O seu GPA como aluno do Ensino Médio é muito bom? Sua pontuação nos ENEMs americanos foi ótima? Parabéns! Mas isso pode não ser o suficiente para garantir a sua vaga nas universidades mais seletivas dos EUA.

Entenda que, nessas instituições, ter um ótimo desempenho acadêmico prévio não é a exceção, e sim a regra! Por isso, a competição para ingressar nessas universidades super seletivas é feroz e exige muito mais do que bons números.

Conheça também as faculdades e universidades menos seletivas dos EUA

Mas quais são de fato as universidades mais seletivas dos EUA? Para encontrar essa resposta, a publicação americana U.S.News fez uma pesquisa com 1393 instituições de ensino superior do país.

E, para a surpresa de muita gente, a mais seletiva entre todas não é nenhuma Ivy League! Em primeiro lugar ficou a Universidade Stanford, na Califórnia, que admitiu apenas 4% dos candidatos para as turmas de calouros que iniciaram seus estudos nos outono de 2019.

universidades-mais-seletivas-stanford
Stanford é a primeira colocada na lista das universidades mais seletivas dos EUA (Foto: Toshiharu Watanabe/Pixabay)

E, obviamente, os estudantes que se matricularam na universidade naquele ano tinham credenciais acadêmicas impecáveis, com uma pontuação média no SAT e no ACT de 1510 (de 1600) e 34 (de 36), respectivamente. Já em relação ao histórico acadêmico no Ensino Médio, 98% deles se encontravam entre os 10% melhores alunos de suas turmas.

Mas Stanford não é a única universidade que dispensa a grande maioria de seus candidatos. As 11 instituições com as taxas de aceitação mais baixas admitiram, cada uma, menos de 8% dos estudantes que se aplicaram.

Harvard ou Stanford: qual é melhor?

Cinco delas estão na Ivy League, já naturalmente famosa pela sua seletividade e frequentemente considerada uma porta de entrada para o mais alto nível da educação formal na sociedade americana. Mas mesmo as instituições da lista que não fazem parte desse grupo, também são consideradas super potências acadêmicas por si só.

National Universities x National Liberal Arts Colleges x Regional Colleges

Outro dato importante é que 9 das 11 universidades mais seletivas dos EUA são  National Universities, geralmente focadas em pesquisa, e que oferecem uma grande variedade de cursos universitários de graduação, além de ampla gama de programas de mestrado e doutorado.

Das duas instituições restantes, uma faz parte das chamadas National Liberal Arts Colleges, ou Faculdades de Artes Liberais, um tipo de instituição que enfatiza a educação de graduação e concede pelo menos metade de seus diplomas na área de Artes Liberais.

Já a outra faz parte do grupo das Regional Colleges, que são as faculdades com foco em graduação que concedem menos da metade dos seus diplomas em disciplinas de Artes Liberais.

Divisão regional

Três das universidades mais seletivas dos EUA estão localizadas na Califórnia, enquanto duas estão localizadas em Massachusetts. Nova York, Connecticut, Kentucky, Illinois, Rhode Island e Nova Jersey possuem uma instituição no ranking.

Conheça as melhores universidades do estado da Califórnia

Não se assuste!

Apesar dessas baixas taxas de aceitação, é importante notar que essas instituições da lista são exceções à regra, uma vez que a maioria das faculdades e universidades americanas admite a maior parte dos candidatos inscritos.

Por exemplo, a taxa média de aceitação entre todas as 1393 instituições analisadas foi de 68%. Além disso, 22 instituições relataram que aceitaram 100% dos candidatos que se inscreveram.

O que fazer para ser aprovado nas universidades mais seletivas?

Os alunos que se inscrevem nas faculdades e universidades mais seletivas dos EUA não devem apenas demonstrar habilidades acadêmicas excepcionais, mas também mostrar sua personalidade em redações universitárias e demonstrar iniciativa e habilidades de liderança através da participação em atividades extracurriculares.

universidades-mais-seletivas-pomona
O Pomona College também está no ranking (Foto: Nostalgic Wisdom/Wikimedia)

Ranking

Ficou curioso(a) para saber, afinal, quais são essas 11 universidades mais seletivas dos Estados Unidos? Então confira abaixo!

InstituiçãoTaxa de aceitaçãoPosição no ranking da QS entre as melhores universidades do mundo
Stanford4%
Harvard5%
Columbia5%19º
Caltech6%
Yale6%17º
Princeton6%12º
Universidade de Chicago6%
Universidade Brown7%60º
MIT7%
Pomona College7%
Alice Lloyd College7%

Universidade do Intercâmbio

Você sempre sonhou em estudar nas universidades mais seletivas dos EUA? Então entenda que o processo seletivo dessas instituições é difícil, mas não impossível! E o grande segredo pra conquistar sua vaga em uma delas é se preparar com bastante antecedência.

Felizmente nós podemos te ajudar com isso através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Então clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.