BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Documentos para fazer intercâmbio em 2024

Se você deseja descobrir quais são os documentos necessários para quem quer conquistar uma bolsa de estudos ou um intercâmbio gratuito no exterior no próximo ano, este artigo é para você. 

A seguir, você terá acesso a lista da documentação exigida pelas principais instituições internacionais para brasileiros que querem embarcar nessa aventura!

Antes de tudo, você precisa saber para onde ir 

Não podemos falar sobre documentação sem antes falar sobre os caminhos possíveis para quem deseja ir para o exterior. 

Como sempre mencionamos por aqui, existem mais de 60 tipos de intercâmbio para brasileiros que querem sair do país, independente de idade, área de atuação ou até mesmo objetivo no exterior. 

Cada tipo de programa possui suas próprias características, que podem ditar as regras da sua inscrição. Mas, no geral, eles se dividem em dois tipos: intercâmbios de curta ou longa duração. 

O que NÃO fazer no processo 

Nós não estamos aqui para julgar as escolhas de ninguém, mas sim para orientar. Se você optar pelo mais fácil ou mais rápido, provavelmente vai acabar tendo que pagar muito caro por isso. 

Se você tem um meio legal e mais econômico de realizar seu sonho, não caia na tentação de deixá-lo de lado só porque ele requer mais esforço! 

Documentação 

1. Caminhos de curto prazo

Exemplos: intercâmbio de idiomas, summer job, summer camp, etc. 

  • Resume: currículo de uma página adaptado para o idioma e modelo do país para o qual você está aplicando; 
  • Personal letter: carta pessoal de, no máximo, uma página, que conta sobre suas experiências, habilidades, personalidade e história de vida.

2. Programas de longa duração

Exemplos: ensino médio, graduação, pós-graduação, etc. 

  • Extracurriculares: atividades que você realizou a fim de desenvolver seus talentos e habilidades; 
  • Comprovante de conclusão do último grau de ensino que você cursou; 
  • Prova de conhecimentos gerais, dependendo do país e do programa; 
  • Teste de proficiência, dependendo do país e do programa; 
  • Comprovante de renda familiar caso haja solicitação de bolsa de estudos;
  • Essays: redações com temas distintos definidos pela própria instituição. 

Lembre-se que o processo internacional, diferente do brasileiro, é holístico, e não leva em conta apenas as suas notas, mas também suas vivências.

Por isso, você tem muito mais chances de ser aprovado no exterior: lá, eles olham para pontos que aqui seriam ignorados!

Use isso com sabedoria na sua aplicação. 

Se você errar aqui, sua aplicação já era 

Você conhece alguém que teve o visto negado?

Infelizmente, isso é mais comum do que deveria, e no processo internacional essa situação pode acontecer não só com o visto, mas também com a sua aplicação para qualquer programa de intercâmbio se você cometer um único erro: não saber o momento certo de cada coisa. 

Isso porque, ao tentar fazer tudo sozinho e basear sua aplicação em “achismos” ou opiniões alheias, você pode acabar se prejudicando no processo. 

Cada documento da sua inscrição possui uma estrutura e um momento certo para envio, e seguir isso à risca vai aumentar (e muito) suas chances de ser aceito em uma oportunidade internacional! 

O Papai Noel chegou mais cedo por aqui… e trouxe presente!

Nós sabemos que se você chegou até o fim deste artigo, significa que você está realmente disposto a ir para o exterior em 2024. 

Por isso, nós decidimos antecipar o Natal, e preparamos um super presente para quem está pronto para dar o próximo passo na sua jornada internacional no próximo ano.

Se inscrevendo na turma de dezembro da nossa escola preparatória para intercâmbios, a M60, você vai GANHAR automaticamente um VALE PRESENTE DE 1000 REAIS em cursos e mentorias da Universidade do Intercâmbio.

Ou seja, você vai poder usar esse voucher como preferir ou dar de presente pra alguém especial que quer sair do Brasil junto com você!

Esse é o melhor presente que já demos para quem entrar na Escola M60 e provavelmente nunca mais vai acontecer por aqui. Por isso, essa chance é única e limitada a apenas 50 vagas nesta última turma do ano.

Se você quer garantir seu lugar, é melhor agir agora. 

Clique AQUI e faça o seu teste de perfil agora mesmo para ter a chance de resgatar seu presente!

*Foto de capa por Kenny Eliason na Unsplash

Posts relacionados

Ana Clara Reis
AUTOR
06 Dez 2023

Postagens recentes
7 fatos sobre a Irlanda

Curiosidades que você provavelmente não sabe sobre este destino encantador!

Ana Clara Reis
21 Fev 2024