Há algum tempo, o padrão do ensino superior no ocidente era ter universidades separadas por gênero. Dessa forma, havia algumas faculdades só para homens e outras apenas para mulheres. Com o passar dos anos, no entanto, o cenário foi se modificando e as instituições derrubaram essas barreiras. Porém, não foram todas elas! Conheça mais sobre as faculdades “all-male” que restaram nos Estados Unidos.

As faculdades só para homens que resistiram ao tempo nos EUA

Hoje em dia, ainda existem sim faculdades só para homens nos Estados Unidos. Porém, ao todo são apenas quatro! Todas elas são instituições privadas, o que significa que não são financiadas por seus estados. Três delas são faculdades não-religiosas, enquanto uma tem afiliação com a Igreja Católica (embora você não precise ser católico para frequentar as aulas).

As três faculdades masculinas não-religiosas são as seguintes:

  • Hampden-Sydney College
  • Morehouse College
  • Wabash College

Enquanto isso, esta é a única faculdade masculina com total afiliação religiosa:

  • Saint John’s University

Além dessas faculdades só para homens, existem também outras instituições de ensino nos EUA que são voltadas apenas para o gênero masculino (como seminários e escolas vocacionais), mas não as incluiremos aqui.

É importante destacar também que a maioria dessas faculdades definem os alunos como “masculinos” por meio do sexo e não pela identidade de gênero. Portanto, se você é transgênero, provavelmente não poderá se inscrever. Até agora, apenas a Morehouse College adotou uma política específica (a partir de 2020) que permite que homens trans se matriculem.

Aqui está uma breve visão geral de cada uma dessas faculdades só para homens nos EUA e como elas se assemelham:

Hampden-Sydney College Morehouse College Saint John’s University Wabash College

Localização

Hampden-Sydney (Virgínia) Atlanta (Geórgia) Collegeville (Minnesota)

Crawfordsville (Indiana)

Afiliação religiosa

Presbiteriana* Católica

Número de estudantes

1.072 2.206 1.667

882

Taxa de aceitação

59% 58% 80%

65%

Custos (anual) $46,890 $27,576 $46,546

$44,720

*Embora a H-SC tenha tecnicamente uma afiliação religiosa, é considerada uma instituição secular, pois não possui nenhum requisito religioso de qualificação para os estudantes, como aulas ou extracurriculares

Agora, vamos conhecer mais de perto essas faculdades só para homens:

Hampden-Sydney College — Hampden-Sydney (VA)

Uma das 10 instituições de ensino superior mais antigas dos Estados Unidos, a Hampden-Sydney College (H-SC) é uma faculdade particular de artes liberais, conhecida por seu  pequeno corpo estudantil, suas mensalidades relativamente altas e sua forte rede de ex-alunos.

Como uma das últimas faculdades só para homens no país, a H-SC se esforça para “formar bons homens e bons cidadãos”, ajudando os estudantes a desenvolverem habilidades críticas e a se tornarem parte de uma irmandade que envolve toda a universidade.

A escola oferece 27 majors e 25 minors, além de mais de 100 programas de estudos no exterior, oportunidades de pesquisa para os estudantes e um programa de retórica, desenvolvido para ensinar aos jovens as habilidades para escrever e se comunicar de maneira clara e eficaz.

No Niche, ranking que considera a experiência geral dos estudantes nas instituições de ensino, os alunos concederam ao Hampden-Sydney College uma nota geral B+.

3-faculdades-so-para-homens

Cushing Hall, na Hampden-Sydney College

Morehouse College — Atlanta (GA)

Fundada em 1867, a Morehouse College é, historicamente, a única faculdade só para homens negros nos EUA. A instituição visa proporcionar aos seus alunos um senso de “liderança ética”, promovendo o serviço voluntário e ajudando jovens negros a realizar seu potencial acadêmico, social e profissional.

A Morehouse oferece 33 cursos de graduação em três principais divisões acadêmicas:

  • Negócios e Economia
  • Ciências Humanas e Sociais
  • Ciências e Matemática

Embora seja uma faculdade só para homens, a Morehouse tem fortes laços com a Spelman College, uma faculdade feminina também sediada em Atlanta e a uma curta distância da Morehouse.

Ex-alunos famosos da faculdade incluem o ativista dos direitos civis Martin Luther King Jr. e o ator Samuel L. Jackson.

4-faculdades-so-para-homens

Graves Hall, na Morehouse College

Saint John’s University — Collegeville (MN)

A Saint John’s University (SJU), apesar de ser uma faculdade “all-male”, faz parte de um sistema educacional mais amplo, que inclui a College of Saint Benedict, exclusiva para mulheres. As duas instituições estão localizadas em campi rurais, a cerca de uma hora de Minneapolis/ St. Paul, permitindo que os alunos participem de atividades, aulas e clubes.

Quase todos os estudantes da SJU vivem no campus durante seus quatro anos de faculdade. O objetivo da universidade é ajudar os jovens em seu desenvolvimento espiritual, intelectual e profissional, embora você não precise ser católico (ou mesmo religioso) para se matricular por lá.

Juntas, as duas escolas oferecem mais de 70 cursos (entre majors e minors), e quase dois terços dos seus alunos passam por experiências acadêmicas no exterior durante a faculdade.

1-faculdades-so-para-homens

Saint John’s University

Wabash College — Crawfordsville (IN)

Localizada a uma hora de distância de Indianápolis, a Wabash College é a faculdade masculina mais bem classificada no país, com nota A no Niche. Por outro lado, na lista do US News ela é classificada como a 53ª melhor faculdade de artes liberais dos EUA. É também a menor das quatro instituições em termos de alunos na graduação.

A Wabash é conhecida por seus acadêmicos e pesquisadores renomados e por sua próspera “vida grega” (as famosas fraternidades universitárias). Todos os alunos da faculdade devem seguir a “Regra dos Cavalheiros”, que estipula que eles devem se comportar adequadamente e como cavalheiros em todos os momentos, dentro e fora do campus.

A faculdade oferece um total de 39 majors e minors e exige que todos os alunos concluam um curso chamado Freshman Tutorial and Enduring Questions. Lá, cerca de 99% dos estudantes recebem algum tipo de ajuda financeira.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Wabash College (@wabashcollege) em

Intercâmbio com a UDI

Gostou de conhecer mais sobre as faculdades só para homens que ainda existem nos EUA? Se quiser uma ajuda aprofundada para conquistar sua oportunidade internacional, você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil. Basta clicar aqui!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.