5 livros indicados por Bill Gates para a quarentena

Nesta segunda (18), Bill Gates, criador da Microsoft, postou em seu blog pessoal suas recomendações de leitura para o próximo semestre. Os livros indicados por Bill Gates incluem obras que se relacionam com o novo coronavírus, mas a lista conta também com literatura sobre negócios e até mesmo romances.

De acordo com Gates, ele tem recebido muitos pedidos de recomendação de obras que abordam a situação da pandemia. “Atualmente, a maioria das minhas conversas e reuniões são sobre a Covid-19 e como podemos conter a maré. Mas as pessoas também me perguntam com frequência sobre o que estou lendo e assistindo — seja porque elas querem aprender mais sobre pandemias ou porque estão procurando uma distração”, escreve.

Confira a lista de livros indicados por Bill Gates:

A Bailarina de Auschwitz (2017), de Edith Eva Eger

1-livros-indicados-por-bill-gates

Reprodução

A obra é uma autobiografia e conta sobre a adolescência da autora, quando ela foi enviada para o campo de concentração de Auschwitz. O livro descreve as situações pelas quais ela passou, incluindo ser obrigada a dançar para o médico nazista Joseph Mengele. Gates recomenda a leitura pois acredita que “muitas pessoas vão encontrar conforto agora [durante a pandemia] com as sugestões dela sobre como lidar com situações difíceis”. Você encontra o livro físico aqui e o digital aqui.

Atlas de Nuvens (2004), de David Mitchell

6-livros-indicados-por-bill-gates

Reprodução

Obra que inspirou o filme A Viagem (2012), dirigido pelas irmãs Wachowski, o livro conta seis histórias diferentes, que passam por diferentes períodos históricos: elas vão desde o século XIX até um futuro distópico. O livro tem influências de Nabokov (Lolita), Umberto Eco (O Nome da Rosa), Philip K. Dick (O Homem do Castelo Alto) e Haruki Murakami (O Assassinato do Comendador). Ele entrou na lista de livros indicados por Bill Gates porque, segundo o bilionário, “é o tipo de romance que você vai pensar e falar por um longo tempo depois de terminar”. Você pode adquirir a versão física do livro aqui e a digital aqui.

The Ride of a Lifetime (2019), de Bob Iger

2-livros-indicados-por-bill-gates

Reprodução

Escrito pelo ex-CEO da Disney, o livro conta as lições que ele aprendeu nos 15 anos que gerenciou os mais de 200 mil funcionários da empresa, e explica as habilidades necessárias para ser um(a) verdadeiro(a) líder. Gates considera esse “um dos melhores livros de negócios” que leu em vários anos. A versão física (em inglês) pode ser adquirida aqui e a versão digital (também em inglês), aqui.

A Grande Gripe (2020), de John M. Barry

4-livros-indicados-por-bill-gates

Reprodução

Entre os livros indicados por Bill Gates, esse é o que mais se aproxima do tema do novo coronavírus. Nele, o autor conta como foi a pandemia da gripe espanhola, no começo do século XX, e quais foram as suas consequências.

Para o criador da Microsoft, por mais que “1918 tenha sido um período muito diferente de hoje, A Grande Gripe é um bom lembrete de que ainda estamos lidando com muitos dos mesmos desafios”. A versão física do livro está disponível aqui, e o e-book pode ser adquirido aqui.

Good Economics for Hard Times  (2019), de Esther Duflo e Abhijit Banerjee

3-livros-indicados-por-bill-gates

Reprodução

Formulado por dois professores de Economia do MIT, esse livro discute soluções para os problemas enfrentados pelas economias e sociedades modernas em todo o mundo, incluindo a desaceleração do crescimento econômico, imigração, desigualdade de renda, mudança climática, globalização e desemprego tecnológico.

Como destaca Gates, o livro é bastante acessível, até mesmo para quem não entende muito de Economia. Você pode adquirir a versão física (em inglês) do livro aqui, e o e-book (também em inglês) aqui.

Intercâmbio com a UDI

Quer colocar os conhecimentos adquiridos com esses livros indicados por Bill Gates em prática conquistando uma oportunidade internacional? Então conheça o trabalho da nossa mentoria especializada e faça agora mesmo o seu teste de perfil, clicando aqui.

Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.