A cultura brasileira ainda preserva muitos traços das tradições de Portugal. Mesmo assim, existem diversos pratos da culinária portuguesa que são bem diferentes dos que nós temos aqui no Brasil. Se você for fazer intercâmbio em Lisboa, Porto, Coimbra, ou qualquer outra cidade de Portugal, não pode deixar de experimentar a cozinha local. Para te ajudar nessa “caçada” alimentar, listamos aqui os 8 principais pratos que você não pode deixar de provar. Confira!

O que provar da culinária portuguesa no seu intercâmbio?

Papas de Sarrabulho — Minho

Esse prato é para quem gosta de misturar diversos ingredientes. Nele, as batatas são cozidas com sangue de porco, frango, carne suína (presunto e linguiça defumada), cominho, limão e pão ou farinha de milho. Além de ser muito saboroso, é um prato muito forte, ideal para tempo frio. As Papas de Sarrabulho são originárias de Minho, no norte de Portugal.

Francesinha — Porto

Este sanduíche português foi considerado um dos “12 sanduíches incríveis que você nunca ouviu falar” pelo site The Daily Meal. Os historiadores acreditam que a atual Francesinha tenha sido inventada na década de 1960 por um português que tentou adaptar o croque monsieur francês para o paladar lusitano. É um prato básico na cidade do Porto e geralmente inclui pão, presunto, linguiça fresca, bife ou carne assada. E como se já não fosse bom o bastante, ainda é coberto com queijo derretido e um molho secreto servido com batatas fritas.

francesinha-culinaria-portuguesa

Francesinha.

Caldeirada de Peixe — Estremadura e Ribatejo

Este ensopado saboroso leva uma variedade de peixes, com textura e sabor diferentes, como tamboril e bacalhau, e às vezes também pode ter mariscos. Ele tem como base esses ingredientes: cebola, alho, tomate e salsa. Depois de comer o peixe, o caldo que sobra é ideal para mergulhar um pão fresco e bem crocante.

Ovos Moles — Aveiro

Ovos Moles é o nome bem literal de uma iguaria de Aveiro, conhecida como a “Veneza portuguesa”. Ele vem dos antigos conventos da cidade e é feito de gema de ovo e açúcar. A mistura doce é servida em pequenos moldes açucarados – em geral com inspiração marítima, como conchas do mar, peixes ou mexilhões. Perfeito para quem gosta de sobremesas!

ovos-culinaria-portuguesa

Ovos Moles.

Choco Frito — Setúbal

O Choco (uma espécie de molusco) frito é um prato tradicional de Setúbal. É uma receita muito simples (quase fast food), normalmente servida com batatas frita. O sabor fica ainda melhor quando você come à beira-mar. Vale a pena fazer uma viagem de trem de cerca de 1 hora saindo de Lisboa e passar um dia conhecendo Setúbal comendo este prato crocante!

Migas — Alentejo

As Migas são geralmente servidas como acompanhamento. Elas são originárias de Alentejo, no sul de Portugal. A receita tradicional é feita com sobras de pão, e pode levar também alho, azeite e outros ingredientes mais elaborados, como carne de porco, tomate, pimenta vermelha e coentro fresco.

Pastel de Belém – Lisboa

Essa é uma das iguarias mais conhecidos da culinária portuguesa, inclusive pelos brasileiros. Mas, mesmo assim, ainda vale a pena provar o “original”. A receita atual dos pastéis de Belém começou a ser confeccionada em 1837, seguindo uma receita antiga do Mosteiro dos Jerónimos, localizado nos arredores de Lisboa. Aliás, lá em Portugal é comum escutar que Pastel de Belém de verdade é o que é vendido na loja histórica que fica no distrito de Belém. Os outros são “só” Pastel de Nata. 

belem-culinaria-portuguesa

Pastéis de Belém.

Dourada Grelhada — Algarve

A costa do Algarve tem 200 km de extensão. Dessa forma, é natural que um dos pratos favoritos da região tenha um peixe como ingrediente principal. E não existe receita mais simples do que dourada grelhada. Um par de batatas cozidas e uma salada simples de alface e tomate é suficiente para desfrutar de um dos peixes mais amados de Portugal!

Só de ler sobre a culinária portuguesa já abre o apetite, não é? Se você quiser experimentar esses pratos pessoalmente e ainda por cima estudar em terras lusitanas, procure a ajuda da nossa mentoria especializada fazendo o seu teste de perfil. Nós te ajudamos a se preparar para conquistar sua vaga lá fora.

Não quer perder nenhum conteúdo do nosso Blog? Então cadastre seu e-mail aqui e receba a nossa newsletter.


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.