Quando os estudantes pensam em uma bolsa de estudos, muitos pensam em “ganhar” uma. Mas sabia que se trata muito muito mais de “conquistar” a bolsa de estudos? É que ser um dos selecionados pode não ser muito simples.

De forma geral, alguns programas de bolsas de estudos são muito concorridos e o número de candidatos é bem maior do que o número de bolsistas selecionados. Em termos de números, podemos até falar em milhões de estudantes disputando apenas milhares de bolsas disponíveis. 

Então, como você pode melhorar suas chances de conquistar uma bolsa de estudos internacional? Como ser um dos poucos selecionados para estudar fora do Brasil com bolsa? Vem com a gente que vamos te dar algumas dicas bem preciosas!

Aumente suas chances de ser aprovado para estudar fora com bolsa

Acompanhe a UDI 

Claro que a primeira dica não poderia ser diferente! Nas redes sociais e no nosso blog, você vai encontrar vários artigos e conteúdos que, com certeza, vão te ajudar a encontrar bolsas de estudos, avaliar quais são os critérios e se preparar da melhor forma. 

Por aqui, você vai entender melhor alguns pontos básicos da aplicação, como como escrever uma essay, como pedir cartas de recomendação, dentre outros itens essenciais para qualquer aplicação para bolsa de estudos fora do Brasil.

(Andrea Piacquadio/Pexels)

Encontre bolsas de estudo que poucos conhecem

Para muitos alunos conquistar uma bolsa muito famosa como a Chevening é o grande objetivo! Mas quanto mais famosa e mais completa a bolsa é, como uma oportunidade full-ride, mais concorrida também se torna.

Por isso mesmo, uma dica importante é que durante a sua pesquisa, você pode ter em mente algumas universidades ou bolsas menos populares, mas ainda muito renomadas. 

Essa é uma boa oportunidade para rever sua college list e conferir se você incluiu outras oportunidades de bolsas e universidades que podem ser menos concorridas.

Também existe um tipo de bolsa de estudos que você pode ter mais chances de conquistar: bolsas que são específicas do departamento ou área de estudo. É que essas bolsas que são mais direcionadas são exclusivas para alunos de um determinado campo de estudo, como de engenharia ou negócios, por exemplo. Geralmente, há menos concorrência na aplicação dessas bolsas, aumentando assim suas chances.

Dica bônus: toda semana, nós indicamos uma bolsa de estudos no nosso canal do Telegram, viu?!

Candidate-se a bolsas de estudo que melhor se adequam ao seu perfil

Para seguir esse conselho, você deve descobrir quais bolsas são mais adequadas para você. Algumas bolsas de estudos são voltadas a alunos excelentes e que tenham notas altas e geralmente fazem a seleção pelo mérito. Por isso, se suas notas são medianas, talvez essa não seja a oportunidade ideal.

Por outro lado, outras oportunidades valorizam mais atividades extracurriculares ou a capacidade de liderança. Outras vagas vão exigir que você cumpra um determinado perfil socioeconômico e tenha uma renda familiar de certo valor para ser elegível. 

Por isso mesmo, saber qual é o requisito para ser um dos aprovados é o primeiro passo para verificar se você tem chances. A meta principal é se inscrever em um programa de bolsas voltado para brasileiros, cujos requisitos de elegibilidade correspondam às suas qualificações e, melhor ainda, que tenha áreas de estudo prioritárias relacionadas ao seu interesse no caso da graduação ou diploma, pesquisa ou experiência para pós. 

(Vlada Karpovich/Unsplash)

Destaque-se na sua aplicação

Como o processo de aplicação para uma bolsa de estudos é bastante competitivo, sua inscrição deve se destacar das demais. Na prática, isso significa que você deve não apenas atender aos critérios da bolsa, mas superá-los. Por exemplo, em alguns casos você deve ter um Grade Point Average (GPA) de 3 para concorrer, portanto, imagine apresentar uma nota de 3,5 para chamar a atenção.

A chave é conhecer os critérios específicos definidos pela universidade ou governo que oferece a bolsa e fazê-los funcionar a seu favor. Você pode encontrar maneiras criativas de destacar os pontos fortes de sua solicitação de bolsa de estudos. Seja por um texto excepcional na sua personal statement ou com uma carta de recomendação caprichada e, principalmente, escrita por um professor ou coordenador que conheça seu trabalho!

Por exemplo, caso você não tenha notas acadêmicas muito boas, você pode destacar atividades extracurriculares relevantes. Também vale caprichar na pesquisa sobre quem oferece a bolsa de estudos: é uma fundação ou uma organização? É uma bolsa oferecida pelo governo? Sabendo mais sobre quem é o provedor da bolsa, você vai conhecer a missão da empresa ou universidade e, assim, verificar se você está alinhado(a) com ela. 

Também pode ser bastante útil conhecer o perfil dos bolsistas anteriores. Isso vai ajudar muito para que você saiba o que eles têm de diferente, qual é o ponto que os fez destacar na multidão e consiga saber qual é a sua característica que pode te dar esse impulso.

Saiba o que vem depois do aceite

Conheça o país que você tem interesse de fazer o intercâmbio, quais são seus diferenciais e como é sua cultura. Até mesmo quais são os pontos turísticos que você precisa conhecer e os aplicativos que você não pode deixar de ter. Isso vai facilitar muito a sua vida por lá quando você for aprovado!

É uma boa chance de pesquisar se é um país seguro, se você terá uma comunidade internacional forte por lá e organizar seu tempo durante o estudo fora do Brasil. Também é imprescindível saber o que você vai precisar para morar lá, se existe acomodação estudantil, se o transporte público é de qualidade… Tudo isso para se preparar para quando você receber o seu tão sonhado sim!

E também é importante verificar se você vai precisar de visto! Alguns países liberam a permanência de brasileiros por até 6 meses sem visto, como o Reino Unido. Por isso, se for uma bolsa de um summer programme, por exemplo, que tem a duração menor, você não vai precisar se preocupar com mais um documento. 

Em todo caso, sempre é mais fácil ter o visto aceito quando você já foi aprovado na universidade e na bolsa de estudos! E se não for preciso o documento, ainda assim você deve organizar seus documentos pessoais. 

Faça parte do M60

E já pensou em se preparar em 6 meses para conquistar uma bolsa de estudos, com o conteúdo mais didático e até mesmo revisão dos seus documentos? É essa a proposta da nossa mentoria especializada, que é a maior plataforma de intercâmbio da América Latina!

Com os nossos mentores, você vai conseguir antecipar 6 anos de preparação em muito menos tempo. Vai tirar suas dúvidas em mais de 100 aulas gravadas e ainda vai poder trocar ideias com quem está passando pelo mesmo processo que o seu.

Por isso mesmo, não perca mais tempo! Clique aqui e faça seu teste de perfil para juntar-se ao nosso time de mentorados de sucesso!