Se tem uma verdade absoluta nesse mundo é que todo mundo tem o mesmo número de horas durante um dia. Mas como estudante, realmente nunca parece haver tempo suficiente para fazer as coisas que você quer, e muito menos as coisas que precisa, certo? Bem… para te ajudar nessa questão tão delicada, resolvemos trazer 10 dicas de gerencialmente de tempo que com toda certeza irão te ajudar a ser mais produtivo(a).

dicas-de-gerenciamento-de-tempo

1. Defina e priorize suas tarefas

Sua lista de tarefas pode parecer longa, mas será que você a organizou da forma correta?

Comece pelo básico: escrevendo todas as suas atividades em um pedaço de papel ou no seu computador. Ao listar suas tarefas, adicione os prazos para que você possa organizá-las em ordem de prioridade. Mesmo que a lista pareça longa e assustadora no início, você pode começar a agrupar atividades da mesma natureza (lição de casa, compras, leitura, tarefas domésticas, etc.) e priorizá-las de acordo com o que precisa ser feito primeiro.

A grande dica é tentar começar pelas tarefas que vão te exigir menos tempo e que são mais simples de executar. Também vale tentar resolver primeiro atividades que podem eliminar ou facilitar as outras da lista. O seu gerenciamento de tempo vai ficar muito mais fácil dessa forma.

2. Divida grandes tarefas

Quando tiver uma grande tarefa pra fazer, defina um deadline e a divida em etapas menores. Por exemplo, se você tiver um livro para ler, verifique quantos capítulos existem e qual é o prazo que você tem para terminar toda a leitura. Em seguida, conte o número de dias que faltam até essa data limite e divida-o pelo número de capítulos do livro. Assim você vai ter uma ideia exata de quantos capítulos precisará ler diariamente para cumprir o seu prazo.

Outro exemplo: se você tiver um ensaio de 20 páginas pra fazer, comece definindo quantos dias você terá para fazer a pesquisa, depois quantos dias serão utilizados para criar o esboço do texto, e assim por diante. O importante é cumprir os prazos que forem estabelecidos.

3. Faça um checklist

É fácil esquecer as coisas com todas as distrações da escola, do trabalho e da vida. Mas ao escrever todas as suas atividades do dia a dia e, ao mesmo tempo, marcar as que forem sendo feitas, você irá garantir que nada passe despercebido. Fazer um checklist também é uma ótima ferramenta psicológica na medida que permite que você visualize o seu gerenciamento de tempo e o desenvolvimento das suas metas, te estimulando a completá-las.

10 dicas de gerenciamento de tempo para melhorar sua produtividade 1

4. Defina uma programação

Planejar nossas atividades nos dá a possibilidade de visualizar com mais clareza como será o nosso dia, ajudando a evitar a tão temida procrastinação. E para levar isso ainda mais ao pé da letra, tente dividir o seu tempo em blocos de 15 a 30 minutos, descrevendo tudo o que você irá fazer nesses períodos. E lembre-se de incluir nessa programação também os momentos de lazer e com a família.

5. Crie recompensas

Não há nada melhor que uma recompensa para estimular os nossos resultados, mesmo que sejam coisas pequenas. O que importa é que esses pequenos agrados têm a magia de reforçar positivamente o nosso trabalho e, ao mesmo tempo, nos incentivar a alcançar nossas metas. Você pode escolher recompensas monetárias, de atividades ou baseadas no tempo. Vamos a um exemplo:

Se você quiser comprar um novo par de tênis, jogue 1 real no  cofrinho toda vez que concluir uma tarefa até conseguir juntar a quantia necessária para a compra. Quer algo mais rápido? Então estabeleça como recompensa 15 minutinhos de pausa para jogar ou ficar de pernas pro ar a cada 45 minutos de trabalho ou estudo com o cronômetro ligado.

10 dicas de gerenciamento de tempo para melhorar sua produtividade 2

6. Estabeleça metas realistas

Nossa sociedade está a todo momento dizendo para termos grandes objetivos e sonhar alto. Mas pode fazer mais sentido definir metas realistas (e menores!) para que você possa ir superando seus obstáculos pouco a pouco, ganhando impulso para alcançar metas maiores.

Progresso lento é melhor que nenhum progresso e, ao concluir as pequenas etapas, você estará fazendo movimentos coletivos para atingir suas metas de longo prazo.

Esse método também funciona para gerenciar o tempo, porque você não pode prever o seu futuro. Ao definir seus objetivos dia após dia, você criará bons hábitos que, sob o seu controle, irão se acumular para causar grandes mudanças. Por exemplo, se você quiser correr uma maratona, comece treinando diariamente poucos quilômetros e vá aumentando essa distância com o passar do tempo.

Da mesma maneira, você pode treinar seu cérebro e sua mente para aumentar sua resistência ao estudar. Se você deseja estudar um novo idioma, pode fazer aulas diárias de curta duração e, com o tempo, perceberá o quanto aprendeu à medida que todas essas pequenas lições foram sendo acumuladas.

7. Acorde cedo

Acordar cedo pode ser um pesadelo para muitos, mas é a melhor forma de garantir que o seu dia não será desperdiçado. Se você tiver dificuldade em fazer isso, tente ir adaptando o seu relógio biológico aos poucos, e ir para cama mais cedo também faz parte desse processo.

Ao definir o seu despertador para as primeiras horas da manhã, você estará configurando o seu dia para maximizar o seu tempo. Quando você acorda cedo, se apressa menos e, consequentemente, se estressa menos. Como o corpo e mente descansados, esse é o melhor momento para tirar todas as suas tarefas do pensamento e definir o tom do seu dia (enquanto toma o seu café da manhã).

10 dicas de gerenciamento de tempo para melhorar sua produtividade 3

8. Eliminar as distrações

Distrações estão por toda parte, especialmente as digitais. Por isso, enquanto estiver fazendo suas atividades de trabalho ou acadêmicas, deixe o seu telefone o mais distante possível, de preferência em outro cômodo da casa. Ou simplesmente desligue o aparelho se for mais fácil. Aliás, isso vale também para outros momentos da sua vida, como quando você estiver com amigos e familiares. Voltando na dica anterior, sabe qual é uma maneira muito produtiva de começar o seu dia? Passar a primeira hora dele sem telefone, apenas executando suas tarefas de maneira ininterrupta e totalmente focada.

9. Uma tarefa de cada vez

Pesquisas em neurociência mostram que multitarefa é um mito. O cérebro desempenha uma função por vez e, embora possa parecer que você esteja fazendo duas coisas ao mesmo tempo, ainda existe um processo de início e pausa. Tudo isso é mais exaustivo do que manter o foco e passar para a próxima tarefa apenas após a conclusão da primeira. E claro, isso tem um impacto direto no seu gerenciamento de tempo.

Duvida? Então tente fazer 1 hora das suas atividades diárias com esse pensamento multitarefa, executando mais de uma tarefa ao mesmo tempo. No dia seguinte faça mais 1 hora das mesmas atividades do dia anterior, mas dessa vez uma por vez (utilizando seu checklist). Depois veja em qual dessas “metologias” você foi mais produtivo.

10 dicas de gerenciamento de tempo para melhorar sua produtividade 4

10. Descanse um pouco

Você sabia que o sono realmente ajuda a aumentar a produtividade?

Quando os alunos se sentem cansados, o cérebro minimiza a função como se fossem prejudicados pelo álcool. É importante descobrir quantas horas de sono seu corpo precisa para funcionar corretamente, mas tente, no mínimo, sete horas por noite, se possível.

Uma das dicas de gerenciamento de tempo mais eficazes para estudantes é fazer pausas regulares durante as atividades. Certifique-se de interromper regularmente o dia de estudo tomando um café ou comendo algumas fruta (um pouco de açúcar natural é um bom combustível para o cérebro). E claro, não se esqueça de beber muita água.

Gostou dessas 10  dicas de gerenciamento de tempo para melhorar sua produtividade?

A criação desses bons hábitos não precisa acontecer de uma só vez para ser eficaz. Ao seguir uma ou apenas algumas dessas dicas, você poderá definir metas pequenas e realistas para a sua rotina, sempre visando o que será mais benéfico para você.

Tente avaliar seu progresso e ir se recompensando pelas pequenas alterações que você  for fazendo para gerenciar melhor seu tempo. E nunca se esqueça: Sempre é um bom momento para começar!

Universidade de Intercâmbio

Quer aprender a como ser mais produtivo, ter um gerenciamento de tempo mais eficaz e conquistar a sua oportunidade internacional dos sonhos? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.