Você já pensou em fazer o seu intercâmbio no Japão? O país que é conhecido principalmente pela tecnologia também tem algumas das melhores universidades do mundo. Só para você ter uma ideia, no ranking da QS World Universities 2021, a terra dos robôs e da organização conta com 41 universidades entre as 1000 melhores do mundo. Mas quais serão as melhores cidades para estudar no Japão? É isso que você vai descobrir agora!

Melhores cidades para estudar no Japão: Tóquio

Não tem como fazer uma lista de melhores cidades para estudar no Japão sem começar pela incrível Tóquio, a capital do país. Com 40 milhões de habitantes em sua região metropolitana, Tóquio é considerada a maior área urbana do mundo. E entre tantas pessoas é óbvio que existem muitos estrangeiros. Só para ter uma ideia, em 2018 haviam 114.833 estudantes de outros países nas instituições de ensino da capital.

E mesmo com toda a sua agitação e grandeza, é uma das cidades mais seguras do mundo e conta com um sistema de transporte super eficiente que permite acessar facilmente praticamente todos os cantos da região metropolitana. O sistema de metrô da cidade, por exemplo, é o quinto maior do mundo, atrás apenas de Xangai, Seul, Londres e Nova York.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-toquioQuando falamos de educação, Tóquio também lidera o país nos principais rankings internacionais. A Universidade de Tóquio, que foi criada em 1877 como uma universidade pública, conta com cinco campi espalhados e tem mais de 29 mil alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação. De acordo com o QS World University Rankings 2021 é a melhor universidade do Japão e a 24º melhor universidade do mundo.

Outras instituições de destaque da cidade são o Instituto Tecnológico de Tóquio (Tokyo Tech), a Universidade de Keio, a Universidade de Waseda, a Universidade Hosei, a Universidade de Meiji, a Universidade Rikkyo e a Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio. Quatro delas também aparecem no ranking da QS:

  • Instituto Tecnológico de Tóquio (Tokyo Tech): 3ª melhor no Japão e 56ª no mundo
  • Universidade de Waseda: 9ª melhor no Japão e 189ª no mundo
  • Universidade de Keio: 10ª melhor no Japão e 191ª no mundo
  • Universidade de Medicina e Odontologia de Tóquio: 13ª melhor no Japão e 362ª no mundo

Melhores cidades para estudar no Japão: Quioto

Quioto tem sido o centro cultural do Japão já há bastante tempo. A antiga capital do país possui impressionantes 17 Patrimônios da Humanidade pela UNESCO, o que serve como testemunho da rica experiência cultural da região. Hoje, muito por conta de sua história, a cidade é uma bela mistura entre a agitação de uma metrópole convivendo com um passado bem preservado dos seus museus, santuários e monumentos.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-kyotoA cidade é um dos principais centros acadêmicos do Japão, sendo o lar de vários estudantes nacionais e estrangeiros que se dividem entre suas ótimas instituições de ensino superior. A principal delas é a Universidade de Quioto, fundada em 1897, que hoje é a segunda melhor do país (38ª no mundo).

Outras instituições importantes são o Instituto de Tecnologia de Quioto, a Universidade Doshisha e a Universidade Ritsumeikan.

Melhores cidades para estudar no Japão: Osaka

Osaka é a terceira maior cidade do Japão e fica na região oeste do país. Já foi considerada em várias pesquisas como uma das melhores cidades do mundo para viver. Uma delas foi o estudo Global Liveability Index, feito pela revista The Economist em 2019, que colocou a cidade como a quarta mais habitável do mundo, atrás apenas de Viena, Melbourne e Sydney. Osaka se orgulha de ter uma cultura viva e vibrante e é internacionalmente famosa pela sua culinária única. Não a toa é conhecida como a “cozinha da nação”.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-osakaA melhor universidade da cidade é a Universidade de Osaka, fundada em 1869, que é considerada a quarta melhor do país (72ª no mundo). Outras instituições de destaque são a Universidade da Cidade de Osaka, a Universidad de Kansai e a Universidade da Prefeitura de Osaka.

Melhores cidades para estudar no Japão: Nagoia

Nagoia é famosa pela sua inovação e avanços tecnológicos mas, ao mesmo tempo, também é cheia de monumentos históricos importantes. É dona dos títulos de quarto maior centro urbano do país em população; maior centro econômico da região central do Japão e terceira cidade mais rica do país, atrás apenas de Tóquio e Osaka.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-nagoyaA sua instituição de ensino mais importante é a Universidade de Nagoia, fundada em 1871. Essa é a sexta melhor universidade do Japão e ocupa a 110ª posição no ranking mundial da QS.  Também têm destaque o Instituto de Tecnologia de Nagoia (NIT), a Universidade de Nanzan e o Instituto Tecnológico de Toyota, criado a partir de uma doação da gigante automobilística japonesa.

Melhores cidades para estudar no Japão: Yokohama

Com quase 4 milhões da habitantes, Yokohama é a segunda maior cidade do país e fica na região metropolitana de Tóquio. Por ser cerca de 30% mais barata que a capital, é bastante comum que estudantes de universidades de Tóquio vivam em Yokohama. A distância entre as duas cidades pode ser realizada em uma viagem de trem de 25 minutos.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-yokohamaMas Yokohama também conta com suas próprias universidades de destaque. As mais bem classificadas nos rankings são a Universidade da Cidade de Yokohama e a Universidade Nacional de Yokohama.

Melhores cidades para estudar no Japão: Kobe

Próxima de Osaka e de Tóquio, Kobe é uma linda cidade marcada pela combinação única entre mar e montanha, atraindo diversos turistas e estudantes internacionais. É uma cidade bem mais tranquila que as outras dessa lista até agora. No entanto, está longe de ser pequena, já que conta com uma população de quase 2,5 milhões de pessoas na sua região metropolitana.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-kobeKobe é o lar de dezoito universidades públicas e privadas, incluindo a Universidade de Kobe, o Instituto de Computação de Kobe e a Universidade Konan, que são as mais prestigiadas. A Universidade de Kobe é considerada a 14ª melhor do Japão e fica entre as 500 melhores universidades do mundo, na posição 403.

Melhores cidades para estudar no Japão: Sapporo

Sapporo é a quinta maior cidade do Japão e a maior cidade da ilha de Hokkaido, que fica no norte do país, sendo considerada o seu centro político, econômico e cultural. Dentre as cidades dessas lista, é a que fica mais distante das demais.

É especialmente popular entre os amantes de esportes de inverno, já tendo hospedado inclusive uma das edições das Olimpíadas de Inverno, além de promover o Festival da Neve de Sapporo, que atrai cerca de 2 milhões de turistas todos os anos para admirarem centenas de estátuas e esculturas de gelo.

melhores-cidades-para-estudar-no-japao-sapporoNo campo da educação a cidade também não faz feio. A sua principal instituição é a Universidade de Hokkaido, a oitava melhor do país (139ª no mundo). Também merecem destaque a Universidade de Sapporo e a Universidade de Educação de Hokkaido.

Qual dessas melhores cidades para estudar no Japão é a sua favorita? Deixe sua opinião nos comentários!

Universidade do Intercâmbio

Quer conquistar a sua oportunidade de intercâmbio dos sonhos no Japão ou em qualquer outro país do mundo? Então procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui!


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos