O mercado de trabalho atual é um dos mais complicados que já tivemos. Para se dar bem nele, é muito importante que você tenha experiências construtivas que te ajudem a ser mais competitivo(a) nos processos seletivos. Um estágio fora do Brasil é um ótimo exemplo de experiência que agrega muito no seu currículo. Para te ajudar a conquistar uma oportunidade dessas, listamos 5 dicas para você encontrar estágio no exterior. Confira! 

Como encontrar estágio no exterior?

Dê um up no seu currículo

Escrever seu primeiro currículo é sempre um pouco complicado: você precisa de experiências para se candidatar aos seus primeiros estágios e empregos, mas ainda não há muito o que incluir. Ou pelo menos você acha que não. Na verdade, você provavelmente tem muito o que mencionar. Por exemplo, pode incluir hobbies pessoais e atividades extracurriculares, trabalho voluntário (ou de meio período) e todas as habilidades e conhecimentos adquiridos durante seus estudos. 

Que habilidades você tem que poderiam ser úteis para um possível empregador? Isso pode ser qualquer coisa, desde pesquisa e planejamento, gerenciamento de redes sociais ou Photoshop. Em vez de organizar seu currículo com base em experiências, liste suas principais habilidades e depois dê exemplos concretos de como você adquiriu e utilizou cada uma delas. 

foto-encontrar-estagio-no-exterior

Hobbies como fotografia, por exemplo, podem ser considerados úteis pelos empregadores

Consulte o setor de estágios da sua universidade

O setor de estágios da sua universidade não é só um departamento burocrático: é também uma maneira de se conectar com uma grande rede de profissionais e empresas. Muitas vezes eles têm conhecimento de oportunidades únicas. Sendo assim, fique de olho em anúncios de vagas feitos por sua universidade ou entre em contato com ex-alunos com cargos interessantes. A criação deste networking vai ajudar você a descobrir sobre diferentes empresas e a conhecer as novas vagas que elas oferecerem.

Entre em contato com empresas

Faça uma lista das empresas com as quais você mais gostaria de estagiar e envie e-mails especulativos. Neles, anexe seu currículo com uma pequena carta de apresentação personalizada, explicando por quais motivos você gostaria de trabalhar com elas e se colocando a disposição para caso surjam novas vagas.

Monitore todas as suas tentativas anotando os nomes de todas as empresas para as quais você enviou e-mails em uma planilha, juntamente com a data do seu contato. Tenha em mente, é claro, que você provavelmente não vai receber respostas da maioria delas. Para cada 50 e-mails enviados, você provavelmente vai receber o retorno de 5, mais ou menos. Mas não deixe isso te decepcionar! A perseverança faz parte do processo!

typing-encontrar-estagio-no-exterior

Demonstrar interesse em fazer estágio em uma empresa com antecedência te coloca na frente dos outros candidatos

Procure sites de oferta de emprego

Navegue pelos sites internacionais de oferta de empregos para encontrar estágios, filtrando por setor e função. No entanto, não conte apenas com essa abordagem: muitas vagas de estágio não são anunciados online. Sendo assim, é melhor usar vários métodos diferentes para maximizar suas chances de encontrar uma boa oportunidade.

Considere fazer um trabalho voluntário

Enquanto procura seu primeiro estágio, você também pode tentar se voluntariar em uma organização (social, de caridade ou em um grupo de interesse especial) que você admira e se inspira. Essa é uma ótima maneira de criar experiência, desenvolver habilidades relevantes para a sua área de atuação e aumentar sua rede de contatos.

Intercâmbio com a UDI

Se você quiser uma ajuda mais direcionada e especializada para encontrar estágio no exterior pode contar com a nossa equipe de mentores. Nós te auxiliamos em todo o processo para conquistar uma oportunidade incrível. Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil!

Cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal e acompanhar tudo o que publicamos no Blog.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos