Quando se fala em Ivy League, quais são as primeiras universidades que aparecem na sua cabeça? Certamente você pensou em Harvard, Yale, Columbia ou até Princeton, não foi? Muita gente esquece que a Ivy League é formada por oito instituições de peso e uma delas, em especial, sempre acaba perdendo um pouco dos seus holofotes para as “irmãs” maiores: o Dartmouth College. No texto de hoje vamos falar um pouco sobre essa instituição e provar que ela vale sim a sua atenção.

Campus

O Dartmouth College fica em Hanover, uma pequena cidade rural de 11 mil habitantes localizada no estado de Nova Hampshire. Com um terreno de mais de 1 milhão de metros quadrados, é o maior proprietário privado de terras da cidade!  

Os prédios do campus central do Dartmouth College variam em idade. Os mais antigos, o Wentworth e o Thornton Halls, foram construídos na década de 1820. Já os mais recentes (instalações do departamento de Matemática e dormitórios de alunos) datam de 2016.

Dartmouth-College-View
Vista aérea do Dartmouth College (Foto: Kane5187/Wikimedia)

A maior parte dos edifícios da instituição foram projetados no estilo de arquitetura colonial georgiana, um tema que foi preservado inclusive em adições arquitetônicas mais recentes. Uma característica notável no Dartmouth College são suas muitas árvores espalhadas por todos os lados, o que faz desse um dos campi universitários mais verdes dos Estados Unidos.

História

Fundada em 1769, antes mesmo da independência do país, Dartmouth College é a instituição de ensino superior nos EUA a operar de forma ininterrupta por mais tempo. E um fato curioso é que o fundador da faculdade, um reverendo chamado Eleazar Wheelock, a criou com a intenção de oferecer educação formal para os jovens indígenas da região. Consta ainda que um dos primeiros alunos de Wheelock, um nativo americano chamado Samson Occom (da tribo Mohegan), foi uma figura central no levantamento de fundos para a criação da instituição. O terreno até hoje ocupado pela faculdade foi cedido pelo governador do estado a época.

Inclusive esse passado indígena se reflete até os dias atuais, visto que Dartmouth estabeleceu um dos primeiros programas para nativos americanos no país e hoje conta com mais graduados indígenas que todas as outras instituições da Ivy League somadas. Outro fato histórico importante é que, até 1972, Dartmouth era uma instituição exclusiva para homens.

Durante toda sua história, Dartmouth produziu muitos ex-alunos proeminentes, incluindo 170 membros do Senado e da Câmara dos Representantes dos EUA; 24 governadores; 10 bilionários; 10 secretários de gabinete; 3 ganhadores do Prêmio Nobel; 13 vencedores do Prêmio Pulitzer; 2 juízes da Suprema Corte americana e um vice-presidente.

Entre os nomes mais famosos que já passaram pelos corredores da instituição estão a atriz multipremiada Meryl Streep; a roteirista e produtora de televisão Shonda Rhimes; e Robert Frost, um dos mais importantes poetas americanos do século XX.

Dartmouth_Hall_Dartmouth_College
Dartmouth Hall (Foto: Daderot/Wikimedia)

Por que College e não University?

Você já se perguntou por que todas as outras instituições da Ivy League são universidades (Universities) enquanto apenas Dartmouth é uma faculdade (College)? A resposta pra essa pergunta na verdade é bem simples.

O Dartmouth College se autodenomina uma faculdade principalmente para esclarecer sua identidade. Ainda no século XIX, o estado de Nova Hampshire tentou forçar a instituição a se tornar uma universidade, o que a transformaria em uma entidade pertencente e operada pelo estado na época.

Esse impasse acabou virando uma batalha judicial e a questão só foi resolvida em 1819 na Suprema Corte americana. Na época, o argumento que permitiu a continuidade de Dartmouth como um College foi o de que a mudança colocaria em risco todos os contratos privados da instituição.

Com o passar dos anos, Dartmouth foi se transformando em uma pequena University, mas ainda faz questão de manter o seu status de College. Em outras palavras, pode-se dizer que Dartmouth é uma universidade em todas os aspectos técnicos desse termo – menos no seu próprio nome.

Organização Interna

O Dartmouth College é essencialmente uma instituição de Artes Liberais dividida em 40 departamentos acadêmicos e interdisciplinares que oferecem 57 majors. Os alunos são livres para “desenhar” o seu próprio percurso acadêmico, podendo combinar diferentes majors e minors ou mesmo optarem por uma formação dupla. Alguns dos majors mais populares da instituição são História, Ciência da Computação, Economia, Ciências da Engenharia e Governança.

Dartmouth-College-Tuck
Tuck School of Business (Foto: Wikimedia)

A faculdade ainda oferece 19 programas de pós-graduação (entre mestrado e doutorado) e conta com três escolas profissionais: a Geisel School of Medicine, a Thayer School of Engineering e a Tuck School of Business.

Rankings

No QS World University Rankings 2021, Dartmouth ocupa a 203ª colocação a nível mundial, empatada com a Universidade do Ontário Ocidental (Western University), no Canadá. Já entre as universidades americanas aparece na 46ª posição, logo atrás da Universidade Vanderbilt, uma instituição do estado do Tennessee.

Nesse mesmo ranking, as áreas mais bem avaliadas da faculdade são Economia, Medicina, Negócios, Geografia, Política, Psicologia, História, Inglês, Literatura, Linguagens Modernas, Ciências Sociais, Ciências da Vida, Artes, Humanidades, Ciência da Computação, Sistemas, Engenharia Química e Estudos do Meio Ambiente.

Já no ranking da Times Higher Education (THE), a instituição figura numa posição ainda melhor, ocupando o 94º lugar mundial ao lado da Universidade de Basileia, na Suíça.

Números

No último levantamento divulgado, em 2019, o Dartmouth College tinha 6608 alunos, sendo que 4459 eram de graduação e 2149 de pós graduação. Cerca de 15% desse total eram estrangeiros. Já o número de professores se aproxima da casa dos 1000 e os funcionários administrativos são pouco mais de 3 mil.

Dartmouth-College-Sherman_Fairchild_Physical_Sciences_Center
Sherman Fairchild Physical Sciences Center (Foto: Kane5187/Wikipedia)

A taxa média de admissão da instituição é de apenas 9%. Isso significa que, a cada rodada de seleção de novos alunos, apenas 9% dos candidatos são aceitos.

E para manter o seu nível educacional de altíssimo padrão, o Dartmouth College conta com um fundo impressionante de quase 6 bilhões de dólares por ano!

Universidade do Intercâmbio

Gostou de conhecer mais sobre o Dartmouth College e ficou com vontade de estudar por lá? Nossa mentoria especializada pode te ajudar a planejar seu intercâmbio e conquistar sua oportunidade fora do Brasil. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.