4 bolsas de estudos na Alemanha

Pode ser que o pontapé que falta para você começar seus estudos no exterior seja a conquista de um bom financiamento. E isso é muito mais fácil de conseguir do que você imagina. Na Alemanha, por exemplo, além do ensino gratuito em muitas universidades, também existem programas de auxílio para estudantes internacionais se manterem no país. Seu sonho é colocar em prática seu alemão no Velho Continente? Então confira essa lista que separamos com 4 das principais bolsas de estudos na Alemanha para estudantes estrangeiros.

DeutschlandStipendium National Scholarship Programme

O programa DeutschlandStipendium fornece apoio não só financeiro como também não-material (como estágios e mentorias, por exemplo) para alunos de todo o mundo. A bolsa apoia estudantes com alto rendimento que queiram estudar em qualquer uma das universidades alemãs participantes.

A bolsa de estudos é concedida sem considerar a renda pessoal ou a nacionalidade do candidato. O auxílio é de 300 euros por mês, e é mantido por pelo menos dois semestres. Apesar disso, pode ser estendido por um tempo máximo que cubra todo o período padrão de estudo.

Programas de Bolsas de Estudo da DAAD

O DAAD é uma organização conjunta das instituições de ensino superior da Alemanha. Eles são responsáveis por promover as relações acadêmicas internacionais, principalmente por meio do intercâmbio de estudantes.

O programa da DAAD tem bolsas de estudos e financiamento para graduandos estrangeiros, estudantes de pós-graduação e cientistas que buscam apoio financeiro para seus estudos na Alemanha.

Programas de bolsa de estudos das fundações da Alemanha

Várias fundações políticas e religiosas na Alemanha oferecem bolsas de estudos para estudantes internacionais de várias origens, interesses e qualificações. Um exemplo é a bolsa de estudos da Fundação Heinrich Boll, uma instituição política alemã. Enquanto isso, as Bolsas Konrad-Adenauer-Stiftung e KAAD são exemplos de auxílios oferecidas por fundações religiosas na Alemanha.

Programas de Bolsas Erasmus na Alemanha

As universidades alemãs participam em vários programas de estudo financiados por bolsas Erasmus Mundus e Erasmus+. Essas bolsas podem financiar estudantes internacionais para realizar um programa de estudos na Alemanha. Mas geralmente os auxílios do Erasmus são voltados para cursos de mestrado e doutorado.

BÔNUS: Faculdades e universidades gratuitas na Alemanha

Desde 2014, todas as universidades na Alemanha não cobram nenhuma mensalidade para cursos de graduação. Em alguns estados federais, as universidades cobram uma contribuição semestral (cerca de 50 euros).

Porém, ao contrário dos estudos de graduação, a maioria dos cursos de mestrado ou doutorado na Alemanha são pagos. Os custos dos estudos de pós-graduação são adicionais às taxas de matrícula. Felizmente, há um bom número de bolsas de estudo para mestrado e doutorado na Alemanha.

Agora que você já conhece as principais bolsas de estudos na Alemanha, não tem mais desculpa para não pensar em se aventurar pelo país. A nossa mentoria especializada pode ajudar a conseguir a sua oportunidade por lá. Faça agora mesmo o seu teste de perfil clicando aqui e junte-se ao nosso time de mentorados!

Estudou em escola pública, aprendeu inglês sozinho em 3 meses, foi aceito nas 10 melhores faculdades dos Estados Unidos, trabalhou no MIT (melhor faculdade de tecnologia do mundo), é embaixador da Youth Assembly no Brasil, recebeu proposta da NASA e é ex-fellow de HARVARD. É escritor, palestrante e mentor de pessoas que desejam buscar sua oportunidade no exterior.