Pensar em meios de transporte dentro da Europa é, quase sempre, pensar em qualidade. Então se você for fazer um intercâmbio por lá, não pode deixar de usar essa vantagem para se aventurar pelo seu país de destino e até mesmo pelos outros países próximos. Afinal, você vai estar cercado(a) por tantas culturas, línguas e costumes diferentes que não faz sentido ficar parado(a) em um lugar só.

E a boa notícia é que, além da questão da qualidade, utilizar qualquer tipo de meio de transporte dentro da Europa é sinônimo de economia. Vamos te mostrar agora como!

Mas afinal, quais são as opções de transporte dentro da Europa?

Trens

Os trens são totalmente subestimados aqui no Brasil, principalmente para viagens intermunicipais e interestaduais. Provavelmente, isso se dá porque a malha ferroviária do país é mais voltada para o transporte de carga. Mas para nossa sorte, a Europa possui incríveis sistemas ferroviários, totalmente acessíveis e práticos. Por exemplo, você pode viajar para a maioria dos países comprando um passe Eurail. 

O passe global Eurail tem algumas opções que permitem que você embarque em qualquer trem em 22 países por um período de duas semanas. Ele é especialmente popular entre os estudantes durante as férias de verão por lá. E a melhor parte dos trens é que você pode apreciar a vista pela janela enquanto passa, conhecendo várias paisagens do Velho Continente.

trem-transporte-dentro-da-europa

Estação Brussel Centraal, na capital da Bélgica.

Ônibus

Os ônibus na Europa são baratos e vão a quase todos os lugares. Nas cidades, os ônibus locais são especialmente úteis se você estiver transitando pelos bairros, como para ir para a universidade, por exemplo. Já os ônibus a nível nacional são ótimos se você decidir fazer uma aventura de última hora no interior do seu país de destino. 

Além disso, existem ainda os ônibus internacionais, que estão disponíveis se você estiver realmente tentando viajar com um orçamento limitado. Por exemplo: você sabia que pode pegar um ônibus de Londres com destino a Paris? Pois é, nem o Canal da Mancha impede uma viagem de ônibus pela Europa!

Algumas empresas de ônibus baratas por lá: FlixBus, Student Agency, Lux Express e Megabus.

onibus-transporte-dentro-da-europa

Os ônibus de dois andares de Londres são conhecidos no mundo todo.

Avião

Obviamente, os aviões são a maneira mais rápida de percorrer longas distâncias. E na Europa, por incrível que pareça, eles também podem ser a opção de meio de transporte mais barata! Acredite ou não, companhias aéreas de baixo custo como RyanAir e EasyJet tornaram as viagens aéreas mais acessíveis, mesmo para os estudantes. Além de serem mais baratas, essas companhias permitem, de forma fácil, reservar passagens a preços razoáveis com poucos dias de antecedência. Isso torna as viagens espontâneas (e de última hora) mais simples.

Metrô

Viajar dentro da própria cidade que se mora também pode ser uma aventura. E, na Europa, um meio barato de fazer isso é andando de metrô, principalmente nas capitais e nas cidades maiores. Por lá, além das linhas principais, alguns lugares também possuem um sistema secundário de metrô, que atende a áreas que vão além dos limites da cidade.

Geralmente, eles complementam o sistema principal de metrô, que serve o centro da cidade. De qualquer forma, lembre-se sempre e não se perca: existem diferentes linhas, que atendem a diferentes grupos de passageiros – aqueles que viajam dos subúrbios e aqueles que viajam dentro da própria cidade.

Os 20 maiores sistemas de metrô no continente são, respectivamente, os de Londres, Moscou, Madrid, Paris, Berlim, Bruxelas, Barcelona, São Petersburgo, Istambul, Estocolmo, Hamburgo, Milão, Munique, Oslo, Atenas, Viena, Roterdã, Newcastle, Bucareste e Kiev.

metro-transporte-dentro-da-europa

Entrada para uma estação de metrô no Quartier de l’Europe, em Paris.

Com o tempo, você vai perceber que é muito fácil viajar pela Europa. Como os países no Velho Continente não são tão grandes, viajar por eles é como viajar entre os estados do Brasil. Além disso, as opções de transporte dentro da Europa são acessíveis e de qualidade. Você tem interessado em viver sua experiência internacional por lá? Então clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para participar da nossa mentoria especializada.

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos