Você é daquelas pessoas que acham lindas as paisagens internacionais das fotos na internet mas têm medo de vê-las pessoalmente? A boa notícia é que você não está só. Muita gente, por diversas razões, tem medo de viajar, principalmente sozinho(a) e para fora do país. No entanto, é perfeitamente possível (e mais fácil do que você imagina) se livrar de todas essas amarras. Separamos alguns passos que você pode começar a executar para não fazer mais parte do grupo dos medrosos e se tornar um(a) viajante. Saiba quais são eles!

Dicas-para-superar-seu-medo-de-viajar

Apenas vá

Esse conselho inicialmente pode parecer raso. Mas a lógica aqui é a mesma de quando você precisa mergulhar em uma piscina com água fria: respire e pule. Pare de esperar o momento perfeito, deixe de lado todas as desculpas e o medo de viajar, coloque suas coisas na mala e se jogue no desconhecido. Superar a ansiedade para viajar é mais fácil falando do que fazendo. Porém, quando você conseguir pela primeira vez, não vai querer parar nunca mais!

Pense nas vantagens de sair da sua zona de conforto

Por mais que a vida pareça monótona em casa, a rotina nos dá uma certa segurança. Por que, então, deixar isso para trás? Esse pensamento deve passar muito pela sua cabeça se você tem medo de viajar sozinho. A melhor dica, nesse caso, é anotar todos os piores cenários que podem acontecer. Dessa forma, fica mais fácil descobrir quais são as possíveis consequências e o que você pode fazer para corrigir tudo. Muito provavelmente, os benefícios de se aventurar superam todos esses cenários.

Não se preocupe com o desconhecido

Outro pensamento que deve passar pela sua cabeça é o de “eu não sei o que vou encontrar lá fora”. Porém, a beleza de viajar é justamente essa! Tente transformar qualquer ansiedade ao viajar em emoção, se concentrando em todas as coisas maravilhosas com as quais você vai ter contato: novas pessoas, situações, idiomas, habilidades, modos de pensar. Abrace as diferenças e veja cada situação nova como uma oportunidade de crescer. Se ainda estiver com dúvidas, pesquise um pouco para desmistificar alguns estereótipos sobre os países.

A língua não precisa ser sua maior barreira

Seu medo pode te influenciar a não viajar por não saber outro idioma. Bom, talvez você realmente não saiba, mas só por enquanto. Isso porque, após alguns meses de imersão cultural e linguística no país de destino, sua compreensão da nova língua vai ser melhor do que de todos os seus colegas de classe que passaram anos em cursinhos de línguas. Apesar disso, antes de ir você pode estudar um pouco e aprender algumas frases básicas, para não ficar perdido(a) quando chegar.

Se sua preocupação é o dinheiro, você ainda tem algumas opções mais baratas

Muita gente tem medo de viajar por conta do valor das viagens. E isso é totalmente compreensível. No entanto, existem diversas alternativas que deixam essa experiência mais barata. Vale a pena pesquisar as opções de hospedagem e de passagens aéreas para encontrar as mais econômicas. Além disso, para começar, você pode preferir um destino mais em conta. Os países vizinhos aqui na América do Sul são uma ótima opção de ponto de partida!

Com esses passos vai ficar mais fácil perder o medo de viajar e embarcar na sua primeira aventura! Você já quer começar a procurar sua oportunidade no exterior? Então saiba que a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

Quer acompanhar todos os nossos conteúdos sobre intercâmbios e viagens? Então cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.