Os engenheiros mecânicos projetam e desenvolvem dispositivos mecânicos que usamos na vida cotidiana e criam novas tecnologias em diversos setores, desde fabricação automotiva até dispositivos médicos e robóticos. É graças à essa grande variedade de campos em que os engenheiros mecânicos podem se destacar que as projeções indicam um crescimento de 4% na demanda por profissionais da área até 2029.
Se você quiser se tornar um profissional de destaque na área, uma boa ideia é fazer a sua formação acadêmica em uma universidade americana, já que o país está na vanguarda da Engenharia Mecânica e lidera diversas iniciativas de inovação na área.
Pensando nisso, no texto de hoje vamos te apresentar as melhores faculdades de Engenharia Mecânica dos EUA. Quem sabe uma delas não será a sua universidade nos próximos anos?
10 melhores faculdades de Engenharia Mecânica dos EUA
10. Princeton
Como uma das oito escolas da Ivy League, Princeton é conhecida pelo prestígio de sua educação em todas as áreas de conhecimento, e o seu programa de Engenharia Mecânica não é exceção, com uma ampla variedade de disciplinas que incentivam a liderança, a inovação e a solução de problemas.
Um dos destaques do programa de graduação em Engenharia Mecânica de Princeton é a exigência que os alunos desenvolvam uma tese ou um trabalho prático independente no último ano do curso.
Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Princeton (Foto/Princeton.edu)
Muitos ex-alunos da instituição citam esse trabalho de conclusão como um dos destaques da universidade por permitir a realização de qualquer invenção ou pesquisa. Essa iniciativa é tão bem-sucedida que muitas patentes e publicações já foram gerados a partir dela.
Universidade Princeton: conheça a quarta universidade mais antiga dos EUA
Fora da sala de aula, o departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial de Princeton tem um nível impressionante de atividade de pesquisa. Em 2019, por exemplo, foram gerados quase 8 milhões de dólares em despesas com pesquisa patrocinada. E, além disso, estudantes, professores e pesquisadores do departamento receberam 84 prêmios pelo seu trabalho inovador.
9. Universidade de Illinois em Urbana Champaign
O currículo de Engenharia Mecânica na Universidade de Illinois em Urbana Champaign exibe pontos fortes incomparáveis em áreas fundamentais como mecânica, transferência de calor e ciência da computação. Inclusive, muitos ex-alunos do departamento tiveram participação direta no desenvolvimento de produtos.
Alguns exemplos são Robert D. Kern, que se formou em Engenharia Mecânica por lá e logo depois passou a liderar o mercado de geradores portáteis leves dentro dos EUA; e.Gerald E.McGinnis, fundador da Respironics, a empresa que desenvolveu a primeira máquina de CPAP, um pequeno aparelho compressor de ar silencioso utilizado no tratamento para apneia do sono,
A Universidade de Illinois em Urbana Champaign continua a impulsionar a inovação, com o maior número de publicações por corpo docente entre os programas da área. Todos os 65 membros do departamento de Engenharia Mecânica da instituição são ativos em pesquisas e publicam em revistas de alto impacto. Esse é o caso do professor Arend van der Zande, reconhecido por estar no top 1% de citações na área em 2019.
8. Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech)
Os engenheiros mecânicos da CalTech são ensinados a tornar o mundo mais seguro, dinâmico e sustentável com um programa rigoroso que combina cursos básicos com um forte aprendizado prático.
Nessa universidade os alunos são inspirados pelo impressionante corpo docente que foi reconhecido com a National Medal of Technology and Innovation, uma condecoração concedida pelo presidente americano a inventores e inovadores que tiveram contribuições significativas para o desenvolvimento de novas e avançadas tecnologias.
Laboratório de Engenharia na Caltech (Foto/Waveguide.com)
O Laboratório de Design e Prototipagem Jim Hall atua como um centro de ensino que permite que os alunos criem seus próprios dispositivos para fins de pesquisa. Esse laboratório inclui espaços de prototipagem e design equipados com máquinas, ferramentas manuais, materiais e hardware para fabricação.
Caltech: conheça o Instituto de Tecnologia da Califórnia
Os alunos podem mostrar suas habilidades de design por meio da competição anual de design de engenharia mecânica promovido pela universidade há mais de 35 anos. Trata-se de uma competição baseada em projetos em que os alunos precisam resolver vários problemas por meio da colaboração e da inovação. Dessa iniciativa já surgiram dispositivos para completar missões de veículos robóticos anfíbios, drones voadores e muitos outros.
7. Universidade Purdue
Os recursos impressionantes da Universidade Purdue oferecem muitas oportunidades para os alunos, a começar pelo orçamento de mais de 1 milhão de dólares exclusivo para bolsas concedidas para estudantes de Engenharia Mecânica.
O departamento de Engenharia Mecânica da Purdue também tem um programa bem desenvolvido de estudos no exterior. Cerca de 40% dos engenheiros mecânicos formados por lá participam de um intercâmbio na área em outro país, enquanto a média a nível nacional é de apenas 5%. Ou seja, se você conseguir uma vaga por lá, ainda tem chances de ter uma segunda experiência internacional fora dos EUA.
O campus principal da Purdue, que fica no estado de Indiana, é o lar de muitos laboratórios e centros de pesquisa reconhecidos nacionalmente, como o Maurice J. Zucrow Lab (o maior laboratório acadêmico de propulsão do mundo) e o Maha Fluid Power Research Center (o maior laboratório acadêmico de hidráulica dos Estados Unidos).
6. Universidade de Michigan em Ann Arbor
O programa de Engenharia Mecânica da Universidade de Michigan em Ann Arbor está na vanguarda da área há mais de 150 anos e continua a liderar o campo de Engenharia Mecânica em pesquisa e educação.
O departamento é patrocinado por agências importantes como o National Institutes of Health (NIH), o National Science Foundation (NSF), o Department of Energy (DOE), e o Department of Defense (DoD), totalizando 38 milhões de dólares em despesas anuais com pesquisa.
Por meio de oportunidades de pesquisa, os alunos obtêm conhecimento técnico e são formados para atuarem na vanguarda dos campos disciplinares emergentes, como biomecânica, nanotecnologia e mecatrônica.
A UMich, como é conhecida, usa seus vastos recursos e conexões de pesquisa para “fazer o mundo funcionar melhor”, transformando o futuro e melhorando a vida em toda a sua comunidade. Um exemplo disso é uma empresa co-fundada por professores do departamento que usa robôs autônomos para entregar comida em Ann Arbor, entregando quatro vezes mais pedidos do que antes da pandemia.
Outra ótima iniciativa dos pesquisadores da universidade é o desenvolvimento de dispositivos portáteis de pressão negativa que protegem os profissionais de saúde.
5. Universidade da Califórnia, Berkeley
A localização central da UC Berkeley coloca os alunos e professores ao lado do Vale do Silício, uma das áreas mais interessantes para se trabalhar em Engenharia Mecânica no mundo inteiro.
Os membros altamente capacitados do corpo docente do departamento de Engenharia Mecânica da universidade são reconhecidos nacionalmente com prêmios importantes como o Distinguished Teaching Awards e o NSF CAREER, além de serem associados da National Academy of Engineering.
Prédio dos departamento de Engenharia Mecânica, Nuclear e Industrial da UC Berkeley (Foto/Aleksander Veksler)
Os alunos de Engenharia Mecânica da UC Berkeley são incentivados a aplicar seus conhecimentos fora da sala de aula por meio de recursos como o Sutardja Center for Entrepreneurship and Technology, uma startup gerida pela universidade em prol da inovação.
Conheça a UC Berkeley, uma das principais universidades da Califórnia
Através dela, por exemplo, os alunos de Engenharia Mecânica da UC Berkeley desenvolveram novos estetoscópios digitais e ganharam um lugar na lista das melhores invenções de 2020 criada pela revista TIME.
4. Instituto de Tecnologia da Geórgia (GeorgiaTech)
Com 3 mil alunos e 100 professores, o departamento de Engenharia Mecânica é o mais antigo da GeorgiaTech e um dos maiores do país. O tamanho e os recursos da escola oferecem muitas oportunidades educacionais e de pesquisa para os alunos.
O programa de Engenharia Mecânica da Georgia Tech também é um dos mais inclusivos do país, com uma maior proporção de formandas mulheres e de outras minorias. Ainda assim, o departamento reconhece a importância de aumentar o envolvimento de alunos de todas as origens para gerar um grupo ainda mais diversificado e bem-sucedido de engenheiros mecânicos.
Entrada da Escola de Engenharia Mecânica da GeorgiaTech (Foto/Jiuguang Wang)
Os alunos da instituição têm a liberdade de criar protótipos e explorar novas ideias por meio de máquinas e instalações de última geração, além de uma estrutura física completa, com estúdios de criação e laboratórios especializados.
3. Harvard
Nossa segunda Ivy League da lista é conhecida por seus programas acadêmicos e pesquisas de prestígio. Só no ano de 2017, por exemplo, a universidade gastou 105 milhões de dólares em pesquisas na área de Engenharia, fazendo descobertas inovadoras em uma ampla variedade de campos.
A abordagem de Harvard para a pesquisa é altamente interdisciplinar e a Engenharia Mecânica não é exceção. Os alunos da área realizam projetos que variam de bioengenharia a engenharia ambiental e criptografia, por meio de seus cursos e laboratórios de aprendizagem ativa.
Universidade de Harvard: conheça a gigante americana
Os engenheiros mecânicos formados por lá adquirem conhecimento básico por meio de disciplinas como mecânica dos fluidos, robótica e mecânica, e no final do curso precisam projetar e prototipar uma solução para um programa de engenharia de sua escolha.
Um dos destaques da universidade é o MakeHarvard, uma competição de design baseado em hardware que é bastante popular entre engenheiros mecânicos. O concurso, que incentiva os alunos a transformarem conceitos em realidade por meio de software de design auxiliado por computador, é um verdadeiro playground para os estudantes.
2. Stanford
Os graduados em Engenharia Mecânica de Stanford obtêm sucesso, independentemente do setor, devido às ricas oportunidades educacionais e de pesquisa do programa. Os alunos podem garantir empregos em tempo integral em empresas como Lockheed Martin, Boston Consulting Group e Boeing, com um salário médio impressionante de 74 mil dólares!
Prédio do departamento de Engenharia Mecânica de Stanford (Foto/Stanford.edu)
Stanford promove a pesquisa interdisciplinar por meio de suas pesquisas em áreas como a engenharia biomecânica. Com acesso próximo a mais de 200 empresas de dispositivos médicos e três hospitais de primeira linha, a universidade impulsiona a inovação médica através da Engenharia Mecânica para melhorar a saúde geral e a qualidade de vida da comunidade ao redor. E essa interação contínua com essas instituições acaba beneficiando os alunos do programa.
Universidade Stanford: a segunda melhor dos Estados Unidos
O programa Research Experience for Undergraduates (REU) oferece oportunidades para os alunos trabalharem com professores experientes em projetos de pesquisa avançada. Eles se concentram em uma ampla gama de tópicos importantes, como engenharia computacional, design, saúde humana e sustentabilidade.
1. Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT)
Além de liderar a lista das melhores faculdades de Engenharia Mecânica dos EUA, o MIT também lidera em uma escala global. Devido à reputação acadêmica, número de citações e reconhecimento do mercado profissional, o QS World University Rankings classificou o programa de Engenharia Mecânica do MIT como o mehor do mundo nos últimos nove anos!
O MIT se concentra em problemas do mundo real e ensina aos alunos como impactar as práticas industriais. Para isso, o departamento de Engenharia Mecânica da universidade tem parcerias de pesquisa com a Microsoft, Ford, Dupont e outras empresas líderes em suas áreas.
MIT: a melhor universidade do mundo
O curso de Engenharia Mecânica educa os alunos por meio de experiências de design baseado em projetos. O campus abriga pouco mais de 12 mil metros quadrados de espaços de criação onde os alunos aprendem como operar com segurança impressoras 3D, cortadores a laser, fresadoras e outros equipamentos.
92% dos alunos de Engenharia Mecânica do MIT participam de pesquisas a fim de obter experiência teórica e prática e trabalhar ao lado de professores altamente renomados em suas respectivas áreas de atuação.
Você quer estudar nos EUA?
Qual dessas faculdades de Engenharia Mecânica dos EUA mais chamou sua atenção? Seja qual for sua resposta, o seu futuro profissional só depende de uma coisa: da sua preparação! E enquanto você ainda não realiza o seu sonho de estudar nos Estados Unidos, pode começar a fazer essa preparação em casa mesmo, com os e-books gratuitos que disponibilizamos aqui no blog. Clique nos links abaixo e baixe já!