As escolas do tipo Boarding School são bastante comuns em países da América do Norte, Europa e Oceania. Mas você sabe exatamente o que é isso? Descubra abaixo!

O que é uma Boarding School?

Em termos resumidos, uma Boarding School é uma escola em sistema de internato residencial. Ou seja, os alunos moram no campus da escola em dormitórios ou residências acompanhados de supervisores adultos, que geralmente são os próprios professores e técnicos esportivos da instituição.

Boarding-School-New-Hampshire
Boarding School no estado de New Hampshire, nos EUA (Foto: Derek Thomson)

As Boarding Schools também contam com refeitórios próprios, onde os alunos fazem todas as suas refeições. E o valor cobrado nas mensalidades dessas escolas já incluem também os custos com hospedagem e alimentação.

Como funciona uma Boarding School?

Normalmente, os alunos desse tipo de escola seguem um dia bem estruturado em que aulas, refeições, atividades esportivas, horários de estudo e tempo livre são pré-determinados em uma escala bastante organizada.

Nos Estados Unidos, a maior parte das Boarding Schools atende alunos do Ensino Médio. Algumas, conhecidas como Junior Boarding Schools, oferecem também os anos de ensino equivalente ao Middle School (ou Ensino Fundamental aqui no Brasil).

As primeiras Boarding Schools americanas se inspiraram nas Boarding Schools britânicas. No entanto, uma grande diferença é que as escolas desse modelo no Reino Unido tendem a aceitar alunos muito mais jovens. Ou seja, por lá, a regra são as escolas que oferecem turmas desde os primeiros anos do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

Boarding-School-New-Jersey
Boarding School no estado de New Jersey, nos EUA (Foto: Burntorange72/Wikipedia)

Quais são os benefícios de estudar nesse tipo de escola?

Estudar em uma Boarding School apresenta vantagens tanto para os pais quanto para as crianças. Do ponto de vista dos pais, esse tipo de escola oferece um pacote completo que satisfaz tudo o que eles procuram para a educação dos seus filhos: boa preparação acadêmica, participação em atividades atléticas, vida social e supervisão 24 horas.

Além disso, essas escolas também representam uma ótima opção para pais ocupados (que viajam muito, por exemplo) que desejam garantir uma ótima educação para seus filhos.

Mas do ponto de vista dos estudantes, as vantagens também são muitas:

Boa preparação para as faculdades

Esse tipo de escola introduz os alunos à vida universitária ao apresentá-los a um ambiente em que eles devem aprender a viver longe de casa e da convivência com os pais, mas com um acompanhamento e apoio mais próximo do que eles encontrarão na faculdade de fato.

Desenvolvimento de qualidades e habilidades

A vivência nessas escolas facilita o desenvolvimento de habilidades muito úteis para o resto da vida do aluno, como capacidade de gerenciamento de tempo, independência, respeito as regras e desenvolvimento de independência e autoconfiança.

Diversidade cultural

Muitas Boarding Schools contam com uma população estudantil internacional bastante forte. É uma ótima oportunidade de desenvolver novos idiomas, entender melhor as diferenças culturais e obter novas perspectivas sobre questões globais desde muito jovem.

Opções de atividades

Uma ótima vantagem de qualquer Boarding School é a grande oferta de atividades extraclasses durante toda a semana. É uma ótima oportunidade de experimentar coisas novas a todo momento.

Atenção individual

Como os alunos desse tipo de escola literalmente moram a uma curta distância a pé dos apartamentos e casas dos professores, a obtenção de ajuda extra pode acontecer antes da escola, no refeitório e até mesmo à noite, nas salas de estudo noturno.

Turmas pequenas e desafiadoras

As turmas de Boarding Schools geralmente são pequenas e possibilitam um maior contato entre professor e aluno também em sala de aula. Por falar em aulas, elas são bastante desafiadoras, promovendo diálogos abertos, discussões e muitas atividades obrigatórias.

Universidade do Intercâmbio

E aí, ficou com vontade de estudar em uma Boarding School? Nós podemos te ajudar a conquistar uma vaga em uma escola como essa fora do Brasil através da nossa mentoria especializada. Quer saber como? Clique aqui para fazer o nosso teste de perfil e entrar para o nosso time de mentorados.


Rafael Cerqueira

Rafael Cerqueira

Jornalista de 26 anos que adora viajar. Baiano que já viveu em Minas, em São Paulo, em Portugal e na Argentina. Conhece 26 países e tem o sonho de conhecer muito mais. Acredita que o mundo é grande demais e o tempo muito curto pra ficarmos parados sempre no mesmo lugar.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos