BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Bolsa de estudos para mestrado na França: Ampère scholarship

Na França, a École Normale Supérieure de Lyon (ENS Lyon) tem um programa de bolsas de estudos para mestrado. Esse é o Ampère scholarship of excellence. É uma chance exclusiva para estudantes estrangeiros e que vai oferecer cerca de mil euros por mês por dois anos.

A cada ano, são vinte selecionados para receberem a ajuda de custo para cursar sua pós-graduação nas áreas de ciências exatas, artes e ciências humanas e sociais, dentro dos programas da ENS Lyon. Agora, vamos conhecer mais sobre essa oportunidade e como se inscrever!

Bolsas de estudos para mestrado na França(Van Tay Media/Unsplash)

O que é a bolsa Ampère scholarship?

A bolsa de estudos Ampère scholarship of excellence é uma chance de estudar na França, recebendo uma ajuda de custo de mil euros a cada mês. Inicialmente, a bolsa de estudos tem duração de um ano, mas pode ser renovada para o segundo ano do mestrado, de acordo com os resultados acadêmicos. A renovação também fica dependendo da indicação do professor responsável pelo programa do mestrado.

Essa chance vale para todos os programas de mestrado em ciências exatas, artes ou ciências humanas e sociais oferecidos na ENS de Lyon. 

A única exceção do último processo seletivo são os programas de mestrado FEADép, em Ciências da Vida, Ciências da Terra e do Universo. Portanto, se essa é sua área de interesse, pode ser que você não possa ser contemplado pela bolsa de estudos na França. Mas vale lembrar que os editais são atualizados a cada ano, por isso, vale conferir se há alguma mudança. 

São cerca de 20 bolsistas escolhidos de forma anual para a Ampère scholarship. Mas para ser um bolsista, é necessário cumprir alguns critérios. O interessado deve:

  • Ser um estudante internacional;
  • Ter idade máxima de 26 anos;
  • Para o primeiro ano do mestrado, o aluno deve comprovar sua graduação com um diploma equivalente ou 180 créditos pelo Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos;
  • Para o segundo ano de mestrado, o estudante deve comprovar que concluiu com sucesso o primeiro ano de estudos ou indicar que atingiu 240 créditos no Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos;
  • Ter domínio comprovado do idioma francês ou inglês, dependendo do programa de mestrado de interesse.

Já o processo de aplicação acontece online, através de um formulário que fica disponível no site oficial da instituição. É importante ficar atento, porque não são aceitas aplicações feitas por e-mail e nem fora da data estabelecida.

O prazo de aplicação geralmente acontece entre dezembro e janeiro, com o resultado divulgado até fevereiro. O cronograma de prazos segue até setembro, quando as aulas começam de fato.

Quais são os documentos necessários para ser um bolsista na França?

Como vimos, é preciso cumprir alguns pré-requisitos para realizar um mestrado com bolsa de estudos na França. E é justamente para comprovar os critérios que durante a aplicação, será necessário enviar alguns documentos exigidos. 

Vale redobrar a atenção, porque o escritório de alunos internacionais reforça que é responsabilidade do aluno verificar todos os documentos. Portanto, confira a lista com cuidado para não perder a oportunidade pela falta de algum dos documentos exigidos.

Todos os documentos que os candidatos devem enviar devem estar, obrigatoriamente, em francês ou inglês. Portanto, no caso de documentos que estão em português, o interessado deve providenciar a tradução juramentada, ou seja: com assinatura do responsável pela tradução e demais informações para comprovar a veracidade.

De forma geral, a documentação pedida é a seguinte: 

  • Duas cartas de referência (em francês ou inglês) de professores que conhecem bem o trabalho desenvolvido. Essas cartas podem ser enviadas diretamente pelos professores por e-mail para ampere.scholarship@ens-lyon.fr, com a indicação do seu nome e programa de mestrado, ou junto com o formulário de aplicação; 
  • Carta de motivação;
  • Curriculum vitae
  • Certificado de diplomas (por exemplo, comprovante do bacharelado);
  • Histórico escolar universitário;
  • Certificado de teste de proficiência em inglês ou francês.

Além disso, alguns programas específicos de mestrado exigem outros documentos. Para as aulas de Artes, Humanidades, Línguas e Ciências Sociais, também será necessário enviar um resumo do seu projeto de pesquisa em francês, com no mínimo 3 páginas. A exceção é para o Mestrado em Economia Avançada, para o qual o projeto deve ser enviado em inglês. 

Também pode ser pedido que o estudante encaminhe documentos com as razões para a escolha, orientação metodológica, bibliografia indicativa e uma lista de publicações ou participações em eventos acadêmicos.

Como os bolsistas são escolhidos? 

Para o ano letivo 2022/2023, de acordo com a École Normale Supérieure de Lyon, todos os detalhes do processo seletivo serão divulgados em meados de dezembro de 2022. 

Mas a instituição já divulgou que, assim como de costume, serão 20 bolsistas escolhidos. Desses, duas bolsas são exclusivas para alunos da Romênia. Isso porque se firmou uma nova parceria entre a Embaixada da França na Romênia e o Campus France. Também já foi indicado que haverá uma parceria com a Embaixada da França no Irã. 

Além disso, todos os interessados em um mestrado com bolsa de estudos na França poderão se candidatar a todos os programas de mestrado da ENS, com exceção de Ciências da Vida, Ciências da Terra e do Universo. 

A inscrição será através do formulário online, que permite candidatar-se, ao mesmo tempo, a um programa de mestrado e a uma bolsa de excelência. Por isso, não será necessário se inscrever via CADENS, nem mesmo aplicar em outro formulário adicional.

Para escolher os 20 alunos, todas as candidaturas são analisadas pelo comitê de admissão da ENS de Lyon. A instituição alerta que nenhum resultado será dado por telefone. Caso a candidatura for aceita, o estudante vai receber uma carta de pré-inscrição e as orientações sobre os passos a seguir para a inscrição, por meio do e-mail inscrito durante a aplicação.

Lyon na França tem bolsas de estudos(Lyon/Lucas Gallone/Unsplash)

Quais são as opções de área de estudos com bolsa na França? 

Geralmente, todas as áreas podem ser contempladas pela bolsa de estudos de mestrado na França. Quando há alguma exceção determinada, ela é indicada no edital e no site oficial. Por isso, você deve ler atentamente as recomendações da instituição de ensino. 

Para se ter uma ideia, esses são alguns dos programas de mestrado realizados atualmente na École Normale Supérieure de Lyon:

  • Humanidades Digitais;
  • Biociência e modelagem de sistemas complexos;
  • Socialização, instituições e conhecimento;
  • Da Renascença às Revoluções;
  • Estudos hispânicos;  
  • Pensamentos do cinema;
  • Estudos do Oriente Médio;
  • Matemática Avançada;
  • Filosofia contemporânea; 
  • Estudos árabes; 
  • Biociências para cuidados da saúde; 
  • História do pensamento político; 
  • Ensino de ciências experimentais e matemática;
  • Estudos chineses;
  • História da Filosofia;
  • Estudos italianos;
  • Ciências da Terra, planetas e meio ambiente;
  • Ciências da Computação;
  • Literatura Moderna;
  • Abordagem pluralista do cuidado médico;
  • Lógica, história e filosofia da ciência e tecnologia; 
  • Humanidade espacial; 
  • Construção de ciências contemporâneas;
  • Biociências;
  • Estudos germânicos.  

Dessa forma, os estudos são muito variados na ENS Lyon na França. Porém, vale destacar que são voltados para as ciências exatas, artes e ciências humanas e sociais. A lista completa dos programas de mestrado está disponível no site oficial e para conferir, basta clicar aqui

Bolsa de estudos para ciências da computação e matemática na França(Sigmund/Unsplash)

MILYON Scholarship: para mestrado em matemática e ciências da computação

Além da Ampère scholarship, a ENS de Lyon tem mais uma chance para mestrado com bolsa de estudos na França. Nesse caso, a MILYON scholarship é destinada também para estudantes internacionais, só que exclusiva para as áreas de matemática e ciências da computação.

Assim como para a outra oportunidade, os alunos são escolhidos com base em resultados acadêmicos de excelência. Outra diferença é que esse programa é de bolsas de mestrado ou bacharelado, em um dos cursos oferecidos pelas instituições da Universidade de Lyon. 

A bolsa de estudos MILYON também tem um diferencial: esses auxílios são principalmente para estudantes estrangeiros, mas também podem ser abertos para os melhores estudantes franceses. Por isso mesmo, a concorrência fica ainda maior.

O valor desse benefício é de mil euros a cada mês, por um período de 10 meses de estudos. Geralmente, para essa oportunidade o calendário segue da seguinte forma: abertura da chamada entre outubro e novembro; prazo para inscrições em janeiro e resultados em meados de fevereiro.

Para ser um bolsista, o interessado deve fazer a aplicação para um dos cursos de graduação ou mestrado na Universidade de Lyon. No caso da UNS de Lyon, o interessado vai aplicar para o seu mestrado em matemática ou ciências da computação, por meio de um formulário online.

A documentação necessária para essa bolsa de estudos é a seguinte:

Vale reforçar que todos os documentos devem ser enviados em inglês ou francês, dependendo de qual é o curso ou a pós-graduação de interesse. 

 

 

Por que estudar na École Normale Supérieure de Lyon (ENS Lyon)? 

Agora que você já conhece esses programas de bolsa de estudos da ENS de Lyon, você deve saber mais sobre os motivos para estudar por lá. A instituição de ensino é bastante reconhecida, tanto na França como em todo o mundo. 

A École Normale Supérieure de Lyon é uma instituição pública francesa de elite que forma professores, pesquisadores, funcionários públicos, além de líderes empresariais e políticos. A instituição tem foco na pós-graduação e é uma das principais universidades de pesquisa intensiva da França. A instituição oferece mestrados lecionados em inglês e em francês. 

Já a tradição das Écoles Normales Supérieures da França vem de 1794, quando foi criada a primeira ENS, dedicada à formação dos educadores. E, construída na tradição da ENS de Fontenay-Saint-Cloud, fundada em 1880, a ENS de Lyon também se concentra na pesquisa educacional. 

Desde então, a instituição é um símbolo da meritocracia republicana francesa e continua empenhada, hoje em dia, em difundir o conhecimento ao mais amplo público e em promover a igualdade de oportunidades.

A ENS de Lyon faz parte da Université de Lyon e apoia pesquisas de qualidade que lhe renderam uma medalha Fields e muitas premiações, além de grande reconhecimento internacional. 

Atualmente, são cerca de 2.300 alunos, além de aproximadamente 800 professores e pesquisadores. Com grande incentivo aos estudantes internacionais, inclusive com o programa de bolsas para mestrado, são 78 nacionalidades no campus da ENS de Lyon, que estudam e trabalham em 24 laboratórios de pesquisa.

Todos esses anos de tradição refletem em ótimos resultados em todo o mundo. De acordo com a edição mais recente do ranking QS, que avalia as melhores instituições de ensino, a École Normale Supérieure de Lyon é a 5.ª mais renomada da França, além de ser a 111.ª melhor de todo o mundo.

Além do alto desempenho acadêmico, reconhecido internacionalmente, a localização da ENS de Lyon é bastante privilegiada. Essa é a terceira maior cidade da França, com mais de 500 mil habitantes. Lyon também é muito conhecida pela sua gastronomia e marcos históricos e arquitetônicos, até mesmo reconhecidos como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

 

 

 

Como ser aprovado para mestrado com bolsa na França?

Para ser aprovado com bolsa de estudos para mestrado na França, é necessário se destacar academicamente. É que a seleção será feita com base nos resultados excelentes que o interessado vai demonstrar durante sua aplicação.

Assim como acontece em outras bolsas de estudos desse tipo, serão escolhidos os melhores alunos para serem contemplados com mil euros por mês para estudar em terras francesas. 

Além de enviar a documentação necessária e cumprir os prazos, uma aplicação de sucesso tem como base alguns pilares. É preciso destacar suas qualidades e o que você vai oferecer àquela instituição de ensino como bolsista. Como são poucas bolsas de estudos a cada ano, o processo seletivo é bastante concorrido. 

E para te auxiliar a conquistar essa chance na França ou outros países da Europa, você pode contar com quem mais entende do assunto: nossos mentores M60. Para fazer parte do nosso time de mentorados, clique aqui agora mesmo e faça seu teste de perfil. 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

18 Jul 2022

Postagens recentes
10 bolsas de estudos no Reino Unido

Existem diversas bolsas de estudos no Reino Unido, tanto para graduação quanto pós-graduação. Confira algumas delas com a gente!

Ana Resende Quadros
09 Ago 2022