Entender como uma prova funciona é importante para poder se sair bem nela. No caso do SAT, que conta com seções diferentes, é preciso se aprofundar em cada uma delas. Para te ajudar trouxemos aqui uma visão geral da seção de Leitura do SAT: os tipos de textos que caem, os formatos de perguntas e quais habilidades você precisa para tirar uma boa nota. Vamos lá?

Formato da seção de Leitura do SAT

O Reading é a primeira seção do SAT. Ele tem 65 minutos de duração e conta com um total de 52 perguntas. Todas essas questões são de múltipla escolha e têm quatro opções de respostas: A, B, C e D. As perguntas são todas baseadas em passagens – quatro textos individuais e um conjunto de textos.

Na seção de Leitura do SAT, você vai responder de 10 a 12 perguntas em cada passagem ou conjunto de passagens, sendo que um ou mais textos podem ser acompanhados por uma imagem, como um gráfico de barras ou uma tabela. No caso desse tipo de pergunta, os enunciados serão de interpretação de dados relacionados ao gráfico.

1-secao-de-leitura-do-sat

Algumas questões são acompanhadas de gráficos e tabelas

Tipos de passagens

Embora não haja como prever exatamente de onde as passagens vão vir, você pode conhecer o gênero em que cada uma delas se encaixa. Nesse caso, você sempre vai receber apenas uma passagem de Literatura (dos Estados Unidos ou do mundo), duas do campo da História ou de Estudos Sociais e duas relacionados à Ciência.

Cada passagem, ou conjunto de passagens, terá de 500 a 750 palavras. Como mencionado acima, uma ou duas delas também vão apresentar um gráfico, uma tabela ou um diagrama relacionado ao conteúdo do texto.

5-secao-de-leitura-do-sat

Cada texto pode vir de uma fonte diferente

Passagens relacionadas frequentemente discutem o mesmo tópico ou tema, mas abordam o conteúdo de uma perspectiva diferente. As perguntas que acompanham passagens relacionadas geralmente pedem para o candidato comparar, contrastar ou considerar o que um autor pensaria sobre o ponto de vista do outro autor.

Tipos de perguntas da seção de Leitura do SAT

A College Board, organização que formula o SAT, em geral afirma que as perguntas não têm tipos definidos. Isso porque ela sugere que os estudantes adotem uma abordagem holística e foquem apenas em ler as passagens da melhor maneira possível. Porém, analisando o teste, você pode encontrar oito tipos específicos de perguntas:

Ideia Geral

Perguntas sobre a ideia geral questionam sobre o objetivo principal ou a mensagem do texto. Sobre o que é a passagem? Qual é o argumento geral? O texto está tentando informar, revisar, contradizer, provar, parodiar ou fazer hipóteses? Qual é o objetivo, afinal?

Detalhe

Essas perguntas geralmente se referem a uma ou duas linhas específicas de uma passagem e perguntam sobre um detalhe em especial. A cada cinco linhas da passagem há uma numeração. Dessa forma, você pode localizar um detalhe rapidamente. Essas perguntas podem estar relacionadas à finalidade ou à técnica do autor, mas tendem a se referir a uma linha ou frase específica.

Inferência

Essas perguntas pedem que você interprete o significado de uma linha, de um parágrafo ou de toda a passagem. Isso não será muito subjetivo ou ambíguo, pois só pode haver uma resposta correta.

Função

As questões de função tendem a ser semelhantes às perguntas sobre detalhes mas se referem especificamente a como uma frase ou parágrafo funciona em uma passagem. Essas questões querem saber que efeito um detalhe tem sobre o texto.

Técnica do autor

Além de ler o texto com atenção, você também deve pensar em como o autor o escreveu. Para essas perguntas, você pode descrever o tom, o estilo, a voz, a atitude ou a perspectiva do autor. Como falamos anteriormente, normalmente você vai precisar comparar técnicas de autores em perguntas ligadas a passagens relacionadas. Elas tendem a aparecer em passagens únicas também.

Suporte

As perguntas de suporte não são independentes. Em vez disso, elas se referem a qualquer um dos tipos de perguntas anteriores e pedem que você forneça evidências para sua resposta.

Digamos que você responda a uma pergunta de inferência. Em seguida, você pode se deparar com uma questão de suporte que pergunta quais linhas na passagem forneceram o motivo por trás de sua resposta. Essas perguntas de suporte são comuns em toda a seção de Leitura do SAT.

Interpretação de dados

O último tipo de pergunta que você vai encontrar na seção de Leitura do SAT é o de interpretação de dados. Essas questões se referem a gráficos e tabelas, e pedem que as informações apresentadas neles sejam interpretadas. Frequentemente, as perguntas de interpretação de dados questionam como o gráfico/tabela se relaciona com a passagem.

Quais habilidades são necessárias para fazer a seção de Leitura do SAT?

Como você pode ver, esses tipos de perguntas se baseiam em certas habilidades de compreensão de leitura em inglês, como sua capacidade de interpretar detalhes, encontrar o ponto principal, entender o vocabulário no contexto de uma passagem, analisar a sequência e o fluxo de ideias e interpretar a técnica e o objetivo do autor. Além disso, as perguntas de suporte garantem que você escolha suas respostas com evidências diretamente presentes no texto.

3-secao-de-leitura-do-sat

As questões avaliam se você tem um entendimento completo de uma leitura em inglês

Ser capaz de reconhecer o tipo de pergunta apresentada pode te ajudar a utilizar as habilidades certas para respondê-la. Isso também vai te auxiliar a encontrar respostas erradas e a usar efetivamente o processo de eliminação para encontrar a resposta 100% correta.

Intercâmbio com a UDI

Agora que você já sabe ao certo tudo o que é avaliado na seção de Leitura do SAT, já pode se preparar para a prova e também para conquistar sua oportunidade internacional. E com isso a nossa mentoria especializada pode te ajudar. Faça agora mesmo o seu teste de perfil! Basta clicar aqui.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.