Como o ACT com redação é opcional, muitos estudantes não têm certeza se devem ou não fazer essa seção, que adiciona 40 minutos à prova. No entanto, há uma resposta simples para essa pergunta: isso depende dos requisitos das faculdades para as quais você vai aplicar. Este guia vai te orientar sobre como começou o ACT com redação, como determinar se você deve ou não fazer essa seção e algumas outras considerações que você deve ter em mente.

O que é avaliado na seção de Leitura do ACT?

6 passos para se preparar para o ACT

ACT: tudo o que você precisa saber

ACT com redação: fazer ou não fazer?

Como surgiu o ACT com redação?

Desde 2005, os estudantes podem escolher entre duas versões diferentes da prova: o ACT com redação e o sem. O teste de redação é uma parte opcional, de 40 minutos, que os alunos podem optar por realizar no final do teste de múltipla escolha.

A ACT, Inc., organização responsável pelo teste, adicionou a seção de Redação em resposta à revisão do SAT de 2005, que incluiu uma seção de Escrita, com perguntas de múltipla escolha e uma redação. Dessa forma, a adição da seção de Redação ao ACT foi feita para manter os dois testes equivalentes e facilmente comparáveis. No entanto, a parte escrita era obrigatória no SAT e opcional no ACT.

SAT ou ACT: qual é o melhor?

Essa discrepância entre a forma como os dois testes incorporaram suas seções de Redação causou uma grande confusão para estudantes e faculdades. Por fim, cada instituição definiu sua própria política sobre as seções escritas dos dois testes: algumas simplesmente ignoraram as notas do SAT Writing e não exigiram a redação do ACT; outros consideraram a redação do SAT, mas não exigiram no ACT; e um terceiro grupo considerou o SAT Writing e exigiu o ACT com redação. Para complicar ainda mais a situação, a redação do SAT também é, agora, uma seção opcional e separada, como no ACT.

O que você precisa ter em mente

Por mais que a exigência ou não do ACT com redação pelas universidades de seu interesse seja o fator principal para fazer ou não essa seção da prova, existem alguns outros prós e contras que devem ser levados em consideração.

Uma boa nota na seção de redação pode aumentar – um pouco – suas chances de admissão

Mesmo que uma faculdade não exija, uma pontuação alta na redação do ACT pode dar um leve impulso à sua aplicação, pois serve como uma indicação de fortes habilidades de escrita e análise. Essa é basicamente apenas uma maneira de fornecer algumas informações extras e geralmente terá apenas um pequeno benefício. 

As principais circunstâncias em que valeria a pena enviar o ACT com a redação, mesmo que não seja obrigatório, são essas duas:

Lembre-se também de que algumas universidades simplesmente não analisam sua pontuação de redação, mesmo que você a envie. Leia atentamente as políticas de cada faculdade para saber se vale a pena gastar esse tempo.

Fazer o ACT com redação tem alguns custos

Até agora, focamos nas razões pelas quais você deveria fazer o ACT com redação, mas também há alguns “custos” associados a isso.

Inscrição Há uma taxa extra de US$ 16 (cerca de R$ 90) para fazer a seção de Redação do teste.

Tempo extra de estudo Se você escolher fazer o ACT com redação, vai precisar se preparar para essa seção, o que significa investir horas extras de estudo. No entanto, a seção de Redação do ACT é muito dinâmica. Ou seja, quando você entende como ela funciona, apenas algumas horas de preparação são suficientes.

Qual é o impacto da cotação do dólar no intercâmbio?

Esses dois “custos” são relativamente pequenos e não devem impedir que você se inscreva em faculdades que exigem o ACT com redação. Se a taxa extra for um problema sério, você pode tentar uma isenção, que abrange tanto a parte da redação quanto o restante do teste.

Mas enfim, quais faculdades requerem o ACT com redação?

Aproximadamente 300 faculdades nos EUA exigem ou recomendam que os candidatos façam o ACT com redação. Em geral, as instituições mais seletivas esperam que você envie uma pontuação de redação, enquanto as menos seletivas não. No entanto, existem muitas exceções: a Universidade de Chicago, por exemplo, não exige a seção de Redação. Outras escolas não exigem o ACT com redação, mas recomendam.

Universidade de Chicago

Como os processos seletivos variam muito, você vai precisar verificar os requisitos para todas as faculdades às quais pretende se candidatar. Para encontrar essas informações, você pode verificar o banco de dados da ACT, Inc. Você também pode consultar os requisitos nos próprios sites das universidades: basta pesquisar no Google por "[nome da escola] ACT writing requirement".

Se você não souber para quais universidades quer ou vai aplicar, a recomendação é fazer o ACT com redação, apenas por segurança. Isso porque, infelizmente, você não pode fazer a seção de Redação separadamente. Portanto, se você decidir se inscrever mais tarde em uma universidade que exige a redação, terá que refazer o teste inteiro.

A seguir, você encontra uma lista com todas as universidades que exigem e/ou recomendam o ACT com redação, separadas por estado (os estados que não aparecem na lista não contam com nenhuma instituição com esse tipo de requisito). Para encontrar suas faculdades de interesse, role para baixo até o estado em que elas estão localizadas ou use Ctrl + F para pesquisar o nome de uma instituição específica.

Um * ao lado do nome da universidade indica que o ACT, como um todo, é opcional, devido à COVID-19. Essa condição se aplica aos estudantes que forem se inscrever para admissão nos semestres de outono de 2021 ou primavera de 2022.

ALABAMA

Recomendado:

ALASKA

Recomendado:

CALIFÓRNIA

Recomendado:

CAROLINA DO NORTE

Exigido:

Recomendado:

CAROLINA DO SUL

Recomendado:

COLORADO

Recomendado:

CONNECTICUT

Recomendado:

DAKOTA DO NORTE

Recomendado:

DAKOTA DO SUL

Recomendado:

DELAWARE

Recomendado:

DISTRITO DE COLÚMBIA

Recomendado:

University of the District of Columbia

FLÓRIDA

Recomendado:

GEÓRGIA

Recomendado:

IDAHO

Recomendado:

ILLINOIS

Recomendado:

INDIANA

Recomendado:

IOWA

Recomendado:

KANSAS

Recomendado:

KENTUCKY

Recomendado:

LOUISIANA

Recomendado:

MAINE

Recomendado:


University of Southern Maine (John Phelan/Wikimedia Commons)

MARYLAND

Recomendado:

MASSACHUSETTS

Recomendado:

MICHIGAN

Recomendado:

MINNESOTA

Recomendado:

MISSOURI

Recomendado:

MONTANA

Exigido:

Recomendado:

NEBRASKA

Recomendado:

NOVA JERSEY

Recomendado:

NOVA YORK

Exigido:

Recomendado:

NOVO MÉXICO

Recomendado:

OHIO

Recomendado:

OKLAHOMA

Recomendado:

OREGON

Recomendado:

PENSILVÂNIA

Recomendado:

RHODE ISLAND

Recomendado:

TENNESSEE

Recomendado:

TEXAS

Exigido:

Recomendado:

UTAH

Recomendado:

VERMONT

Recomendado:

VIRGÍNIA

Recomendado:

VIRGÍNIA OCIDENTAL

Recomendado:

WASHINGTON

Recomendado:

WISCONSIN

Recomendado:

WYOMING

Exigido:

VIRGIN ISLANDS

Recomendado:

Intercâmbio com a UDI

E aí, decidiu fazer o ACT com redação ou sem? Se você precisar de uma ajuda mais aprofundada para se preparar para conquistar uma oportunidade internacional, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.