4 estágios do aprendizado de idiomas

Aprender uma nova língua é quase como ganhar um superpoder. É uma habilidade muito útil, que te abre diversas portas nas esferas pessoal, acadêmica e profissional. Adquirir essa habilidade, porém, leva um certo tempo, independente se você aprende por si só, em casa, ou por imersão em um outro país. Ou seja, conforme você embarca nesta jornada, vai passar por várias etapas. Quer saber quais são elas? Então continue lendo para conferir nossa lista com os 4 principais estágios do aprendizado de idiomas.

Estágios do aprendizado de idiomas

1. 100% iniciante

1-4-estagios-do-aprendizado-de-idiomas
(Reprodução/Netflix)

Todo mundo tem que começar de algum ponto – e nesse ponto você está completamente perdido. Você pode entender algumas palavras aqui e ali que são semelhantes ao português ou a outro idioma que você fala e pode até conseguir dizer “olá” e “obrigado”, mas, tirando isso, você não tem muita ideia de como se expressar no idioma.

Isso é bom por dois motivos: 1) é uma parte inevitável da exposição a um novo idioma, e 2) é um dos estágios do aprendizado de idiomas que requer mais atenção e até muita humildade, já que você está começando do zero e com certeza vai precisar da ajuda de outras pessoas.

Depois de estudar alguns outros idiomas, começar a entender como funciona o aprendizado e ser capaz de se comunicar em pelo menos uma língua estrangeira, você começa a perceber a importância dessa etapa. Ela te mostra como o mundo é grande e como ainda temos muita coisa a aprender.

2. Conversa de bebê

2-4-estagios-do-aprendizado-de-idiomas
(Tenor)

O segundo entre os estágios do aprendizado de idiomas é o de "conversa de bebê". Nele, você começa a juntar as palavras que conhece, usando as estruturas gramaticais mais básicas. O jeito que você soa nessa etapa pode parecer meio bobo, mas já é uma evolução e pode ter certeza que as pessoas já te entendem!

É um estágio muito divertido, porque você está em um ponto ideal: os nativos acham incrível que você está tentando ao máximo falar o idioma e você fica livre da pressão de falar perfeitamente, já que ninguém espera que consiga dizer as coisas da forma “certa”. Aproveite essa fase para treinar e errar à vontade!

3. Conversação satisfatória

3-4-estagios-do-aprendizado-de-idiomas
(Reprodução/ABC)

Parabéns, você atingiu o estágio em que pode ter uma conversa satisfatória nesse novo idioma. Você domina diversos tempos verbais, estruturas gramaticais e tem um vocabulário amplo o suficiente para abordar a maioria dos temas cotidianos.

Nessa etapa, você já consegue falar sobre como está indo a escola, como é sua cidade natal e o que você fez na noite passada. Você pode pedir comida e se comunicar com os habitantes locais, mas ainda vai voltar a mergulhar na estrutura do português ao falar sobre ideias mais complexas.

Embora você possa se comunicar sobre uma variedade de tópicos, você ainda comete muitos erros e tem um sotaque (muito) perceptível. Os nativos podem ficar tentados a usar uma outra língua com você se sentirem que manter uma conversa no idioma é um grande esforço para você, mas se mantenha firme e diga a eles que você está gostando da prática.

4. Fluência

4-4-estagios-do-aprendizado-de-idiomas
(Reprodução/Netflix)

O que distingue uma pessoa "fluente" em um idioma? Não há uma definição, mas você pode levar em consideração o ponto em que para de entrar em pânico quando tem que passar o dia todo falando essa língua. Quando se sentir confortável falando a língua, quando sentir que pode namorar alguém nessa língua, quando puder fazer um curso (e realmente aprender algo) e quando puder desfrutar de assistir a um filme neste idioma, então você pode se considerar fluente.

O estágio da fluência também é mais desafiador, porque as pessoas percebem mais seus erros, já que há menos deles. Nesses casos, por mais que você saiba bastante sobre o idioma, tenha em mente que você nunca vai soar como "eles", já que não nasceu e cresceu convivendo com a língua.

E tudo bem. O objetivo do aprendizado de um idioma é se comunicar e ser compreendido, além de ganhar consciência cultural e poder se virar em um ambiente estrangeiro que vive nessa língua. Se você pode fazer todas essas coisas, você chegou ao seu objetivo!

Universidade do Intercâmbio

Quer passar com facilidade por todos os estágios do aprendizado de idiomas? Então que tal contar com o apoio da nossa mentoria especializada para conquistar uma oportunidade internacional e ir aprender com os nativos? Clique aqui e faça agora mesmo o seu teste de perfil para se tornar um de nossos mentorados!

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

31 Mai 2021

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024