BOLSAS IDIOMAS PROVAS UNIVERSIDADES INSPIRAÇÃO TESTES RESUMÃO DA SEMANA MUNDO ESTUDAR FORA TRABALHAR FORA NOTÍCIAS

Como ter isenção das taxas de aplicação nas faculdades dos EUA?

Quem se candidata a uma vaga para graduação ou pós-graduação nos Estados Unidos costuma ter que pagar uma taxa de aplicação. Esse valor varia bastante. Normalmente, o custo é entre 15 a 75 dólares, em média, mas pode até mesmo ultrapassar os 100 dólares.

E quando você aplica para várias universidades da sua college list, as taxas de aplicação somadas podem representar um custo alto para o intercâmbio. Porém, existe uma forma de conseguir a isenção da taxa de aplicação! 

É que algumas instituições de ensino contam com programas de isenção de taxa de aplicação. Ou seja, essa taxa cobrada para que seus documentos sejam recebidos e analisados não será aplicada. E nesse artigo, vamos te explicar tudo que você precisa saber para colocar em prática e conseguir um intercâmbio ainda mais barato.

 

 

O que é a taxa de aplicação nas faculdades dos Estados Unidos?

É necessário pagar uma taxa para realizar o seu application nas universidades dos Estados Unidos. Essa é a taxa de candidatura, chamada em inglês de Application Fee

Esse é um custo adicional que as instituições de ensino e universidades podem pedir para que o envio dos seus documentos e sua inscrição para aquela oportunidade sejam considerados. Ou seja, você paga a taxa e, aí sim, seus documentos serão analisados para verificar se você será ou não aceito.

É possível dizer que essa é a última etapa da aplicação. Isso porque costuma acontecer no final do processo de inscrição e para garantir que sua aplicação seja de fato realizada, você paga a taxa de aplicação. 

De forma geral, as taxas de aplicação são mais comuns em candidaturas de graduação, mestrado, doutorado e PhD. É sempre bom ter em mente que alguns cursos de verão e de inverno (Summer and Winter Courses) podem ter essa tarifa também, embora ela seja mais frequente em oportunidades de nível acadêmico.

Normalmente, aplicação para as bolsas para eventos, conferências, estágios internacionais não cobram a taxa de aplicação. É que a taxa de candidatura é voltada para remunerar os profissionais envolvidos na análise e seleção dos interessados, além de outros gastos que podem ocorrer durante o processo.

Para se ter uma ideia de valor, entre as 936 universidades dos EUA que participaram de um estudo da publicação U.S.News, o custo médio da taxa de aplicação foi de 44 dólares (cerca de 210 reais). O custo médio das universidades mais caras com application fee gira em torno de 80 dólares, ou seja, cerca de 380 reais.

(rupixen.com/Unsplash)

Como os custos de aplicação são pagos com a moeda do país e o dólar está em torno de R$4,77, pode pesar um pouco no bolso na hora de pagar. Geralmente, a taxa é quitada com cartão internacional e também em alguns casos por PayPal. Mas pode variar no método de pagamento, de acordo com cada instituição. 

Em relação ao pagamento, vale destacar que é importante ter em mãos o cartão internacional, que permite a compra em dólar. Além disso, fique de olho para verificar se a operadora do cartão faz o faturamento no mesmo dia ou se há um prazo. Isso evita que você tenha surpresas por conta da variação do dólar. 

Os valores variam de acordo com cada oportunidade e nem sempre são cobrados. É que nem toda candidatura terá taxas, por isso, vale a pena pesquisar qual o critério de cada oportunidade. No próprio site da instituição, costuma haver uma lista de requisitos e também a taxa de aplicação, se for o caso.

Para as instituições que cobram a taxa, é possível pedir a isenção —  essa é a fee waiver. Essa é uma forma de enviar seus documentos sem precisar pagar o valor cobrado.

Passo a passo para não pagar a taxa de aplicação

A recomendação é checar no site da instituição se tem o fee waiver disponível. Uma outra opção é verificar diretamente no buscador, da seguinte forma [Nome da instituição] Fee waiver ou [programa de estudos] Fee waiver. Assim, você já vai poder saber se a instituição conta com essa opção. 

Como normalmente temos uma college list com as universidades do nosso interesse, conseguir não pagar taxa na aplicação de todas ou na maioria delas já é um grande alívio para os intercambistas. 

Após o processo de pesquisa, você deve se atentar às regras do processo. É que, por exemplo, pode ser possível que o aluno tenha que anexar à sua aplicação um formulário fazendo o requerimento. Algumas escolas também exigem que você envie uma solicitação por e-mail com seus dados e a justificativa para o pedido. 

A partir daí, usualmente, a universidade gera um código do seu pedido para que você acompanhe o andamento da solicitação e a possível isenção da taxa. Esse é o método mais comum, mas pode ser que a escola tenha outra metodologia. 

Outra forma mais simples e rápida que também costuma ocorrer é da seguinte maneira: no site pode haver um formulário concedido e que deverá ser preenchido com os dados solicitados.

Outras regras podem ser aplicadas, como países elegíveis para que seus estudantes consigam a isenção da taxa de aplicação das universidades dos Estados Unidos. Nesse caso, se o Brasil estiver listado já é um ótimo sinal de que você pode conseguir isenção.

Mas, caso no site da escola não esteja especificado nenhum critério em especial para ser isento da taxa de aplicação, sempre é uma possibilidade entrar em contato por e-mail para verificar 

Nessa situação, você deve redigir a mensagem se apresentado, indicando qual é o curso ou programa do seu interesse e questionando se haveria a chance de conseguir a isenção da taxa de aplicação. Lembre-se ainda de se mostrar interessado e disponível para apresentar quaisquer documentos adicionais que forem precisos. 

A resposta pode seguir três direções: a negativa para a política de fee waiver; a aprovação para a isenção da tarifa; ou ainda a possibilidade de negociação. É que as instituições podem solicitar documentos ou até mesmo uma essay pontuando porque você deveria ser isento do pagamento. 

Como a isenção da taxa (fee waiver) acontece na prática? 

Se você já preencheu seus formulários ou entrou em contato por e-mail com a instituição e foi beneficiado pela isenção da application fee, você precisa entender como o desconto funciona na prática.

A primeira possibilidade é que a universidade, escola ou instituição que está ofertando a chance de intercâmbio te direcione um código numérico ou envolvendo letras e números. Para esse processo, quando você chegar à tela de pagamento da taxa você vai inserir esse código e assim o desconto já será concedido de forma automática. É um processo bem simples e que lembra bastante o sistema de desconto em uma compra on-line.

Também pode ser possível que a instituição tenha desenvolvido uma plataforma separada para aplicação sem taxa. Nesse cenário, a universidade vai te encaminhar a forma de acesso ao sistema de aplicação e por lá mesmo será possível aplicar totalmente isento de fee.

Apesar de essas formas serem bastante usuais, é preciso ficar atento aos editais e mensagens que possam ser recebidas por e-mail. A faculdade pode ter uma metodologia totalmente diferente para conceder a isenção. Por este motivo, é necessário se atentar para não perder o desconto. Afinal, ninguém quer pagar taxa porque não abriu a mensagem de orientações, não é mesmo? 

(Igal Ness/Unsplash) 

Preciso comprovar renda para não pagar a taxa de aplicação? 

A maioria das instituições determina que a isenção da taxa de aplicação seja restrita apenas a estudantes que comprovem uma determinada situação financeira. Apesar de não ser uma regra, é uma proposta bastante interessante e comum nas universidades nos Estados Unidos.

Isso porque a isenção visa não prejudicar a candidatura e o interesse do estudante. Normalmente, nos EUA o processo seletivo das aplicações leva em consideração critérios bem mais amplos do que apenas as notas. 

Por essa razão, muitos até acreditam que é um sistema mais justo, já que as atividades extracurriculares, seus sonhos, projetos e até recomendação de professores tem impacto na seleção, além de apenas suas notas em testes padronizados.  

Então, grande parte das isenções de taxa são voltadas para pessoas que comprovem a sua renda. E justamente por isso, os documentos que podem ser pedidos estão relacionados diretamente à análise socioeconômica. Embora sejam solicitados de forma comum, a forma de envio também varia.

O estudante pode enviar seus comprovantes de renda por meio do site da instituição ou até mesmo pode ser solicitado de forma separada, por exemplo, através de endereço de e-mail oficial da faculdade.

Preciso pagar uma taxa de aplicação para as universidades dos Estados Unidos?

Em alguns casos é preciso, sim, pagar a application fee, ou seja, uma taxa de aplicação para enviar sua candidatura a uma universidade norte-americana. Os valores são destinados a cobrir os gastos com profissionais da seleção e demais tarifas burocráticas. O valor depende de cada instituição, podendo ser de 15 dólares ou até ultrapassar os 100 dólares em alguns casos.

Mas esse não é um motivo para se desesperar e desistir do sonho de estudar por lá. Existe a possibilidade de conseguir a isenção da taxa de aplicação (fee waiver) em todas as candidaturas ou na grande maioria delas.

De forma resumida, vale lembrar que os critérios e processo para ser isento da taxa varia também de cada instituição de ensino. Por isso, é importante fazer uma pesquisa completa pelos sites oficiais da sua college list para verificar as possibilidades.

Assim, o estudante consegue ser isento dessa taxa. Com isso, o interessado pode até mesmo aplicar para mais programas de estudos, universidades ou faculdades, já que o processo de inscrição não terá nenhum custo. Assim, você também pode ter mais chances de estudar fora, já que vai enviar sua aplicação para um número maior de possibilidades.

(NeONBRAND/Unsplash) 

Como saber se a universidade tem taxa de aplicação? 

A melhor forma de saber se a universidade tem ou não a taxa de aplicação é acessando o seu site oficial. As instituições costumam detalhar quais são os procedimentos necessários para a aplicação e isso inclui os gastos necessários para que sua inscrição seja considerada.

Outra dica muito legal é que normalmente estudantes internacionais já são contemplados pela isenção da taxa. Isso se deve a dois pontos principais. O primeiro deles é que a aplicação online costuma contar mais frequentemente com a isenção do que aquelas que acontecem presencialmente. Outra questão é que algumas escolas ofertam a isenção da taxa para os estudantes de fora do país. 

Alunos que tiveram a isenção do pagamento do ACT/SAT podem ter também direito a um desconto na taxa de aplicação. Caso a universidade não tenha especificado nada sobre isso nos seus editais, vale enviar um e-mail para se informar.

Por fim, se você quer evitar as taxas de aplicação de forma 100% garantida, pode investir também em se inscrever para universidades que não cobram a application fee de forma alguma. Por exemplo, Grinnell College em Iowa não tem taxas, bem como o Centre College em Kentucky.

E vale lembrar que mesmo que a universidade não costume ofertar a isenção da taxa de aplicação, o estudante pode (e deve) enviar um e-mail com a solicitação. Assim, você pode verificar a chance de conquistar a isenção e ainda demonstra todo seu interesse por aquela escola em especial.

Como ter apoio para solicitar fee waiver

Agora você já sabe que é possível ter isenção de taxa nas suas aplicações das universidades dos Estados Unidos. Só é preciso ficar de olho, já que os critérios e até mesmo o procedimento necessário variam de acordo com a instituição

Mas, você sempre pode contar com um apoio bastante especial para realizar suas aplicações. É que alguns dos nossos mentores, inclusive, sempre conseguiram a isenção das taxas. E você pode participar da nossa mentoria e receber dicas valiosas de quem tem experiência. Não perca tempo: clica aqui e faça gratuitamente seu teste de perfil. 


 

Posts relacionados

Elaine Maciel
AUTOR

Jornalista mineira que veio de Baependi – uma cidade de 20 mil habitantes, e sempre quer ampliar seus horizontes. Do interesse em livros, séries e culturas diferentes, veio a vontade de conhecer, escrever e informar.

31 Mar 2022

Postagens recentes
Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

Ana Clara Reis
21 Abr 2024