5 melhores faculdades de Medicina do Canadá

Além de aptidão, os alunos de Medicina também precisam ter um ensino de qualidade. E isso não falta nas faculdades de Medicina do Canadá: as 5 melhores do país estão listadas entre as 50 mais bem classificadas do mundo, de acordo com o QS World University Rankings. Por lá, as instituições de ensino abordam diversas áreas e têm uma preocupação especial com a saúde da população indígena do país. Ficou interessado(a)? Então conheça mais sobre os melhores cursos de Medicina do país!

Quais são as melhores faculdades de Medicina do Canadá?

University of Toronto

O melhor curso de Medicina do Canadá é o da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto, que é também uma das mais antigas do país. Ela foi fundada em 1843, há quase 177 anos! Desde então, essa instituição está na vanguarda quando se trata de pesquisa e inovação em saúde. Só para ilustrar, foi lá que o uso da insulina foi descoberto e que se desenvolveram os estudos sobre células-tronco pela primeira vez. A faculdade é dividida em mais de 25 departamentos e institutos, que são especializados em áreas como Anestesia, Cirurgia e Pediatria, por exemplo. Além disso, atualmente ainda existem 18 centros de pesquisa que são ligados à faculdade.

uoft-medicina-do-canadá Prédio da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto

McGill University

Ainda mais antiga que a da Universidade de Toronto, a Faculdade de Medicina da Universidade McGill foi fundada em 1829, quando o Instituto Médico de Montreal foi incorporado pela instituição. A faculdade é dividida em três escolas: a Escola de Ciências e Distúrbios da Comunicação, a Escola de Enfermagem e a Escola de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Além disso, há também vários centros de pesquisa envolvidos em estudos sobre dor, neurociência e envelhecimento, por exemplo.

mcgill-medicina-do-canadá Edifício Duff, sede da faculdade de Medicina da McGill University

University of British Columbia

Única na província da Colúmbia Britânica, a Faculdade de Medicina da UBC possui o segundo maior programa de graduação em Medicina do Canadá e o quinto maior do eixo EUA-Canadá. Apesar de todo o prestígio (e tamanho), ela é uma faculdade nova em relação às duas primeiras colocadas: foi fundada em 1950, "somente" há 70 anos. Ao todo, a Faculdade de Medicina da universidade recebe mais de 2800 estudantes e conta com cerca de 6700 funcionários.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por UBC Faculty of Medicine (@ubcmedicine) em

McMaster University

A Escola de Medicina da Universidade McMaster foi fundada em 1966 e renomeada para Michael G. DeGroote School of Medicine em 2004, como homenagem a um empresário e filantropo canadense. Diferente da maioria das outras universidades, o período de estudo para se formar como médico (MD) na Universidade McMaster é de 3 anos. Em outras instituições, esse tempo é, geralmente, de 4 anos. Desde a sua formação, a escola adotou o currículo apoiado em estudos de caso, que é conhecido como  “aprendizado baseado em problemas” (problem-based learning ou PBL, em inglês).

mcmaster-medicina no canadá Centro médico da Faculdade de Medicina da Universidade McMaster

Université de Montreal

A Faculdade de Medicina da Universidade de Montreal é uma das quatro localizadas na província de Quebec. Ela foi fundada em 1843, assim como a da Universidade de Toronto, e foi a primeira escola francófona de Medicina em Montreal. A instituição conta com 15 departamentos, 3 escolas, cerca de 700 professores (sem contar os clínicos), além de receber mais de 6 mil alunos. Por lá, o corpo docente oferece atividades de desenvolvimento profissional por meio do Departamento de Desenvolvimento Profissional Contínuo (CPD), e treinamento educacional através do Centro de Pedagogia Aplicada às Ciências da Saúde (CPASS).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Université de Montréal (@umontreal) em

Intercâmbio com a UDI

Você quer estudar em uma dessas Faculdades de Medicina do Canadá? Então tem que começar a se preparar para conquistar sua vaga. A boa notícia é que nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Para isso você só precisa fazer o nosso teste de perfil clicando aqui e aguardar a nossa resposta, se for aprovado(a).

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

06 Jan 2020