Escolher onde estudar no exterior pode ser um processo difícil e até mesmo demorado. Como não podemos ir pessoalmente a todas as opções de instituições que nos interessam, temos que fazer uma boa pesquisa online para poder decidir qual delas é a melhor. Para te ajudar a comparar universidades, trouxemos alguns fatores que você deve levar em conta quando for fazer a sua escolha. Confira!

Como comparar universidades?

1-comparar-universidades
VH1/Giphy

Aqui estão diversos fatores para você considerar quando for comparar universidades para fazer o seu intercâmbio:

Conteúdo do curso – Veja como o curso está estruturado, os diferentes caminhos que você pode seguir, quanta liberdade você tem para montar sua grade, etc.

Localização – Considere os meios de transporte, a localização no planeta (de forma geral), as perspectivas de empregabilidade no lugar (se você pretende permanecer no país após a formatura) e o custo de vida nessa área.

Reputação acadêmica – Descubra como é a reputação da universidade: quais são os requisitos de admissão? Um diploma dessa universidade é respeitado tanto quanto o diploma de outra universidade?

Empregabilidade – a universidade possui um alto nível de empregabilidade entre os ex-alunos? Existem parcerias com empresas?

Custos – Compare o custo das mensalidades, acomodação e o custo de vida na área em volta da universidade. Além disso, pesquise a oferta de bolsas de estudos para estudantes internacionais.

Satisfação dos alunos – Procure as opiniões dos alunos e alunas que já frequentaram a universidade: o que eles têm a dizer sobre a vida estudantil?

Vida estudantil – Que eventos costumam acontecer no campus? Como é a comunidade estudantil? Existem clubes e sociedades dos quais você gostaria de participar?

Onde encontrar essas informações?

Use os rankings de universidades

Os rankings podem te ajudar muito na hora de comparar universidades. As classificações da QS, por exemplo, além de apontarem as melhores universidades do mundo, ainda têm rankings especializados em outros indicadores, como localização, reputação acadêmica, empregabilidade e satisfação dos estudantes. Isso pode te ajudar a responder as perguntas das métricas que sugerimos acima.

Se você quiser fazer sua graduação ou mestrado no exterior, recomendamos que dê uma olhada nesses rankings quando for comparar universidades:

3-comparar-universidades
O MIT foi apontado como a melhor universidade do mundo no último QS World University Rankings (Brian C. Keegan/Wikimedia Commons)

Se a localização da universidade for um fator muito importante, você pode se basear nesses outros rankings para comparar universidades:

Vasculhe o site da universidade

Os sites das universidades estão repletos de informações detalhadas sobre os cursos oferecidos, a vida estudantil, as acomodações e os preços. Alguns contam até mesmo com passeios online, oferecendo a oportunidade de participar de um tour para ter uma impressão real da universidade.

Quando for fazer sua pesquisa, dê uma olhada nos recursos da universidade: bibliotecas, tamanho das salas de aula, refeitórios, centros esportivos, proporção de professores por estudante e outros critérios que podem fazer toda a diferença na sua vivência e no seu aprendizado durante o intercâmbio.

Você também pode descobrir sobre os serviços de carreira da universidade – o que a instituição oferece aos estudantes para ajudar a encontrar uma experiência no mercado de trabalho após a formatura e quais recursos estão disponíveis para estudantes e ex-alunos e alunas?

Recorra às redes sociais

Dê uma olhada nos perfis da universidade em redes sociais. Muitas vezes, eles publicam fotos e informações sobre eventos que acontecem por lá. Inclusive, você pode até entrar em contato diretamente com a universidade e solucionar qualquer dúvida que possa ter (o Twitter é o mais recomendado para isso!).

2-comparar-universidades
Perfil de Harvard no Instagram (Reprodução)

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe como como comparar universidades, já pode se preparar para conquistar uma oportunidade na instituição que escolher. Para isso, conte com todo o suporte da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos