3 universidades para estudar no Japão em inglês

Se estudar na terra do sol nascente é o seu grande sonho, fique sabendo que, mesmo se você não falar japonês, ainda é possível fazer um curso completo de graduação ou pós-graduação no país. Óbvio que apenas o português não será suficiente, mas dá sim para estudar no Japão em inglês, já que várias universidades do país oferecem cursos ministrados completamente no idioma mais importante do mundo.

Para te dá um gostinho do que estamos falando, separamos nesse texto três ótimas universidades para estudar no Japão em inglês. Confira!

3 universidades para estudar no Japão em inglês

Universidade de Tóquio

Não poderíamos começar esse texto de outros forma! A Universidade de Tóquio, conhecida como Todai, é a melhor instituição de ensino superior do país e conta com uma infinidade de programas disponíveis em inglês, principalmente a nível de pós-graduação.

Graduação

No campo da graduação, a Todai, por meio da Faculdade de Artes e Ciências, oferece (desde 2012) programas ministrados inteiramente em inglês no campus de Komaba, um dos cinco campi da instituição.

A iniciativa, conhecida como PEAK (Programs in English at Komaba), consiste em dois programas: o International Program on Japan in East Asia e o International Program on Environmental Sciences. Ambos são abertos para alunos que tenham concluído o Ensino Médio em outros idiomas além do japonês.

estudar-no-japão-em-inglês-tokyo
Universidade de Tóquio (Foto: Kakidai/Wikimedia)

Não é necessário ter nenhum conhecimento em japonês para ser admitido e os alunos matriculados vêm de diversos países do mundo, entre eles Brasil, Estados Unidos, Coreia do Sul, Rússia, Irã, Polônia e Austrália

Os alunos do PEAK estudam Artes Liberais nos primeiros dois anos do programa e depois avançam para mais dois anos de estudos especializados (Japan in East Asia ou Environmental Sciences). Esses programas também podem ser frequentados por alunos japoneses, o que representa a tentativa da universidade de criar laços entre os estudantes estrangeiros e os estudantes locais.

Já o Global Science Course (GSC) é o programa de transferência da Todai. A premissa aqui é que alunos que concluíram pelo menos 2 anos de estudos de graduação em universidades estrangeiras fora do Japão sejam admitidos no terceiro ano da Faculdade de Ciências (em programas ministrados em inglês) da instituição. Após a conclusão do curso, o estudante recebe um diploma de Bacharel em Ciências da Universidade de Tóquio, e não da universidade de origem.

E a melhor parte é que os aprovados nesse programa ainda recebem uma bolsa mensal de 150 mil ienes e acomodação gratuita.

Pós-graduação

No campo da pós-graduação (mestrado e doutorado), a Todai oferece cursos totalmente em inglês em 10 das suas escolas de pós-graduação, entre elas as de Ciências, Medicina, Economia e Agricultura. O grande destaque, no entanto, é da escola de pós-graduação em Engenharia, que conta com nada menos que 9 programas ministrados totalmente em inglês. Clique aqui para conferir mais informações sobre cada um deles.

Universidade Sofia

Também localizada em Tóquio, a Universidade Sofia é uma instituição privada jesuíta que foi a primeira no Japão a oferecer programas ministrados exclusivamente em inglês. Por lá também é possível encontrar oportunidades no idioma tanto na graduação quanto na pós.

estudar-no-japão-em-inglês-sofia
Universidade Sofia (Foto: Keiichi Yasu/Flickr)

Mais especificamente da graduação, os programas disponíveis são encontrados na Faculdade de Artes Liberais (Cultura Comparativa, Ciências Sociais ou Economia e Negócios Internacionais), na Faculdade de Ciência e Tecnologia (Engenharia Verde ou Ciência Verde) e no Programa para Futuros Sustentáveis (Relações Internacionais, Jornalismo, Gestão, Economia, Sociologia e Educação). Saiba mais informações aqui.

Já na pós-graduação existem programas de mestrado e doutorado nas seguintes áreas:

• Ciência Verde e Engenharia
  • Estudos Globais em Meio-Ambiente
  • Educação
  • Estudos Globais e Estudos Japoneses

Por fim, alguns programas são exclusivos apenas no nível de mestrado:

• Negócios Internacionais e Estudos de Desenvolvimento
  • Linguística (TESOL: Ensino de Inglês para Falantes de Outras Línguas)

Para mais informações sobre todos esses programas clique aqui.

Universidade de Hokkaido

Embora a capital ofereça mais opções, não é necessário residir em Tóquio para estudar no Japão em inglês. A Universidade de Hokkaido, na cidade de Sapporo, tem uma lista impressionante de programas acadêmicos para estudantes internacionais.

estudar-no-japão-em-inglês-hokkaido
Universidade de Hokkaido (Foto: Mkuriki/Wikimedia)

As opções (de graduação e pós) se estruturam a partir de nove áreas principais: Engenharia, Agricultura, Ciências, Estudos Japoneses Modernos, Ciências Integradas, Ciências do Meio Ambiente, Ciências da Vida, Ciências Veterinárias e Química e Ciências de Materiais. Confira mais informações sobre cada um dos cursos disponíveis no manual de programas em inglês da universidade.

Universidade do Intercâmbio

Agora que você já sabe onde é possível estudar no Japão em inglês, que tal se preparar para conquistar uma oportunidade em uma dessas instituições? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.

10 Ago 2020