Fazer o Ensino Médio no exterior é realmente uma oportunidade única. Porém, assim como qualquer outro tipo de intercâmbio, há prós e contras. E é muito importante que você saiba quais são eles antes de embarcar nessa jornada. Por isso, listamos aqui todas essas vantagens e desvantagens. Confira!

Vantagens e desvantagens de fazer o Ensino Médio no exterior

1-ensino-medio-no-exterior

Lone Star High School, em Frisco, no Texas (EUA)

Pró: Você vai ter uma experiência internacional bem jovem

Sua primeira viagem internacional é sempre um desafio, tendo você 15 ou 35 anos. Então, por que não dominar essa habilidade logo no início da vida, quando você é mais adaptável, aberto a novas experiências e um pouco mais resiliente? Embora você nunca esteja velho demais para tentar algo novo, se começar a viajar jovem, as experiências e os conhecimentos adquiridos ajudarão a moldar a sua vida adulta.

Contra: Você tem que lidar com a saudade de casa

Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode sentir saudade de casa e dos amigos e familiares. Mas é provável que isso aconteça mais intensamente quando você é jovem e ainda depende de seus pais ou responsáveis (por mais que você goste de se ver como uma pessoa independente!). Não subestime o quanto a saudade de casa pode arruinar uma viagem perfeita. Então, pergunte a si mesmo se acha que será capaz de lidar com isso antes de se inscrever para fazer o Ensino Médio no exterior.

Pró: Você pode aproveitar ao máximo as oportunidades que surgirem

Pessoas bem-sucedidas de diversas áreas dizem que a chave para o sucesso é aproveitar ao máximo as oportunidades que surgem ao longo de sua vida – inclusive no início da vida! Você não pode simplesmente sentar e esperar que boas coisas aconteçam com você, se quiser ter uma vida plena. Se estudar no exterior é importante para você, aproveite qualquer oportunidade que encontrar para fazer isso. Você nunca sabe que tipo de porta vai se abrir!

Contra: Você pode achar difícil ficar sem sua rede de apoio familiar

Fazer Ensino Médio no exterior não é a mesma coisa que viajar de forma independente, ou mesmo fazer um intercâmbio de graduação: geralmente haverá algum tipo de apoio para te guiar. Apesar disso, se as coisas derem errado durante o seu intercâmbio do Ensino Médio, você pode não saber como vai lidar sem a sua rede de suporte habitual ao seu redor (parentes, amigos, mentores, etc).

Enquanto estudante do Ensino Médio, é compreensível que questões como perder sua carteira, adoecer ou sofrer um acidente te assustem e atrapalhem sua viagem mais do que se você já fosse adulto(a), uma vez que você não tem o mesmo nível de experiência. Se você acha que enfrentar esses contratempos arruinaria sua viagem, você pode optar por estudar no exterior quando ficar mais velho.

3-ensino-medio-no-exterior

Westwood High School, em Austin, no Texas (EUA)

Pró: Você vai dar um up na sua aplicação para a faculdade ou no seu currículo

Muitas faculdades e possíveis empregadores gostam de ver um senso de iniciativa e a capacidade de pensar de forma independente em seus candidatos. Eles também gostam de ver a experiência de vida além das boas notas. Estudar no exterior ajuda a desenvolver essas coisas e pode diferenciá-lo de outros candidatos que nunca deixaram seu país de origem.

Além disso, você pode descobrir uma paixão por algo inesperado enquanto estuda no exterior, como falar japonês ou cozinhar comida francesa. Essas paixões podem se tornar uma carreira, se você quiser!

Pró: Sua experiência moldará sua visão de mundo

Por mais que pensar na possibilidade de fazer o Ensino Médio no exterior exija que você leve em consideração questões difíceis, no geral você ganhará muito com a experiência. As mentes mais jovens são impressionantes e, se você as encher de experiências interessantes, desafiadoras e surpreendentes, verá os resultados nos próximos anos. Muito tempo depois que a emoção (ou medo) da experiência passar, as lições que você aprender vão ser perceptíveis na forma como você vê e interage com o mundo.

Pró/Contra: Se não estiver pronto(a), ainda tem tempo

Embora seja importante aproveitar ao máximo as oportunidades, se você realmente não se sentir preparado para fazer o Ensino Médio no exterior, não se preocupe. Normalmente, existem oportunidades disponíveis durante a faculdade e até a pós-graduação. Caso contrário, não há nada que te impeça de viajar para o exterior de forma independente quando estiver mais velho, ou então quando tiver um estágio ou experiência de trabalho internacional. Não é como se essa fosse sua única oportunidade!

Intercâmbio com a UDI

E aí, você acha que os prós de fazer Ensino Médio no exterior são maiores que os contras? Então você pode contar com a ajuda da nossa mentoria especializada para conquistar sua oportunidade internacional. Clique aqui e faça agora mesmo seu teste de perfil!


Lucas Almeida

Lucas Almeida

Mineiro, jornalista e mestrando em Comunicação. Entusiasta de idiomas, viagens e cibercultura. Tem o sonho de mudar o mundo, uma pauta de cada vez.

+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos
+100 aulas sobre intercâmbios por apenas 99 centavos