A capital do Reino Unido é quase uma unanimidade. É bem difícil encontrar alguém que não seja apaixonado pela cidade e por seus atrativos. O único problema é que ela é tão grande e oferece tantas coisas para fazer que fica até difícil aproveitar tudo, principalmente em viagens curtas. Pensando nisso, fizemos essa lista com as melhores atrações turísticas de Londres. Elas não estão em ordem de preferência, então não vacile: quando você estiver na cidade, não deixe de visitar nenhuma delas.

11 melhores atrações turísticas de Londres

London Tower (e Tower Bridge)

De prisão a palácio, de cofre a zoológico particular, a magnífica Torre de Londres cumpriu muitos papéis diferentes ao longo dos séculos. Uma das estruturas mais emblemáticas do país, este espetacular Patrimônio Mundial é um paraíso para visitantes interessados na história britânica, afinal, muita coisa aconteceu por lá.

Dentro da enorme torre, construída em 1078 por  Guilherme, o Conquistador, estão armamentos e armaduras reais históricas, a exposição de jóias da Coroa e exibições sobre as execuções que ocorreram no local.

atrações-turísticas-de-Londres-Tower-Bridge

A Tower Bridge é uma das mais icônicas atrações turísticas de Londres

Já a Tower Bridge, uma ponte adjacente, com suas duas enormes torres a 65 metros acima do rio Tamisa, é uma das atrações turísticas de Londres mais conhecidas no mundo. Uma dica, especialmente para o movimentado período de verão, é comprar o bilhete de entrada para a London Tower com antecedência, assim é possível contornar as filas da bilheteria e ainda economizar, porque os ingressos comprados online são mais baratos.

London Eye

Construído para marcar as comemorações da virada do milênio nos anos 2000,  a London Eye é a maior roda-gigante da Europa. Suas cápsulas de vidro individuais oferecem as vistas mais espetaculares da cidade, a uma altura de mais de 100 metros do nível do rio Tamisa. A viagem dura 30 minutos, geralmente mais rápido que o tempo gasto na fila de espera. Assim como na London Tower, o melhor é comprar o bilhete antecipado, que permite furar a fila e subir na atração a qualquer momento do dia.

Hyde Park

Das atrações turísticas de Londres ligadas à natureza, o Hyde Park é o grande destaque, sendo o maior espaço aberto de Londres e um destino para turistas desde 1635. Um dos queridinhos do parque é o Serpentine, um lago artificial do século XVIII, popular para passeios de barco e natação.

Por lá também se encontra o Speakers ‘Corner, um tradicional ponto de manifestações e discursos. Outro ponto de referência do Hyde Park é a Apsley House, antiga casa do primeiro duque de Wellington adquirida após sua famosa vitória em Waterloo. Agora um museu, abriga as magníficas coleções de pinturas de Wellington, incluindo “O vendedor de água de Sevilha”, de Velázquez, além de presentes oferecidos por reis e imperadores europeus.

Palácio de Buckingham (e a troca de guarda)

Um dos edifícios mais emblemáticos do Reino Unido, o Palácio de Buckingham também é palco de uma das cerimônias mais icônicas do mundo: a troca da guarda, que atrai multidões às 11h30 da manhã em todas as estações do ano.  Dica para quem quiser conferir a troca em um lugar menos cheio: ela também acontece no St. James’s Palace.

O Palácio de Buckingham foi construído em 1837 e é a residência da Família Real em Londres desde a coroação da rainha Victoria. Mas como saber se a rainha Elizabeth estará por lá quando você fizer a sua visita? Olhe para o mastro da bandeira! Se o estandarte real estiver erguido, é porque a moradora mais ilustre da casa está por lá.

atrações-turísticas-de-Londres-Buckingham-Palace

O Buckingham Palace é a residência oficial da família real britânica.

Abadia de Westminster

Outro local com uma longa associação com a realeza britânica, a Abadia de Westminster fica em um templo associado ao cristianismo desde o início do século VII. Oficialmente conhecida como “Collegiate Church of St. Peter”, a Abadia de Westminster foi fundada por Eduardo, o Confessor, em 1065. Muitos dos reis britânicos foram coroados e enterrados nessa igreja. Atualmente é mais conhecida por ser o local favorito para os casamentos da realeza.

Museu Victoria and Albert

Classificada entre os principais museus de arte do mundo, a Galeria Nacional de Londres é uma representação quase completa da pintura européia de 1260 a 1920. As maiores forças do Museu estão em suas coleções de mestres holandeses e escolas italianas dos séculos XV e XVI. Entre seus destaques estão um esboço preliminar de “Madonna Litta”, de Leonardo da Vinci; “O Sepultamento”, de Michelangelo; “Vênus e Marte”, de Botticelli; Girassóis, de Van Gogh e “A Lagoa de lirios d’agua” de Monet.

atrações-turísticas-de-Londres-National-Gallery

Quando o assunto é arte não tem concorrência: a Galeria Nacional é a mais lembrada entre as atrações turísticas de Londres!

Big Ben e Parlamento Britânico

Conhecida como Tate Gallery, essas duas galerias (Tate Britain e Tate Modern) abrigam uma das coleções de arte mais importantes do mundo. Inaugurada em 1897 como base de uma coleção nacional de arte britânica significativa, a galeria continuou a fazer aquisições e precisava de mais espaço para exibir adequadamente suas coleções. O resultado final foi o estabelecimento da Tate Britain, em Millbank, no lado norte do Tamisa, como lar de sua coleção permanente de pinturas britânicas históricas. Uma central elétrica transformada do outro lado do rio tornou-se o lar das coleções de arte moderna. Os amantes da arte podem passar o dia inteiro visitando os dois museus, convenientemente conectados por balsas de alta velocidade.

The British Museum

Exibindo uma das melhores coleções de antiguidades do mundo, o British Museum contém mais de 13 milhões de artefatos do mundo antigo! Com objetos de valor inestimável da Assíria, Babilônia, China, Europa e de outros lugares, é difícil saber por onde começar. Mas a maioria dos turistas se dirige primeiro às exposições mais famosas do museu: a Rosetta Stone, as Mármores de Elgin, as múmias egípcias, o busto de Ramsés II e a Mildenhall Treasure, uma coleção de prata romana do século IV.

atrações-turísticas-de-Londres-The-British-Museum

Interior do British Museum: incrível né?

Trafalgar Square e Piccadilly Circus

Dois dos pontos turísticos mais conhecidos de Londres, essas famosas praças ficam próximas e marcam os portões do Soho, a animada área de teatros e entretenimento de Londres. A Trafalgar Square foi construída para comemorar a vitória de Lord Horatio Nelson sobre os franceses e espanhóis em Trafalgar em 1805. O Admiralty Arch, a Igreja de St. Martin e a Galeria Nacional cercam a praça.

Já o Piccadilly Circus marca o cruzamento irregular de várias ruas movimentadas – Piccadilly, Regent, Haymarket e Shaftesbury Avenue – e com vista para esse emaranhado um tanto desarrumado de tráfego, fica a escultura mais conhecida de Londres: a Fonte do Memorial de Shaftesbury.

Essas são algumas das melhores atrações turísticas de Londres, mas a cidade tem MUITO mais coisas para oferecer. E põe muito nisso! É por isso que a capital britânica é um ótimo destino não só de viagem, como também de intercâmbio. Assim, com mais tempo disponível, fica muito mais fácil conseguir aproveitar tudo o que tem por lá. Já pensou em passar um tempo estudando na “Terra da Rainha”? O ideal para tirar esse sonho do papel é se preparar com bastante antecedência e a nossa mentoria especializada pode te ajudar com isso! Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os conteúdos aqui do Blog? Então cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter semanal.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.