Você quer uma experiência internacional que não seja acadêmica? Então uma boa ideia é começar a prestar atenção nas possibilidades de fazer estágio ou trabalho voluntário no exterior. Ambos são ótimas oportunidades de desenvolvimento pessoal. Além disso, esses dois tipos de intercâmbio podem dar um grande diferencial para o seu currículo. Mas qual é a experiência mais adequada para você? Confira as principais diferenças e decida qual se encaixa mais no seu perfil!

Estágio-ou-trabalho-voluntário

Estágio ou trabalho voluntário no exterior: qual é o melhor para o seu perfil?

Estágio ou trabalho voluntário no exterior: quais são as diferenças?

O estágio no exterior vai te treinar

O principal objetivo do estágio é oferecer treinamento/capacitação a partir de uma experiência de trabalho real. Além de ser benéfico para as empresas e organizações, esse tipo de intercâmbio também é um ótimo upgrade para quem está em início de carreira. Isso acontece porque os estágios são treinamentos práticos das habilidades profissionais e fornecem conhecimento especializado. Sendo assim, se o seu objetivo principal é se preparar para o mercado de trabalho, essa pode ser a melhor opção para você.

O trabalho voluntário deve ajudar a comunidade

Já o trabalho voluntário não é apenas sobre a pessoa que o faz. É claro que ele é bom para você também: muda sua vida, fornece novas habilidades e conhecimentos e promove o seu crescimento pessoal, assim como um estágio. Mas esse não é o objetivo do voluntariado no exterior. Se você quer ser um(a) voluntário(a), precisa se perguntar se sua presença lá vai ajudar a comunidade local, porque o principal diferencial deve ser voltado para eles.

Os interessados em te empregar são diferentes

As pessoas que estão envolvidas ou que têm interesse no resultado de um programa ou projeto são bem diferentes quando se trata de um estágio ou trabalho voluntário. Em um estágio, as partes interessadas são o estagiário e a empresa anfitriã, e todos os termos são negociados entre eles. O voluntariado, por sua vez, visa beneficiar a comunidade e deve ser negociado entre quem quer fazer o trabalho, a ONG e a própria comunidade.

As expectativas são diferentes

Os estagiários geralmente são tratados como funcionários em um nível mais baixo. Dessa forma, eles têm prazos, comparecem às reuniões, devem se vestir apropriadamente e cumprir as horas de trabalho. Eles também precisam de permissão para sair mais cedo ou chegar tarde. Em suma, se espera que o estágio seja prioridade, principalmente se a experiência for remunerada.

Os voluntários, por sua vez, geralmente têm mais flexibilidade e podem negociar a programação. Entende-se que o trabalho como voluntário, embora seja importante, é apenas uma das muitas coisas que você tem que fazer na vida. Por exemplo, muitas pessoas precisam de um outro trabalho para ganhar dinheiro. Como voluntário, você pode ser tratado mais como um visitante útil do que como membro de uma equipe.

Tudo depende da sua área de trabalho

O trabalho voluntário no exterior em hipótese alguma vai prejudicar sua carreira. Apesar disso, algumas áreas valorizam mais as experiências de estágio. Portanto, se esse for o seu caso, por enquanto você pode se concentrar em conquistar esse tipo de intercâmbio. Em algumas áreas, o voluntariado pode ser respeitado, mas não será muito útil para conseguir um emprego. Em outros, o trabalho voluntário pode ser um grande diferencial para ser contratado(a).

Suas intenções devem te guiar

O que você mais quer: um ponto de partida para sua carreira ou uma experiência cultural imersiva para ajudar os outros? Ok, sabemos que essas duas opções possam se sobrepor. Mas se sua carreira é a coisa mais importante para você neste momento, um estágio pode ser mais adequado do que um voluntariado.

Conseguiu decidir se deve fazer estágio ou trabalho voluntário no exterior? Independente da sua decisão a nossa equipe de mentores está a postos para te ajudar a conquistar sua oportunidade internacional. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

E para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.