Se você está pensando em fazer um intercâmbio no Reino Unido, saiba que a Escócia é um excelente destino. O país, assim como a Inglaterra, Irlanda do Norte e País de Gales, faz parte das quatro nações do Reino Unido.

E no Reino Unido é possível encontrar grandes universidades, renomadas tanto na Europa, quanto em todo o mundo. E para você que quer fazer um intercâmbio por lá, separamos as melhores universidades da Escócia para te ajudar a conhecer mais sobre as instituições de ensino britânicas. 

A nossa lista tem como base os rankings mundiais que são desenvolvidos para avaliar as universidades. De forma geral, são avaliados alguns critérios como quantidade de publicações científicas, número de alunos e de professores e até mesmo a empregabilidade dos ex-alunos. 

Nesse artigo, usamos os dados do QS World University Rankings, uma análise notória, desenvolvida pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido. Oito universidades escocesas estão entre as 550 melhores de todo o mundo, sendo que três estão no top 100 mundial. Ficou curioso(a)? Conheça agora as melhores universidades escocesas!

8 melhores universidades da Escócia em 2023

1. Universidade de Edimburgo

Posição no Ranking QS: 15ª

Classificada em primeiro lugar entre as melhores universidades da Escócia e em 15.º lugar no mundo, está a Universidade de Edimburgo! A instituição tem tanta tradição e história, que é a sexta universidade mais antiga do mundo de língua inglesa, fundada em 1583.

A universidade fica localizada em Edimburgo, capital da Escócia e cidade que deu nome a ela. As faculdades são um pilar importante da  “cidade velha”, como um centro de conhecimento e de cultura. Os mais de 45 mil estudantes, dos quais cerca de 13 mil são internacionais, se dividem em 5 campi pelas ruas e prédios de arquitetura medieval.

A estrutura acadêmica da Universidade de Edimburgo é baseada em três faculdades, contendo um total de 21 escolas. São elas:

  1. Faculdade de Artes, Humanidades e Ciências Sociais:
  1. Faculdade de Medicina e Medicina Veterinária:
  1. Faculdade de Ciências e Engenharia:

 

8. Universidade de Stirling

Posição no Ranking QS: 501-510ª

Uma das instituições mais jovens a fazer parte do ranking das melhores universidades da Escócia, a Universidade de Stirling foi fundada em 1967 pela Royal Charter. Classificada em entre 501-510 no mundo, a universidade fica como a oitava melhor da Escócia e fecha com chave de ouro nossa lista. Por lá, são cerca de 17 mil alunos, dos quais 0,28% são do Brasil, de acordo com os dados da  Agência de Estatísticas do Ensino Superior (HESA) do Reino Unido. 

A instituição está situada a apenas três quilômetros do centro da cidade de Stirling, construída ao redor do castelo de mesmo nome, que fica no topo de um vulcão extinto. Chama atenção que Stirling também foi classificada como a cidade mais acessível do Reino Unido em 2019.

E as outras universidades do Reino Unido? 

Como você já sabe, a Escócia é um dos países que compõem o Reino Unido. Outras instituições de ensino são bastante renomadas por lá e se destacam bastante, como a Imperial College London, a Universidade de Oxford e a Universidade de Cambridge. Todas as três localizadas na Inglaterra e consideradas as três melhores do Reino Unido. 

As nações britânicas têm um dos melhores sistemas de ensino superior de todo o mundo e isso reflete diretamente no resultado nos rankings de ensino. Hoje em dia, o Reino Unido é a segunda nação com maior número de universidades entre as melhores do planeta

Como estudar na Escócia? 

As universidades escocesas recebem as aplicações dos interessados através do UCAS, que é como se fosse o SISU do Reino Unido. Essa é uma plataforma online que facilita bastante a aplicação dos estudantes.

Vale lembrar que, além de resultados acadêmicos, os estudantes estrangeiros devem comprovar o domínio da língua inglesa para estudar no Reino Unido. E ainda, os alunos que vão realizar um curso de mais de 6 meses por lá, precisam providenciar o visto de estudante. 

Ou seja, se o seu curso é mais curto, não há necessidade de providenciar o documento autorizando a estadia, mas lembre-se que é comum ter que responder algumas questões e apresentar documentos, além do passaporte,que comprovem o motivo da viagem. Toda essa documentação deve estar em inglês, galês ou acompanhada de tradução oficial e deverá ser apresentada na fronteira. 

Tem bolsas de estudos para estudar na Escócia?

Pode comemorar! É possível estudar com bolsa nas universidades britânicas e até mesmo nas faculdades da Escócia. Inclusive, um dos auxílios estudantis mais desejados é de uma universidade que figurou na nossa lista das melhores da Escócia. 

A Universidade de Glasgow conta com vários programas de bolsas de estudos para alunos estrangeiros, inclusive brasileiros. Clique aqui e acesse agora mesmo as oportunidades dessa instituição de ensino.

(Kate Bielinski/Unsplash)

Aumente suas chances de ser aprovado (a) para estudar na Escócia!

Como vimos, para estudar na Escócia, um dos países do Reino Unido, é preciso fazer a aplicação através do UCAS, além de apresentar documentos pessoais e histórico escolar. Os aplicantes também devem indicar sua proficiência em inglês e demais documentos que podem ser solicitados pelas universidades britânicas.

E se você quer se preparar da melhor maneira para conquistar uma oportunidade na Escócia, ou em qualquer lugar do mundo, conte com os nossos mentores especialistas

Você vai aprender,com centenas de horas de conteúdo, como ser aprovado para os 60 melhores intercâmbios do mundo. E o melhor: com quem já passou pelas universidades estrangeiras e tem diversas aprovações! Acesse aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil para juntar-se ao nosso seleto time de mentorados.