade em um ambiente totalmente multicultural. Além disso, Berlim é uma cidade que está em constante evolução, sempre na vanguarda das novas tendências. Lá é realmente um lugar onde você encontra de tudo. Mas mesmo assim, existem algumas partes da cidade que são melhores do que outras, ainda mais para intercambistas. Por isso separamos nesse texto os 5 melhores bairros de Berlim para estudantes internacionais!

5 melhores bairros de Berlim

Kreuzberg

Kreuzberg é provavelmente o bairro mais cool de Berlim, por isso não é surpresa que seja um dos mais populares entre os estudantes – o que também significa que os preços dos aluguéis dispararam nos últimos anos.

Este bairro moderno e artístico reúne tudo o que há de melhor em Berlim em um só lugar, e também apresenta contrastes muito fortes: você pode morar em uma área chique em Bergmannskiez ou Paul-Lincke-Ufer, ou apreciar um cenário mais alternativo com os muros grafitados de Oranienstraße e Kotti.

Kreuzberg também é a área perfeita para quem gosta de relaxar na grama: o Parque Görlitzer (carinhosamente chamado de Görli pelos berlinenses) e o Urbanufer, no Landwehrkanal, são ótimas opções. O bairro também oferece um grande número de restaurantes e bares – Bergmannstraße, por exemplo é o local ideal para uma boa noitada.

A rede de transporte público de Berlim é ótima, portanto é fácil se locomover por lá. O Kreuzberg é um dos melhores bairros de Berlim para estudantes que frequentam o Macromedia College, a Design Academy Berlin e a ESMOD Berlin. Da Bahnhof Hallesches Tor, a linha roxa U-Bahn U6 te leva até a Universidade Humboldt com apenas três paradas.

1-melhores-bairros-de-berlim
Lojas e cafés em Kreuzberg (MaxPiel)

Mitte

Mitte é o bairro mais artístico de Berlim, bem no coração da cidade. É uma das áreas mais populares e turísticas da capital da Alemanha e onde a maioria das pessoas começa a procurar um lugar para morar, o que também torna o bairro bastante caro. O Mitte está repleto de boates, restaurantes, bares descolados e lojas de grife, portanto não há risco de ficar entediado(a).

Viver no Mitte significa que você vai estar a uma curta distância de pontos importantes da cidade, como a Alexanderplatz (ou Alex, como os locais chamam), o Hackescher Markt e a Friedrichstraße. Com os excelentes bondes, trens e ônibus da cidade, você também pode encontrar facilmente o caminho para qualquer outro bairro de lá.

O Mitte está entre os melhores bairros de Berlim para os alunos e alunas que estudam na Universidade Humboldt, uma das três maiores universidades públicas da cidade, com mais de 30 mil estudantes. Também é o lugar perfeito para quem estuda na Medienakademie; na Escola Europeia de Gerenciamento e Tecnologia (ESMT); na Escola de Mídia, Comunicação e Negócios (HMKW);na Hertie School of Governance ou na IUBH.

3-melhores-bairros-de-berlim
Alexanderplatz (Niki Nagy/Pexels)

Prenzlauer Berg

O Prenzlauer Berg é um bairro mais residencial de Berlim, onde você encontra facilmente pais e mães empurrando carrinhos de bebê. Além de um grande número de lojas de alimentos saudáveis, lá também existem vários cafés e ótimos restaurantes. A praça Kollwitzplatz é um dos melhores locais da cidade para passar uma tarde de domingo.

O famoso Mauerpark fica na mesma área: lá você pode cantar, jogar basquete, visitar os brechós ou simplesmente relaxar na grama sempre que o sol estiver brilhando. Kastanienalle é outro lugar movimentado, especialmente durante a noite, reunindo a maioria dos bares da região. Kulturbrauerei ou Pfefferberg são ótimas opções para dançar ou tomar uma tradicional cerveja alemã com seus amigos.

O Prenzlauer Berg é uma boa opção se você estuda na Universidade Humboldt de Berlim – a apenas 25 minutos de trem, metrô ou ônibus. Se você pegar o bonde e o S7, chegará à Universidade Técnica de Berlim em 35 minutos.

4-melhores-bairros-de-berlim
Famílias na Kollwitzplatz (Peter Kuley/Wikimedia Commons)

Schöneberg

Embora o Schöneberg seja um bairro predominantemente residencial, também é o “lar” da comunidade LGBT de Berlim. O bairro convive tanto com bares, clubes e lojas “provocantes”, quanto com famílias passeando nos finais de semana. Os mercados ao ar livre enchem as praças do bairro, e as lojas de antiguidades da região também transformam a área no lugar perfeito para um passeio à tarde.

Em Schöneberg, os edifícios pré-guerra de Berlim se misturam com os prédios de formas modernas dos anos 50 e 60. Para quem gosta de fazer compras, a loja de departamentos KaDeWe é imperdível. Também vale a pena visitar a prefeitura de Schöneberg, onde o presidente John F. Kennedy fez seu famoso discurso “Ich bin ein Berliner”, em 1963.

O Schönberg é um dos melhores bairros de Berlim para estudantes matriculados na Universidade Técnica de Berlim – são apenas 8 paradas na U7 e 2 paradas na U2 da estação U Eisenacher Str. Da mesma estação, você pode chegar à Universidade Humboldt em 4 paradas na U7, e 4 paradas na U6.

7-melhores-bairros-de-berlim
Prefeitura de Schöneberg (Georg Slickers/Wikimedia Commons)

Friedrichshain

Friedrichshain é a primeira coisa que sai da boca de um berlinense quando você pergunta onde ele gostaria de morar na cidade. O bairro é uma área moderna, com muitos jovens (na verdade, é o distrito da capital alemã com a maior porcentagem de jovens de 18 a 26 anos). Isso porque mesmo sendo uma área bastante central, ainda é possível encontrar lugares acessíveis para morar.

Em Friedrichshain, você encontra a East Side Gallery, onde há uma parte muito bem preservada do Muro de Berlim. Há também muitos restaurantes e bares, especialmente em torno da Simon-Dach-Straße. O bairro também é conhecido por abrigar a famosa e exclusiva boate Berghain. Enquanto ainda há luz do dia, você pode passear por um dos muitos mercados de pulgas da região ou relaxar no Volkspark Friedrichshain.

Da Frankfurter Tor, você irá levar 25 minutos para chegar à Universidade Humboldt (4 paradas no U5 e 4 no U2). Da Warschauer Straße, também são 25 minutos para chegar à Universidade Técnica de Berlim (8 paradas na S5).

5-melhores-bairros-de-berlim
Artes no trecho remanescente do muro de Berlim, na East Side Gallery (Hiroki Ogawa/Wikimedia Commons)

Intercâmbio com a UDI

Qual dos melhores bairros de Berlim mais chamou a sua atenção? Deixe sua opinião nos comentários! Quer conquistar uma vaga dos sonhos em uma universidade de Berlim e se aventurar pela Europa? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos