A Universidade de Boston distribui tanto bolsas de mérito quanto bolsas baseadas em necessidades financeiras. No entanto, apenas o primeiro grupo de bolsas é aberto para estudantes de outros países.

Dentro dessa categoria de mérito, a instituição oferece dois programas de bolsas que podem ser acessados por estudantes estrangeiros. Confira mais informações sobre cada um deles abaixo:

Trustee Scholarship

A Trustee Scholarship é uma bolsa de graduação oferecida anualmente para cerca de 20 alunos de destaque que obtiveram ótimo desempenho acadêmico no Ensino Médio. Grande parte dos estudantes já selecionados para esse programa, por exemplo, estavam entre os melhores alunos de suas turmas.

Mas, além de notas, a Universidade de Boston também procura por candidatos “intelectualmente e criativamente aventureiros, que demonstrem participação em experiências e realizações além do normal”.

Universidade-de-Boston-Capa
(Foto: Brian Chang-Yun Hsu)

Os estudantes que recebem essa bolsa ficam isentos do pagamento do valor total do curso, além das taxas acadêmicas obrigatórias durante os 4 anos do programa.

Para concorrer a esse programa, o candidato precisa escrever um essay específico para a bolsa no mesmo processo de aplicação para o curso de interesse na universidade através das plataformas Common Application ou Coalition Application. Esse essay deve ter no máximo 600 palavras e seguir o tema proposto (geralmente a instituição oferece duas opções de temas).

Presidential Scholarship

Já a Presidential Scholarship também é uma bolsa para alunos de graduação do primeiro ano com desempenho acadêmico excepcional. O programa exige que o candidato, além de estar entre os melhores de sua turma, também demonstre excelência fora da sala de aula e habilidades de liderança tanto dentro da escola quanto em sua comunidade.

Essa bolsa tem o valor de 25 mil dólares anuais e também é renovável por um período máximo de 4 anos, mediante a manutenção de um bom desempenho acadêmico na universidade.

Para esse programa não há a necessidade de fazer uma aplicação adicional ou de escrever um essay. Todos os alunos que terminam o seu processo de candidatura antes do dia 1º de dezembro de cada ano, passam a ser considerados.

Quais são os programas de graduação da Universidade de Boston?

A nível de graduação, a Universidade de Boston oferece nada menos que 142 majors. E os estudantes podem escolher até dois majors diferentes (além das minors), caso queiram ter uma formação mais ampla.

Alguns dos majors disponíveis são os de Arqueologia, Arquitetura, Biologia, Jornalismo, Cinema, Química, Economia, História, Geofísica, Design Gráfico, Ciências Marinhas, Matemática, Música, Nutrição, Design de Som, Filosofia, Neurociência, Física, Publicidade, Astronomia, Relações Públicas, Cinema, Religião, Sociologia, Artes, Ciência da Computação e Estatísticas. Confira a lista completa aqui.

A universidade também oferece programas preparatórios em Odontologia, Direito, Veterinária e Medicina.

Universidade-de-Boston-Aérea
Vista aérea de um dos campi da Universidade de Boston (Foto: Robmyskis)

O que é necessário para se aplicar em um dos cursos da Universidade de Boston?

Para se aplicar no processo seletivo da Universidade de Boston, os estudantes estrangeiros precisam providenciar todas as notas do Ensino Médio; recomendações de professores e representantes escolares; teste de proficiências em inglês (IELTS, TOEFL ou Duolingo English Test); cópia do passaporte; documentos financeiros e testes padronizados opcionais como o SAT ou ACT.

Um pouco sobre a Universidade de Boston

Fundada em 1839, a Universidade de Boston é uma das principais do estado americano de  Massachusetts. Conta com cerca de 35 mil alunos, com uma distribuição bem equilibrada entre cursos de graduação e pós-graduação.

De acordo com o QS World University Rankings 2021, é a 32ª melhor universidade dos Estados Unidos e 110ª do mundo. Se destaca especialmente em áreas como Teologia, Economia, Ciências da Vida, Anatomia, Antropologia, Ciência da Computação, Finanças, Sistemas, Literatura, Arqueologia e Direito.

Universidade do Intercâmbio

E aí, ficou com vontade de estudar na Universidade de Boston ou em qualquer outra instituição de ensino superior americana? Então que tal começar a se preparar desde já para conquistar a sua oportunidade dos sonhos por lá? Nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos