Se você for estudar em uma universidade dos EUA, provavelmente vai precisar apresentar as notas do seu teste de proficiência, e elas vão ter um papel importante na sua aplicação. Nesse texto, vamos discutir se 100 pontos no TOEFL é uma boa nota e se essa é uma pontuação competitiva! Vamos lá?

100 pontos no TOEFL: é uma boa nota?

A verdade é que isso depende da faculdade para a qual você vai aplicar. Basicamente, uma boa nota no TOEFL é aquela que atende a todos os requisitos da universidade que você tem interesse em estudar. 

Por outro lado, podemos olhar para a média das notas para ver qual a porcentagem de estudantes (chamados de percentiles pela organização do TOEFL) que tiraram mais ou menos do que você. De um modo geral, uma nota acima da média de 50% dos estudantes já é considerada uma boa pontuação e qualquer nota acima dos 75% é considerada ótima. De acordo com as médias oficiais do teste, 100 pontos no TOEFL fica além da média de 80% dos estudantes, o que te coloca bem acima de “bom” e um pouco acima de “ótimo”.

No entanto, as médias podem mudar dependendo do nível acadêmico. Por exemplo, 100 pontos no TOEFL passa da média de 80% dos candidatos para 88% quando se leva em consideração apenas as pontuações de alunos do Ensino Médio no teste.

Aqui estão os percentiles em que 100 pontos no TOEFL se encaixam:

Nível acadêmico

Percentile de 100 pontos no TOEFL

Ensino Médio

88

Cursos técnicos (two-year college)

89

Graduação

82

Pós-Graduação

76

Como indicado acima, uma única pontuação no TOEFL pode mudar de percentile de maneira bastante significativa, dependendo de qual nível acadêmico for considerado. Em geral, à medida que o nível acadêmico aumenta, o percentile de 100 pontos no TOEFL diminui, mostrando que quanto mais instruído você é, maior a probabilidade de obter uma pontuação maior que 100.

Mas então, 100 pontos no TOEFL é uma nota competitiva?

4-100-pontos-no-toefl

Sim! 100 pontos no TOEFL é uma nota bastante competitiva. No que diz respeito à habilidade na língua inglesa, um 100 indica que você é ótimo(a), mas ainda não é perfeito(a) no idioma. Inclusive, 100 pontos no TOEFL atende aos requisitos mínimos do teste nas escolas e programas mais seletivos, incluindo as universidades da Ivy League.

De acordo com o US News, a pontuação média no TOEFL exigida para admissão (para estudantes de graduação) nas universidades dos EUA é de 78. Ou seja, tirar 100 pontos no TOEFL irá te colocar bem acima dessa média e você será elegível para a maioria das instituições do país.

É importante observar que para candidatos em cursos de graduação, as pontuações mínimas no TOEFL são normalmente definidas pela universidade, de forma geral. Já para candidatos da pós-graduação, as pontuações mínimas geralmente variam de acordo com o programa. 

Abaixo, você encontra a pontuação mínima para diversas instituições e alguns programas de pós-graduação dos EUA:

Instituições que você atende à pontuação recomendada com 100 pontos no TOEFL

Instituição

Nota mínima requerida

Nota recomendada

Boston University

90-100
UCLA

100

University of Chicago

100
Cornell

100

MIT

90

100

NYU

100

Notre Dame University

100

Vanderbilt University

100

University of Washington

76

92

Yale

100

2-100-pontos-no-toefl

University of Washington

Instituições que você atende à pontuação mínima no TOEFL

Instituição

Nota mínima requerida Nota recomendada
Amherst College 100

Brown

100
Claremont McKenna 100

Columbia

100
University of Michigan 100

Northeastern

92
Rice University 100

University of Rochester

100 107
University of Southern California 100

Tufts

100

Instituições que você precisa melhorar um pouco sua nota

Instituição

Nota mínima requerida
Carnegie Mellon

102

Programas de pós-graduação que você atende à pontuação mínima no TOEFL

Programa

Nota mínima requerida
Northwestern University — Doutorado de Artes Musicais

95

University of Pittsburgh — MBA

100
Stanford — Educação (PhD)

100

Rensselaer Polytechnic Institute — Engenharia Mecânica

100
Columbia — Economia (PhD)

100

Harvard — LLM

100
Tufts — Ciências Biomédicas (MS)

100

MIT — Química (PhD)

100
American University — Psiscologia (MA)

100

1-100-pontos-no-toefl

University of Pittsburgh

Programas de pós-graduação que você precisa melhorar um pouco sua nota

Programa

Nota mínima requerida
NYU — Design de Estúdios e Filmes (MFA)

105

Texas A&M — Finanças (MS)

105
Harvard — Educação

104

Cornell — Engenharia de Sistemas

105
Duke — Mestrado em Teologia (ThM)

108

Columbia — LLM

105
UC Davis — Doutorado em Medicina Veterinária

105

University of Chicago — Física (PhD)

102
Yale — Assuntos Globais (MA)

102

Qual é a importância da sua nota no TOEFL para a aplicação?

Em geral, sua nota no TOEFL tem um papel importante na sua aplicação, mas isso depende se a sua instituição de interesse exige ou não uma pontuação mínima específica no teste.

Se sua universidade exige uma pontuação mínima no TOEFL, você deve obter pelo menos essa pontuação para se qualificar para a admissão. Não obter essa pontuação te torna inelegível para admissão (a menos que a escola ofereça admissão condicional). Por exemplo, a Brown University exige uma pontuação mínima de 100 pontos no TOEFL para admissão nos cursos de graduação, o que significa que se sua pontuação for menor que essa, você não será aceito(a)!

Por outro lado, se sua faculdade recomenda uma pontuação no TOEFL, mas não exige uma nota mínima (ou exige uma menor que a pontuação recomendada), tente conseguir a pontuação recomendada. Embora você não precise obter essa pontuação exata para se qualificar para a admissão, alcançá-la (ou excedê-la) vai aumentar significativamente suas chances de ser aceito(a). Por exemplo, a Universidade de Rochester exige uma pontuação mínima de 100 no TOEFL, mas recomenda obter pelo menos 107.

Mas e se você pontuar bem acima da nota exigida ou recomendada no TOEFL? Infelizmente, em geral, isso não oferece muitas vantagens. A maioria das instituições só quer comprovar se você tem o nível mínimo de proficiência em inglês necessário para se sair bem na faculdade. Portanto, não há muita diferença entre pontuar acima da nota mínima no TOEFL e tirar exatamente a nota mínima exigida. Dito isto, às vezes pontuar muito acima do mínimo pode ser benéfico, servindo, por exemplo, como um critério de desempate a seu favor.

Intercâmbio com a UDI

Você quer tirar 100 pontos no TOEFL ou mais? Então conte com a ajuda da nossa mentoria especializada com dicas para se sair bem nos testes de proficiência e em toda a sua aplicação para uma oportunidade no exterior! Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos