5 bairros para morar em Lisboa durante o seu intercâmbio

Vai fazer intercâmbio em Portugal e, mais precisamente, na capital do país? Então você tem que começar a conhecer a cidade desde já! A primeira coisa que você deve começar a pesquisar é quais são os melhores bairros para morar em Lisboa. E isso, claro, da perspectiva de um jovem que está indo estudar por lá. Pensando nisso, listamos aqui 5 regiões da cidade que se destacam  na preferência dos universitários locais e estrangeiros.

Quais são os melhores bairros para morar em Lisboa?

Arroios

O bairro de Arroios é uma área residencial que reúne muitos trabalhadores em Lisboa, principalmente por sua localização estratégica: ele corta duas avenidas que são como “artérias” da cidade: a Avenida Pascoal de Melo e a Avenida Almirante Reis. Além disso, o Arroios também tem ruas espaçosas, diversos prédios residenciais e é muito bem atendido por transporte público, deixando fácil o acesso a qualquer outra parte da cidade.

Se você gosta de comprar produtos frescos, o Mercado de Arroios conta com peixaria, floricultura e hortifruti. A região é ideal para estudantes do Instituto Superior Técnico: com poucos minutos de caminhada você chega lá. Normalmente, o bairro também fica a uma parada da linha verde do metrô. Porém, vale lembrar que a estação Arroios está atualmente fechada para reforma (deve voltar a funcionar no final de 2020 ou em 2021).

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por More Lisbon Walking Tours (@more.lisbon.walking.tours) em

São Sebastião

A região de São Sebastião faz parte da freguesia das Avenidas Novas, em Lisboa. Como possui ótimas conexões de transporte público para as principais universidades da cidade, não é difícil encontrar estudantes em quase todos os prédios da região. Alguns lugares, como o Bairro Azul, por exemplo, são quase inteiramente ocupados por universitários. São Sebastião também abriga um dos oásis de Lisboa: o Jardim Gulbenkian. É o lugar perfeito para estudar e relaxar!

Da estação de metrô São Sebastião, você pode chegar à Universidade NOVA com cerca de  15 minutos de caminhada (é uma ladeira e tanto!). O Instituto Superior Técnico fica a duas paradas na linha vermelha (desça na estação Alameda). Já o Instituto Universitário de Lisboa e a Universidade de Lisboa ficam a três e quatro paradas, respectivamente, partindo das linhas vermelha e amarela.

avenidas-bairros-para-morar-em-lisboa Casa de eventos Campo Pequeno, na região da freguesia das Avenidas Novas

Alameda

O Alameda é outro bairro que fica às margens da Avenida Almirante Reis. A via principal por lá, porém, é a Alameda D. Afonso Henriques, que dá nome a esse bairro. Sua característica mais icônica é um jardim amplo, que se estende desde os degraus da entrada principal do Instituto Superior Técnico até a Fonte Luminosa, onde dá para aproveitar o clima da cidade e praticar alguns esportes.

A proximidade com o Técnico faz com que as ruas do Alameda se encham de estudantes, que geralmente moram em apartamentos perto do campus. No entanto, as linhas verde e vermelha deixam o bairro “próximo” de muitas outras universidades da cidade, como a Universidade de Lisboa.

lumi-morar em lisboa Fonte Luminosa na Alameda D. Afonso Henriques

Intendente

Até um tempo atrás, a área do Independente era uma região considerada “barra pesada”. Agora, depois de passar por obras de reforma e revitalização, o Intendente é um dos bairros mais descolados e badalados de Lisboa. Não é de admirar que os estudantes queiram morar por ali! Bem no centro do bairro, por exemplo, há uma escultura em ferro forjado que é um pequeno jardim criado por uma das artistas portuguesas mais famosas do mundo, Joana Vasconcelos.

O Intendente é mais um bairro localizado na Avenida Almirante Reis, o que significa que é muito bem servido pelo metrô da cidade. Ele não é particularmente perto de nenhuma das universidades já citadas. Mas com as excelentes conexões de transporte público, você pode chegar nelas muito fácil.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por DailyMó (@mo_dailyphotos) em

Saldanha

Saldanha é um bairro no centro da cidade, localizado entre o São Sebastião e o Alameda. A Praça Duque de Saldanha, a principal do bairro, é um daqueles lugares que estão sempre movimentados, mas as ruas adjacentes são muito tranquilas e completamente residenciais. O Saldanha é a combinação perfeita da Lisboa dos séculos XX e XXI: edifícios modernos e antigos se misturam sem esforço, assim como pequenos shopping centers e ótimos restaurantes e padarias.

A localização central do bairro é muito atraente para os estudantes e, embora não haja universidades na região, as linhas vermelha e amarela do metrô vão te levar com facilidade à Universidade NOVA, no São Sebastião, e à Universidade de Lisboa, na Cidade Universitária.

duque-bairros-para-morar-em-lisboa Estátua do Duque de Saldanha, na praça que leva seu nome

Esses são os melhores bairros para morar em Lisboa enquanto estudante. Qual te pareceu o mais interessante? Conta pra gente nos comentários! Se você ainda estiver em busca da sua oportunidade internacional, a nossa mentoria especializada está a postos para te ajudar. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!

E, para acompanhar todos os nossos conteúdos aqui no Blog, cadastre seu e-mail aqui para receber nossa newsletter semanal.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

09 Jan 2020