Como e por quê fazer pós-graduação na França?

A França é um dos destinos de intercâmbio mais populares da Europa. As boas universidades e a alta qualidade de vida atraem estudantes de todo o mundo. Além disso, as taxas e mensalidades das instituições do país são outro grande atrativo! Se você quer se juntar a esse grupo de intercambistas e fazer seu mestrado ou doutorado na terra das baguetes, o nosso guia de pós-graduação na França vai te ajudar a tirar esse sonho do papel. Continue lendo para saber mais!

Como fazer pós-graduação na França?

A França representa uma opção relativamente acessível para estudantes internacionais, graças às baixas mensalidades (lembre-se, no entanto, que o custo de vida no país pode ser alto). Nas universidades públicas, as taxas são definidas nacionalmente. Por exemplo, a taxa anual para um programa de mestrado, atualmente, é de €243 (aproximadamente R$1.555), enquanto um programa de doutorado custa €380 (~R$2.435). Em instituições privadas, as taxas geralmente são mais altas. De acordo com o Campus France, o valor varia entre €3.000 e €10.000 por ano (~R$19.220–64.075).

As opções de apoio financeiro disponíveis para estudantes internacionais incluem bolsas por meio do programa Erasmus+, bolsas do Ministério das Relações Exteriores francês, auxílios individuais das universidades e financiamento fornecido por conselhos regionais, geralmente em parceria com agências públicas de pesquisa, como o Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS).

Os alunos de doutorado também podem se candidatar a um contrato de doutorado, o que significa que legalmente se tornam funcionários da universidade, recebendo um salário em troca de trabalhos de pesquisa e docência. Isso ronda os €1.400 por mês, podendo ganhar mais quem assumir tarefas adicionais.

1-fazer-pos-graduacao-na-franca
Sorbonne, uma das melhores universidades do país (Freepenguin/Wikimedia Commons)

Para a aplicação para uma pós-graduação na França, os brasileiros devem se inscrever usando o CEF online, um sistema simplificado do governo francês. Nele, você vai poder conferir os requisitos de cada universidade, preencher os formulários de inscrição, falar com o representante do Campus France no Brasil e entrar em contato com a instituição para a qual deseja se inscrever. Incrível, não é? Mas atenção: você precisa pagar uma taxa para usar esse serviço!

Dependendo do idioma em que o programa é ministrado, você pode precisar apresentar uma prova de proficiência em francês ou inglês, seja comprovando a conclusão de um grau anterior na língua, ou por meio de um teste de conhecimento do idioma, como o DELF, DALF, IELTS ou TOEFL.

Por que fazer pós-graduação na França?

Em uma pesquisa de 2017 realizada pela Study in France, uma agência nacional francesa que promove o ensino superior no país, a qualidade da educação foi um dos motivos mais citados pelos estudantes de outros países para escolher estudar na França, junto com as oportunidades de melhorar a proficiência na língua francesa e o interesse pela cultura do país.

No geral, 64% dos 14.245 estudantes internacionais consultados ​​escolheram a França como o segundo país mais atraente para estudar, enquanto 92% dos que já estudaram na França recomendam a experiência.

A França é o lar de algumas das melhores universidades do mundo e se destaca bastante em áreas como Negócios e Ciência Política. Quinta maior economia do mundo, o país é a sede de empresas e organizações líderes globais em setores como cosméticos, eletrônicos, automotivo e aeroespacial. A região de “La Défense” em Paris é o maior distrito comercial da Europa, e em 2013 a França tinha mais sedes de empresas no Global 500 do que qualquer outro país na Europa (assumindo a quarta posição no mundo, atrás dos EUA, China e Japão).

2-fazer-pos-graduacao-na-franca
Paris (Anthony Delanoix/Unsplash)

A cultura francesa

Por mais significativa que seja a economia francesa, a cultura do país é muito difundida e influente globalmente – e muitos daqueles que vão fazer pós-graduação na França são atraídos pela perspectiva de imersão na língua francesa, no estilo de vida e na culinária. Além de ser uma língua útil para qualquer pessoa que busca uma carreira internacional, o francês também é relativamente fácil para brasileiros aprenderem, por conta das raízes latinas.

Esse apelo cultural se reflete nos números do turismo internacional no país. De acordo com a Organização Mundial de Turismo da ONU, a França recebe cerca de 82 milhões de visitantes estrangeiros anualmente, mais do que qualquer outro país (os EUA e a Espanha ficam em segundo lugar, com mais de 75 milhões).

As razões para esse fascínio estão na diversidade do país: lá é possível encontrar algumas das pistas de esqui mais populares da Europa, galerias de arte aclamadas, monumentos históricos, comidas e vinhos famosos e paisagens de tirar o fôlego, que variam de praias com sol a vinhedos tranquilos e cadeias de montanhas.

3-fazer-pos-graduacao-na-franca
Campo de lavanda em Drôme (Léonard Cotte/Unsplash)

Universidade do Intercâmbio

Ficou interessado(a) em fazer pós-graduação na França? A nossa mentoria especializada pode te ajudar a chegar até lá! Faça agora mesmo (clicando aqui) o seu teste de perfil para se tornar um de nossos mentorados!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

13 Mai 2021