Você já pensou em estudar Geografia no exterior? Se sim, que tal descobrir agora quais são os melhores cursos do mundo na área? Para descobrir essa resposta consultamos o ranking anual divulgado pelo QS World University Rankings e analisamos todas as universidades que fazem parte do TOP 50 dos melhores cursos de Geografia do mundo.

Apenas 17 países são representados nessa lista, entre eles o Brasil, com uma universidade. Outros contam com várias instituições entre as 50 melhores colocadas, entre eles o Reino Unido, com 14 representantes; e os Estados Unidos, com 8. Mas para sermos mais justos, separamos a universidade com o melhor curso de Geografia de cada país que aparece no TOP 50. Você pode ver ainda a posição ocupada pela instituição no ranking geral. Confira!

Os melhores cursos de Geografia do mundo por país:

Reino Unido

Universidade de Oxford

  • Posição do ranking da QS: 1º

A graduação em Geografia em Oxford foca nas inter-relações entre a sociedade e o ambiente físico e humano. Há uma ênfase considerável nas abordagens interdisciplinares do curso, com oportunidades para explorar as relações entre o campo da Geografia e outras disciplinas, como Antropologia, Sociologia, História, Ciência Política, Economia, Ciências da Terra e Biologia.

As instalações disponíveis em Oxford estão entre as melhores do  mundo, notadamente a Biblioteca de Ciências Sociais (SSL), que possui uma coleção de mais de 28 mil volumes relacionados à Geografia disponibilizados aos alunos, professores e visitantes. Além disso, a SSL também dispõe de 100 periódicos impressos e 600 periódicos eletrônicos. O departamento também possui laboratórios bem equipados para cursos físicos práticos e projetos de pesquisa individuais, incluindo os Laboratórios de Ensino e Pesquisa em Geografia, o Oxford Luminescence Dating Lab e o Oxford Rock Breakdown Lab.

A Escola de Geografia e Meio Ambiente de Oxford enfatiza a importância do trabalho de campo e, por conta disso, no primeiro ano, todos os alunos participam de uma viagem de campo de 4 quatro dias no início do semestre. Já os alunos do segundo ano sempre fazem um curso de 1 semana no exterior. Atualmente as opções são Berlim, na Alemanha e Tenerife, na Espanha. Cerca de 30% dos estudantes de graduação da Escola optam por fazer sua dissertação de conclusão do curso no exterior.

melhores-cursos-de-geografia-do-mundo

A Universidade de Oxford ocupa o primeiro lugar geral entre os melhores cursos de Geografia do mundo

Estados Unidos

Universidade da Califórnia, Berkeley (UCB)

  • Posição do ranking da QS: 4º
melhores-cursos-de-geografia-ucb

Universidade da Califórnia, Berkeley

Austrália

Universidade Nacional da Austrália

  • Posição do ranking da QS: 6º

Na Universidade Nacional da Austrália, os estudantes que se especializam em Geografia fazem parte de um rico ambiente de aprendizado caracterizado por uma intensa mistura de treinamento teórico e prático em um ambiente aplicado. As opções de cursos principais expõem os alunos à uma gama diversificada de habilidades que são muito procuradas a partir de um aprendizado experimental e baseado em campo. Os alunos são expostos a um treinamento integrado de pesquisa e aprendizado em pequenos grupos que se baseiam na diversidade de experiências profissionais e culturais dos estudantes e também dos funcionários e professores do departamento.

melhores-cursos-de-geografia-anu

Universidade Nacional da Austrália

Canadá

Universidade da Columbia Britânica

  • Posição do ranking da QS: 7º

Na UCB, o bacharelado em Geografia é dividido em 3 majors principais: Meio Ambiente e Sustentabilidade, Ciências Geográficas e Geografia Humana.

O major em Meio Ambiente e Sustentabilidade oferece aos alunos a oportunidade de estudar a dinâmica do ambiente natural, riscos geográficos e recursos naturais; o papel da sociedade na remodelação do habitat da Terra; e a ampla questão da relação da sociedade com a natureza, juntamente com preocupações como o gerenciamento de recursos escassos e crises ambientais. Já o major em Ciências Geográficas se concentra nas interações fundamentais entre a vida (incluindo as sociedades humanas) e a atmosfera, hidrosfera e geosfera da Terra, incluindo os subcampos de climatologia, biogeografia, hidrologia, geomorfologia, SIG, cartografia, estatística e sensoriamento remoto.

Por fim, o major em Geografia Humana foca no estudo dos padrões regionais em mudança do comportamento humano, a fim de entender as forças culturais, econômicas, sociais e políticas que moldam a paisagem.

melhores-cursos-de-geografia-university-of-brithsh-columbia

Universidade da Columbia Britânica

Singapura

Universidade Nacional de Singapura

  • Posição do ranking da QS: 9º

No Departamento de Geografia da Universidade Nacional de Singapura, os alunos são incentivados a desenvolver uma compreensão mais profunda e crítica dos ambientes físicos e humanos. Os alunos adquirirem conhecimentos, habilidades e perspectivas que lhes permitem avaliar e apreciar melhor o mundo interdependente em que vivemos.

Por lá são oferecidas quatro vertentes de investigação geográfica:

  • Características físicas e processos da superfície da terra;
  • Interação entre sociedades e espaço;
  • Relações homem-ambiente;
  • Especializações regionais.

Obviamente o curso dá uma maior ênfase à compreensão da situação local, mas também considera as influências regionais e globais. Os alunos são expostos a várias técnicas de pesquisa por meio de seminários, sessões de laboratório, oficinas práticas em SIG e sensoriamento remoto e trabalho de campo.

melhores-cursos-de-geografia-nus

Universidade Nacional de Singapura

Outros países que fazem parte do TOP 50 dos melhores cursos de Geografia do mundo:

Hong Kong – Universidade de Hong Kong

  • Posição do ranking da QS: 12º

Japão – Universidade de Tóquio

  • Posição do ranking da QS: 13º

China – Universidade de Pequim

  • Posição do ranking da QS: 14º

Alemanha – Universidade Humboldt de Berlim

  • Posição do ranking da QS: 17º

Holanda – Universidade de Amsterdam

  • Posição do ranking da QS: 18º

Suécia – Universidade de Lund

  • Posição do ranking da QS: 24º

Bélgica – Universidade Católica de Leuven (KU Leuven)

  • Posição do ranking da QS: 28º

Nova Zelândia – Universidade de Auckland

  • Posição do ranking da QS: 30º

França – Universidade Paris 1 Panthéon-Sorbonne

  • Posição no ranking da QS: 33º

Coreia do Sul – Universidade Nacional de Seul

  • Posição no ranking da QS: 34º

México – Universidade Nacional Autónoma do México

  • Posição no ranking da QS: 42º

Brasil – Universidade de São Paulo (USP)

  • Posição no ranking da QS: 47º
melhores-cursos-de-geografia-lund

Universidade de Lund

E aí, qual desses melhores cursos de Geografia do mundo te pareceu o mais interessante? Conta pra gente nos comentário! E se você quiser se preparar para conquistar o seu intercâmbio dos sonhos no exterior, procure o apoio da nossa mentoria especializada. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.