6 motivos para aprender um idioma em casa

É fato que o mundo mudou muito em 2020. Mas, felizmente, como seres humanos nós somos incrivelmente adaptáveis e criativos. Mesmo quando a realidade à nossa volta muda, vemos que há coisas que podemos continuar fazendo e outras que podemos fazer de novas maneiras. Dessa forma, enquanto esse período de isolamento social não passa, podemos tentar tirar o melhor dele. Uma forma de fazer isso (e que tem diversas vantagens!) é aprender um idioma em casa. Conheça 6 dos principais motivos para você fazer isso!

Razões para aprender um idioma em casa durante a quarentena

1. Vai te preparar para viajar de novo (ou pela primeira vez) quando a pandemia passar

4-aprender-um-idioma-em-casa Viajar amplia nossas perspectivas e nos abre para experiências novas e enriquecedoras. Essas experiências nos impactam de certa forma, mas podem nos tocar ainda mais profundamente quando aprendemos o idioma – ou pelo menos um pouco do idioma – dos lugares por onde viajamos. Ver o mundo através das nossas próprias “lentes” é uma maneira única de entendê-lo. Aprender novos idiomas, no entanto, nos dá uma lente diferente e uma compreensão mais profunda. Com isso, entendemos que o mundo é um lugar encantador. Ele também pode ser um pouco assustador, mas nenhum de nós é perfeito. Nenhuma das nossas culturas é perfeita. Os humanos são seres complexos e essa é, justamente, a beleza do mundo. Comece, então, a aprender um idioma em casa e, quando você for viajar novamente, vai entender melhor a natureza multicultural do mundo e, assim, vai ficar mais confiante, preparado(a) e aberto(a) para se conectar com as pessoas nos lugares por onde você viajar.

2. É bom para o seu cérebro

Cuidar do nosso cérebro é tão importante quanto cuidar do nosso corpo! Os seres humanos gostam de ser estimulados mentalmente e descobrir coisas novas. Nesse caso, aprender um idioma em casa pode ser bem frustrante em alguns momentos, mas também pode ser empolgante e gratificante, o que é extremamente benéfico para a saúde do seu cérebro.

2-aprender-um-idioma-em-casa

3. Te deixa mais inteligente

Pesquisas apontam que aprender uma nova língua tem um impacto positivo na massa branca e cinzenta do cérebro humano, e que períodos de curto e longo prazos de aprendizado de idiomas estrangeiros podem levar a alterações na estrutura do cérebro, aumento da plasticidade neural e reorganização dos circuitos neurais. Além disso, aprender um idioma em casa pode envolver uma rede cerebral ainda maior do que outras formas de treinamento cognitivo, como problemas de matemática e palavras cruzadas.

4. Pessoas bilíngues saem na frente

Pessoas bilíngues (tendo aprendido os idiomas durante a infância ou na vida adulta), possuem uma maior flexibilidade mental, uma vez que estão acostumadas a se adaptar a mudanças constantes e a processar informações de uma maneira mais eficaz que os monolíngues. Sendo assim, aprender um idioma em casa é ótimo, em qualquer idade, para manter nosso cérebro jovem, afiado e flexível.

5. É um consumo responsável de informação

Atualmente estamos sobrecarregados com informações e notícias. Temos estímulos visuais e auditivos durante o dia todo, todos os dias. À medida que passamos mais tempo trabalhando em casa e nos conectando através da tecnologia, estamos mais ligados do que nunca aos nossos dispositivos eletrônicos. Sendo assim, todos nós estamos vendo e sentindo os prós e os contras da imensa conexão tecnológica atual. Dessa forma, é aconselhável desconectar de tempos em tempos, limitar o acesso e diminuir o tempo em frente a tela (do computador, da televisão, do celular, etc.). É importante ser um consumidor consciente de mídia e informação e aprender um idioma em casa te dá um período de “descanso” desses outros estímulos.

6. Facilita um pouco a quarentena

1-aprender-um-idioma-em-casa Temos muito o que processar sobre o que está acontecendo no mundo, mas também precisamos dar uma pausa de tempos em tempos. Aprender um idioma em casa é uma boa maneira de fazer esse break sem deixar, necessariamente, de se envolver em uma conexão cultural. Isso porque aprender um idioma em casa vai ajudar você a se conectar com novas pessoas, novas culturas e novas formas de pensar. Esse aprendizado vai te ajudar a lembrar que o mundo é pequeno, que somos mais parecidos do que diferentes e que, mesmo quando não podemos viajar fisicamente, ainda podemos encontrar maneiras de acessar outras partes do mundo. Aprender um idioma em casa também vai ajudar você a entender o que está acontecendo em partes do mundo que você talvez não veja nas mídias sociais ou nas notícias. Quando você pratica um idioma, aprende mais do que regras gramaticais e vocabulário. Você descobre sobre a sociedade e as pessoas que vivem essa língua todos os dias!

Intercâmbio com a UDI

Preparado(a) para aprender um idioma em casa e se preparar para uma oportunidade internacional? Então, para isso, conte com a ajuda da nossa mentoria especializada. Faça o seu teste de perfil agora mesmo, clicando aqui.

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

20 Jul 2020

Personal letter: o que é e como escrever

Guia completo para uma personal letter que impressiona avaliadores e aumenta suas chances de conseguir uma bolsa de estudos para um intercâmbio.

21 Abr 2024