Abrir uma conta bancária na Austrália é uma coisa relativamente simples, mesmo para estudantes internacionais. Descubra agora tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Para começar, existem quatro bancos principais no país: o ANZ; o Commonwealth Bank of Australia; o National Australia Bank e o Westpac Banking Corporation. Também há outras opções de bancos regionais que, dependendo de onde você for morar, também podem ser boas opções.

conta-bancária-na-austrália-Westpac-Sydney

Agência do Westpac em Sydney

Tipos de contas

Existem alguns tipos de contas bancárias no país. Conheça agora as mais comuns:

Contas de transação

As contas de transação são o tipo mais comum de conta, geralmente utilizadas para despesas diárias. Nessa conta é possível depositar e acessar o seu dinheiro com segurança, pagar suas contas e usar o cartão de débito fornecido para fazer compras ou fazer saques em caixas eletrônicos.

Contas estudantis

A maioria dos bancos oferece contas específicas para estudantes. Normalmente essas contas possuem as mesmas funcionalidades das constas de transação, mas têm a vantagem adicional de serem, na maioria dos casos, isentas de taxas mensais ou anuais para operações diárias. Isso significa que você poderá depositar e sacar dinheiro gratuitamente, sem se preocupar em ser cobrado.

Se você é um estudante internacional, também encontrará muitas contas especiais direcionadas a você em bancos como o Commonwealth Bank, o National Australia Bank e o Westpac. Algumas das agências nas maiores cidades do país inclusive oferecem serviço de atendimento com um bancário no idioma nativo do cliente.

Contas poupança

Depois de abrir uma conta para gerenciar suas despesas diárias, é uma boa ideia também abrir uma conta poupança se você tiver acesso à quantias maiores. Depositar um pouco do seu dinheiro semanalmente é um bom hábito, e ter uma conta poupança separada significa que você não irá gastar todo o seu dinheiro em coisas desnecessárias. Além disso, essas contas geralmente possuem uma taxa de juros mais alta do que as contas de transação, então você também terá um lucro maior em relação ao que for depositado.

conta-bancária-na-austrália-ANZBank-Narromine

Agência do ANZ Bank em Narromine, Nova Gales do Sul

O que levar em consideração na hora de abrir uma conta bancária na Austrália?

ATMs

Os bancos na Austrália podem cobrar de não clientes uma taxa pelo uso de seus caixas eletrônicos. Ao escolher um banco, verifique se eles têm uma grande variedade de caixas eletrônicos disponíveis no campus da universidade e perto da sua casa, para que você não precise ir muito longe quando precisar sacar dinheiro.

Você também pode escolher um banco que ofereça uma ampla rede de caixas eletrônicos gratuitos – o Bankwest possui a maior rede da Austrália, com mais de 3.500 caixas eletrônicos Bankwest e Commbank.

Taxas de serviço

Muitos bancos cobram taxas mensais de serviço para manter sua conta. E esse valor pode aumentar a longo prazo, portanto, escolha uma conta com taxas menores ou, de preferência, com taxa zero. No caso dos estudantes internacionais, uma conta indicada é a Citibank Plus, que permite a retirada de dinheiro de todos os caixas eletrônicos da rede Citibank no mundo todo de forma gratuita, além da transferência internacional de dinheiro sem taxas.

Cartão de débito

Ao abrir uma conta, você provavelmente receberá um cartão que poderá usar ao fazer compras físicas ou sacar dinheiro dos caixas eletrônicos. Esse cartão só pode ser usado na Austrália e não funciona para compras online; portanto, não é uma boa opção se você gosta de fazer comprar virtualmente ou se tiver intenção de continuar usando o cartão mesmo fora do país. As exceções aqui são os cartões de débito com as bandeiras Mastercard e Visa, que podem ser usados na Austrália, no exterior e para compras online.

É importante que você escolha uma conta que permita o uso do seu cartão sem nenhum custo extra. Portanto, procure a melhor opção para não incorrer em cobranças adicionais.

Como abrir uma conta na Austrália?

Na maioria dos bancos, é possível configurar uma conta de estudante online até três meses antes de chegar na Austrália. O primeiro passo é preencher o formulário de inscrição no site do banco escolhido. Normalmente são solicitadas informações como número e data de validade do passaporte. O recomendado é já fazer um depósito na conta assim que você receber as informações de confirmação do banco e antes de embarcar.

Após a sua chegada no país, basta marcar um horário em sua agência local para provar sua identidade e acessar seu dinheiro. Leve seu passaporte e um comprovante de endereço permanente na Austrália, como uma conta de luz ou um contrato de arrendamento. O ideal é fazer isso já nos seus primeiros dias por lá.

Você também pode abrir uma conta bancária pessoalmente, se preferir, mas faça isso nas primeiras seis semanas após a chegada. Depois desse prazo, talvez seja necessário fornecer mais informações e documentos para o banco. Aqui o processo funciona mais ou menos da mesma forma que no exemplo anterior: agende um horário na agência mais próxima da sua casa ou universidade na Austrália e leve seu passaporte, comprovante de residência e carta de aceite da universidade local. O cartão de débito geralmente fica pronto dentro de algumas semanas e chega pelos correios.

conta-bancária-na-austrália-agência-do-National-Australian-Bank-em-Finley

Agência do National Australian Bank em Finley, Nova Gales do Sul

Ótimas contas para estudantes

Alguns deles não cobram taxas, outros têm extensas redes de caixas eletrônicos, enquanto alguns oferecem descontos úteis…

Bankwest

Com a conta de estudante do Bankwest, você não será cobrado mensalmente por taxas de manutenção e se beneficiará de descontos na Apple Store para Educação, no McDonald’s e na Ally Fashion (uma varejista de moda australiana), entre outros estabelecimentos. Outro vantagem desse banco é a ampla oferta de caixas eletrônicos da rede disponível por todo país.

Westpac

O Westpac desconsidera a maioria das taxas padrão nas contas de estudantes. O banco também faz parte de uma aliança global de caixas eletrônicos, o que significa que você pode usar 50 mil caixas em todo o mundo gratuitamente. Outra grande vantagem é o esquema de dinheiro sem cartão, que permite que o cliente faça saques sem o cartão utilizando o aplicativo Westpac Mobile Banking.

National Australia Bank – (NAB)

Esta conta é isenta de taxas mensais e você pode usar a rede ATM do banco gratuitamente. O cliente também também fica livre de taxas extras se exceder o saldo da sua conta.

Agora que você já sabe como abrir uma conta bancária na Austrália, que tal começar a se preparar para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada e todo o nosso time de mentores. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos