Se você quer estudar Geografia nos EUA mas não sabe qual faculdade escolher, seus problemas acabaram! Nós listamos aqui as melhores faculdades na área por lá com base no QS World University Rankings de 2019 e trouxemos algumas informações sobre cada uma delas. Assim, vai ficar bem mais fácil para você decidir!

6 melhores faculdades de Geografia nos EUA

1º – University of California, Berkeley

Geografia nos EUA: melhores faculdades 1

A história do Departamento de Geografia na Universidade da Califórnia, em Berkeley, começa em 1898 com a nomeação do primeiro professor de Geografia da instituição. A faculdade ganhou proeminência na área, porém, apenas na gestão de Carl Sauer, um dos geógrafos mais importantes do século XX. Por 31 anos (1923-1954), Sauer chefiou o departamento e desenvolveu uma maneira de pensar sobre a Geografia que tinha um foco cultural e histórico. Atualmente o departamento oferece os cursos de graduação e doutorado na área. Apesar disso, não há um programa de mestrado na instituição.

2º – University of California, Los Angeles (UCLA)

O Departamento de Geografia da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, por sua vez, foi fundado em 1911. Ele é constantemente listado entre os principais departamentos não só dos Estados Unidos como do mundo todo. A faculdade é reconhecida internacionalmente como líder em pesquisa e educação em Geografia Física e Humana. Atualmente, são oferecidos os cursos de graduação em Geografia e Estudos Ambientais e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Geografia.

Baixe agora o nosso guia “Melhores Faculdades dos Estados Unidos por curso”

3º – University of Wisconsin-Madison

Geografia nos EUA: melhores faculdades 2

Na Universidade de Wisconsin-Madison, o Departamento de Geografia foi fundado em 1928, vindo do antigo Departamento de Geologia e fica localizado no Science Hall da instituição. A faculdade está organizada em quatro áreas temáticas principais: Geografia Física; Estudos Humano-ambientais; Geografia Humana e Cartografia; e Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

4º – The Ohio State University

O Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Ohio, uma universidade pública norte-americana, tem seu prestígio principalmente pelo currículo que aborda seis áreas distintas de especialização. Além disso, a instituição emprega professores e pesquisadores de renome mundial, além de engajar os estudantes em aulas práticas e trabalhos de campo. Os temas principais estudados na faculdade são o crescimento urbano e as mudanças populacionais.

5º – University of Washington

Geografia nos EUA: melhores faculdades 3

Na Universidade de Washington, o Departamento de Geografia combina análise e interpretação teórica avançada com pesquisas sobre problemas do mundo real. Dessa forma, os alunos por lá estão profundamente engajados no serviço comunitário por meio de estágios e projetos de extensão que se concentram em questões de justiça ambiental e social. No campo da pesquisa, a instituição estuda principalmente a relação entre a população e o meio-ambiente.

6º- University of Minnesota

Na Universidade de Minnesota, a faculdade de Geografia é parte do Departamento de Geografia, Ambiente e Sociedade. Por lá, o curso foca não só em Geografia como também em Urbanismo e Ciência da Informação Geográfica, preparando os alunos para atuar nas áreas acadêmica, industrial, governamental e em ONGs. O Departamento tem uma ótima estrutura, que conta com a Biblioteca de Mapas Borchert e o Laboratório de Cartografia da Universidade de Minnesota.

Agora ficou mais fácil decidir em qual faculdade de Geografia nos EUA você quer estudar, não é? Mas tem como ficar ainda melhor: a gente pode te dar uma força pra tirar seu sonho do papel! A nossa mentoria especializada te ajuda em todo o processo para você conquistar sua vaga lá fora. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!  


Matheus Tomoto

Matheus Tomoto

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos