BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

14 bibliotecas universitárias mais bonitas do mundo

Não tem melhor lugar dentro de uma universidade para estudar e se concentrar que a boa e velha biblioteca, certo? Mas algumas instituições de ensino realmente se superam nesse aspecto e oferecem para os seus alunos uma estrutura de cair o queixo, inclusive visualmente. Pensando nisso, resolvemos criar a nossa lista das bibliotecas universitárias mais bonitas do mundo.

É claro que existem centenas de bibliotecas universitárias incríveis espalhadas por aí, mas para fazer essa lista de forma justa consideramos bibliotecas de diferentes países, estilos arquitetônicos e períodos históricos. Confira abaixo o resultado!

14 bibliotecas universitárias mais bonitas do mundo

 

Biblioteca Central da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM)

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-UNAM
A Biblioteca Central da UNAM, na Cidade do México, faz parte do grupo de estruturas arquitetônicas únicas que contribuíram para que o campus da instituição, que é a melhor do México, fosse reconhecido como um Patrimônio da Humanidade da UNESCO em 2007.
 
Em contraste com a maioria dos outros edifícios do campus, a biblioteca é uma estrutura imponente em forma de quadrado, adornada com vários murais pintados pelo famoso muralista Juan O´Gorman. A altura, a forma e o design artístico do edifício o destaca dos demais. O prédio foi finalizado em 1956 para receber a biblioteca que anteriormente ficava no centro da cidade e hoje abriga cerca de 400 mil livros. 
 

Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher - Universidade de Toronto

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-thomas
A Biblioteca de Livros Raros Thomas Fisher da Universidade de Toronto abriga a maior coleção de livros históricos e de acesso público do Canadá. A coleção da biblioteca é formada, por exemplo, por manuscritos religiosos, documentos científicos inovadores, escritos políticos e gravuras requintadas do século XVII.
 
Algumas de suas peças mais notáveis incluem originais de Shakespeare, uma cópia da prova do livro Origem das Espécies de Charles Darwin e duas cópias da Crônica de Nuremberg, datada de 1493. A coleção também é composta por fragmentos de manuscritos egípcios em papiro, documentos hebraicos e judaicos e 25 mil publicações que fizeram parte da coleção de Robert S. Kenny, um notório membro do Partido Comunista do Canadá.
 

Biblioteca da Universidade de Arte de Tama

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-tama
A Biblioteca da Universidade de Arte Tama, em Tóquio, no Japão, foi projetada pelo renomado arquiteto japonês Toyo Ito e é uma icônica estrutura de concreto e vidro dividida em dois níveis. O que chama atenção é que enquanto o exterior do edifício se assemelha a um Coliseu em forma de cubo, a parte interna, com seu teto abobadado e centenas de arcos, lembra uma grande catedral medieval europeia.
 

Biblioteca Filológica da Universidade Livre de Berlim

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-alemanha
O design da Biblioteca Filológica da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, é com certeza um dos mais inovadores dessa lista.  O prédio foi construído em 2005 pelo arquiteto Norman Foster e foi imediatamente apelidado de o "Cérebro de Berlim". Advinha o motivo? Acertou se você imaginou que a biblioteca foi construída na forma do cérebro humano! Com mais de 700 mil volumes distribuídos em quatro andares, esse é um dos maiores marcos arquitetônicos da capital alemã.
 

Biblioteca da Universidade de Salamanca

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-salamancaSituada no coração do centro histórico da universidade, a Biblioteca da Universidade de Salamanca é uma das mais icônicas de toda Espanha. A antiga biblioteca, construída no século XV, ostentava a famosa pintura "El Cielo de Salamanca" no teto.
 
Embora a maior parte dessa pintura tenha desmoronado durante a reconstrução da biblioteca no século XVIII, uma parte permaneceu escondida por quase 200 anos atrás do teto da nova estrutura. A pintura foi restaurada e transferida para o museu da universidade. Hoje a biblioteca possui mais de 160 mil volumes, muitos dos quais datam do século XI.
 

Biblioteca Joanina - Universidade de Coimbra

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-joanina
A Biblioteca Joanina faz parte da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, que é a segunda maior de Portugal. O edifício maior da Biblioteca Geral foi fundada em 1962 mas o grande e inegável destaque do conjunto é mesmo a Biblioteca Joanina, que foi fundada em 1537.
 
Em estilo barroco, o prédio histórico contém mais de 200 mil livros impressos antes de 1800 e tem uma arquitetura requintada com três grandes salas,  arcos ornamentados, muita madeira e vários detalhes dourados. O brasão de armas do rei João V, o seu fundador, é exibido sobre a porta de entrada.
 

Biblioteca Geisel - Universidade da Califórnia em San Diego

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-geisel
Erguendo-se em uma altura de mais de 30 metros, os oito andares da Biblioteca Geisel formam um corpo cilíndrico que fica na base de um desfiladeiro. O ponto mais largo da biblioteca, no nível do solo, mede 75 metros. Já o ponto mais largo acima do solo é o sexto andar.
 
Os dois níveis mais baixos atuam como um pedestal para a incrível torre de seis andares. O arquiteto William Pereira, que projetou essa estrutura única, deixou bem claro desde o início da obra que qualquer adição posterior a estrutura do prédio pode causar a sua queda desfiladeiro abaixo!
 

Biblioteca Brotherton - Universidade de Leeds

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-brotherton
Nomeada em homenagem a Lord Brotherton, que contribuiu muito para a sua construção, a Biblioteca Brotherton da Universidade de Leeds, no Reino Unido, foi inaugurada em 1936. O edifício, projetado pela empresa Lucas & Lodge, tinha como objetivo inicial ser acessado através do edifício Parkinson, outro importante prédio da universidade que fica na sua frente.
 
É por isso que o seu exterior é  bem simples, apenas revestido de tijolos vermelhos, já que a ideia é que ele não ficasse visível. A construção atrasada do edifício Parkinson, no entanto, deixou o exterior da biblioteca completamente exposto por quase 15 anos.
 
Histórias a parte, o grande destaque dessa biblioteca é mesmo o seu interior, formado por uma cúpula enorme, um balaústre de ferro impressionante e colunas de mármore sueco verde. O contraste do exterior sem-graça com o interior esplendoroso é o grande charme dessa biblioteca.
 

Biblioteca George Peabody - Universidade Johns Hopkins

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-george-peabody
A Biblioteca George Peabody da Universidade Johns Hopkins, nos EUA, foi criada pelo bem-sucedido empresário e magnata bancário George Peabody. Até 1982, a biblioteca fazia parte do Instituto Peabody de Baltimore. O luxuoso edifício neogrego foi projetado pelo célebre arquiteto Edmund Lind em 1857 e é frequentemente usado como local de banquetes e festas de gala.
 
O edifício abriga mais de 300 mil volumes que cobrem uma grande variedade de tópicos. A maioria dos livros raros da biblioteca remonta aos séculos XVIII e XIX. No entanto, existem também tabuletas cuneiformes da Mesopotâmia, alguns dos primeiros livros impressos da história e uma coleção peculiar de edições de Dom Quixote.
 

Biblioteca da Universidade Católica de Leuven

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-leuven
O prédio original da Biblioteca da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, foi construído na primeira metade do século XIX. No entanto, durante a Primeira Guerra Mundial, em 1914, a biblioteca foi saqueada e destruída pelas tropas alemãs. Um novo edifício, projetado pelo arquiteto americano Whitney Warren, foi construído entre os anos de 1921 e 1928 e reflete um estilo arquitetônico neo-flamengo-renascentista.
 
Como uma das maiores estruturas universitárias da região, o tamanho da torre serve como representação da vitória contra a Alemanha. Em 1940, o prédio foi novamente queimado na segunda invasão alemã e foi reconstruído de acordo com os projetos de Warren.
 

Biblioteca do Trinity College Dublin

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-trinity
A Biblioteca do Trinity College Dublin, na Irlanda, é famosa por sua história,  pelos seus bustos de mármore e pela sua coleção de 200 mil livros, a maioria deles antigos. Construída em 1712, o espaço passou por uma grande reforma em 1860 que elevou o teto e criou o nível superior de estantes de livros.
  Além dos bustos de mármore que revestem a sala, representando os notáveis da Trinity College e os grandes escritores e filósofos do mundo, os valiosos tesouros da Long Room (a passagem central da biblioteca) incluem uma harpa do século XV e uma cópia rara da Proclamação da República da Irlanda de 1916.
 

Biblioteca Joe & Rika Mansuet - Universidade de Chicago

 

Biblioteca Nacional da Finlândia

bibliotecas-universitárias-mais-bonitas-do-mundo-national-finland
A Biblioteca Nacional da Finlândia, antes conhecida como Biblioteca da Universidade de Helsinque, é um excelente exemplo do estilo  imperial na arquitetura finlandesa. Construída durante a década de 1840, a biblioteca possui uma fachada de aparência clássica e a sua rotunda, embora só tenha sido adicionada posteriormente, hoje é um dos seus elementos mais impactantes. O edifício abriga o arquivo nacional da Finlândia e a maioria dos livros é armazenada em abrigos subterrâneos ou em estantes comuns.  
 

Universidade do Intercâmbio

E aí, qual dessas bibliotecas universitárias é a mais bonita na sua opinião? Ficou com vontade de estudar em alguma dessas universidades? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a conquistar a sua vaga em qualquer uma dessas instituições. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e faça parte do nosso time de mentorados!

Posts relacionados

Rafael Cerqueira
AUTOR

Rafael é um jornalista baiano apaixonado por viagens. Estudou em Minas e Portugal. Viveu em São Paulo e na Argentina. Conheceu 26 países (e culturas), mas não pretende parar por aí. 

10 Jun 2020

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024